Siga-nos nas redes

Mundo

Para Boris Johnson Putin já ultrapassou a “linha vermelha”

Publicado

em

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, considerou esta quinta-feira, à chegada à cimeira de líderes da NATO, em Bruxelas, que o Presidente russo, Vladimir Putin, “já ultrapassou uma linha vermelha em termos de barbárie” na guerra que lançou na Ucrânia.

Numa curta declaração à chegada ao quartel-general da Aliança Atlântica, para a cimeira extraordinária de líderes da NATO, a primeira presencial desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, há precisamente um mês, Boris Johnson advogou um reforço das sanções contra “o regime de Putin”, considerando que essa é a melhor forma de pôr fim à agressão militar em curso.

emissão em direto da famatv

“Vamos ver o que mais podemos fazer para ajudar o povo da Ucrânia a proteger-se, o que mais podemos fazer para reforçar as sanções económicas ao regime russo. Penso que é muito importante que trabalhemos juntos. Quanto mais duras forem as sanções dirigidas ao regime de Putin […] mais depressa isto pode chegar ao fim”, disse.

Durante a cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da Organização do Tratado do Atlântico Norte, na qual Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa, os aliados deverão aprovar o aumento de forças “dissuasoras” no leste da Europa, designadamente através do “empenhamento de quatro novos grupos de combate” para a Bulgária, Hungria, Roménia e Eslováquia, anunciou na quarta-feira o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.

Os líderes dos 30 países membros da aliança deverão também concordar em fornecer apoio adicional aos ucranianos, designadamente “assistência cibernética de segurança” e “equipamento para ajudar a Ucrânia a proteger-se contra ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares”.

Em cima da mesa estarão também temas como a postura a adotar face à China e à Bielorrússia e a necessidade de os diferentes aliados reforçarem o investimento em Defesa.

Esta quinta-feira de manhã, à chegada ao quartel-general da NATO, Stoltenberg disse esperar que os aliados concordem em acelerar os investimentos em defesa, no atual contexto do regresso da guerra à Europa, “a mais grave crise de segurança numa geração”.

“Constato um novo sentido de urgência entre os aliados. Todos percebem que é preciso fazer mais. Enfrentamos a mais grave crise de segurança numa geração, pelo que temos de investir mais na nossa segurança. E os aliados compreendem que a única forma de o fazer é destinar mais dinheiro para os orçamentos nacionais de defesa”, afirmou.

A cimeira da NATO será seguida de uma cimeira de líderes do G7, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo, também no quartel-general da Aliança, e a partir de meio da tarde terá início um Conselho Europeu, igualmente dominado pela guerra na Ucrânia, e que terá o Presidente norte-americano, Joe Biden, como convidado.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deverá participar por videoconferências quer na cimeira da NATO, quer no Conselho Europeu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Dia da Universidade Lusíada celebra-se este sábado

A celebração solene do Dia da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, que marca a entrega oficial das Cartas...

Famalicãohá 5 horas

Beneficiários do complemento solidário para idosos com acesso gratuito a certos medicamentos

Os cidadãos portugueses beneficiários do complemento solidário para idosos passam a ter acesso gratuito a certos medicamentos nas farmácias. De...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Chuva mantém-se esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia de chuva cuja previsão se deverá prolongar entre as 04:00 e as 18:00,...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Radares da PSP estarão esta quinta-feira na Estrada Nacional 14

O dispositivo de radar de controlo de velocidade da PSP estará, esta quinta-feira em Famalicão, nomeadamente na Estrada Nacional 14,...

Bragahá 8 horas

Mulher de 70 anos perde a vida colhida por empilhador em Vila Verde

Uma mulher, com cerca de 70 anos, morreu hoje após ser colhida por uma empilhadora numa empresa, na localidade de...

Desportohá 8 horas

FC Famalicão: Martin Aguirregabiria prevê um “jogo bonito” no encerramento da I Liga

Agora que se aproxima o jogo que encerra a edição 2023/2024 da I Liga portuguesa de futebol, o defesa do...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Teatro Narciso Ferreira apresenta Memorial do Convento a 24 de maio

O Teatro Narciso Ferreira apresenta, no dia 24 de maio, a peça de teatro Memorial do Convento de José Saramago,...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Cineclube de Joane apresenta curtas metragens na Casa das Artes

O Cineclube de Joane aderiu à rede Shortcutz, um movimento internacional de curtas-metragens que visa apoiar a nova geração de...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Programa Acompanhar já evitou abandono escolar de cerca de mil jovens

Durante o período letivo 2022/2023, o Programa Acompanhar, destinado a crianças e jovens em risco de abandonar o ensino, colaborou...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Iniciativa “Dormir com os Livros” leva crianças e pais à Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco leva a cabo no dia 24 de maio a iniciativa “Dormir com os Livros”,...

Arquivo

Mais Vistos