Siga-nos nas redes

Economia

Governo prepara investimento “forte” no abastecimento e armazenamento de água

Publicado

em

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou hoje que o Governo vai “investir forte” no abastecimento e armazenamento de água e defendeu que não se pode “abrir a torneira para depois fechá-la” aos agricultores.

“Vamos investir forte num sistema de rega interligado em termos nacionais, num plano de abastecimento e também de distribuição eficiente da água”, realçou José Manuel Fernandes, à margem de um colóquio na feira agropecuária Ovibeja.

emissão em direto da famatv

O governante respondia a perguntas dos jornalistas sobre as ameaças dos agricultores do Algarve de voltarem aos protestos caso as medidas contra a seca não sejam iguais para todos, que o semanário Expresso noticiou na sua página de Internet.

Segundo o ministro, além de montantes suplementares, o país já garantiu “816 milhões de euros” de fundos europeus para investir no abastecimento e armazenamento da água, dos quais “456 milhões de euros têm de ser executados até 2025”.

“Temos que acelerar a sua execução para não os perdermos. É isso que vamos fazer para não se perder um cêntimo de fundos europeus”, vincou.

Além disso, frisou o titular da pasta da Agricultura, o Governo pretende, “com base em soluções técnicas”, aliviar as restrições impostas aos agricultores do Algarve.

“O que nós não podemos fazer é enganá-los, o que nós não podemos fazer é abrir a torneira para depois fechá-la e, portanto, temos medidas imediatas para aliviar, mas nós não podemos sempre andar a correr atrás do prejuízo”, advertiu.

Questionado se se refere a transvases quando alude a um sistema de rega interligado, José Manuel Fernandes esclareceu que está a “falar em primeiro lugar do armazenamento e, depois, da eficiência” do uso da água.

“Não se excluem centrais de dessalinização e também não excluo interligações na nossa rede para este objetivo”, sublinhou.

O governante insistiu que o Governo está a trabalhar para que “os recursos já garantidos sejam executados rapidamente”, alertando que “os atrasos são enormes” e que o país corre “o risco de perder fundos europeus, o que era inaceitável”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 11 horas

FC Famalicão tem a 6.ª melhor defesa da I Liga. Júnior e Moura no ‘Top 3’ com mais minutos em campo

O FC Famalicão apresentou, nesta época 2023/2024, a 6.ª melhor defesa da I Liga portuguesa. Durante este período, as redes...

Paíshá 13 horas

Cerca de 250 bombeiros sofreram ferimentos de trabalho nos últimos 2 anos

Cerca de 250 bombeiros voluntários sofreram ferimentos em serviço nos últimos dois anos e meio, segundo dados avançados à Lusa...

Famalicãohá 13 horas

Já se ouvem os motores do Rally de Famalicão

Este sábado, bem cedo arranca mais uma edição do Rally de Famalicão.Na tarde desta sexta feira no Central Park de...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Vermoim celebra Dia Mundial da Criança com tarde de diversão para os mais novos

A Junta de Freguesia de Vermoim e a Associação de Pais (EVAP) unem-se para celebrar, neste dia 01 de junho,...

Desportohá 14 horas

Famalicão: Sub-16 e Sub-18 do FamaBasket disputam meias-finas da Taça AB Braga

Os atletas dos escalões Sub-16 e Sub-18 do coletivo famalicense FamaBasket garantiram a sua presença na fase final da disuta...

Paíshá 15 horas

Só entre janeiro e abril já morreram 49 pessoas afogadas. A maioria em banhos de lazer

Quarenta e nove pessoas morreram afogadas em Portugal continental nos quatro primeiros meses do ano, o valor mais alto desde...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em veículo em Joane

Um incêndio deflagrou num veículo, na tarde desta sexta-feira, na rua de Laborins, junto ao posto da GNR da vila...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Gavião convida para 16.ª Corrida Popular e Caminhada Solidária

O Grupo Recreativo de Gavião volta a realizar, no dia 15 de junho (sábado) a 2.ª Caminhada Solidária e 16.ª...

Paíshá 17 horas

Bispos portugueses reunidos com Papa Francisco para apresentar desenvolvimentos no combate aos abusos

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, apresentou hoje ao Papa Francisco o trabalho que a Igreja portuguesa...

Famalicãohá 17 horas

“Deixe um Livro e Leve Outro” na Biblioteca Municipal de Famalicão e polos de leitura associados

Decorre na Bibiloteca Municipal de Famalicão, até este sábado, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro, Leve Outro”, dedicado...

Arquivo

Mais Vistos