Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim celebra 50 anos da cidade marítima

Publicado

em

O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim vai realizar em julho a 46.ª edição, celebrando os 50 anos da elevação a cidade da terra que o acolhe, com figuras originárias do concelho, assim como com estrelas internacionais.

A programação da edição deste ano abre com a habitual conferência do musicólogo Rui Vieira Nery, no dia 11 de julho, estando o primeiro concerto, um dia depois, na Igreja Matriz, a cargo do Concerto Copenhagen, sob direção musical de Lars Ulrik Mortensen, no que será a estreia nacional de “uma das grandes orquestras barrocas” da atualidade, como a descreveu o diretor artístico do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), Raúl da Costa.

emissão em direto da famatv

A programação inclui figuras internacionais como o suíço Protean Quartet, que também se estreia em Portugal, na Igreja de São Pedro de Rates, o trompetista israelita Sergei Nakariakov, o cravista franco-americano Justin Taylor, o trio de alaúdes Joubran, dos irmãos palestinianos Samir, Wissam, e Adnan, e a orquestra húngara Anima Musicae, com Barbanás Kelemen no violino e Katalin Kokas na viola d’arco, também em estreia em Portugal.

“Sempre houve, e há uma ligação grande [nesta edição] à Póvoa de Varzim em especial, mas não ficamos por aí, muito para além disso”, disse à Lusa Raúl da Costa, no final da apresentação da programação, que vai encerrar, no dia 27 de julho, no Parque da Cidade, com uma atuação conjunta de António Saiote com António Victorino d’Almeida e, horas mais tarde, com a Banda Sinfónica Portuguesa, com o próprio Raúl da Costa ao piano e a fadista Katia Guerreiro na voz.

O pianista e diretor artístico do festival disse que os dois concertos no Parque da Cidade, de entrada gratuita, são dedicados à elevação do concelho a cidade.

A programação do festival inclui a 17.ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, que tem António Pinho Vargas como convidado e que vai apresentar a estreia de uma obra sua, por encomenda do festival, com o Ensemble Contemporâneo sob direção de Nuno Coelho, com João Barradas no acordeão.

No dia 17 de julho, a Orquestra XXI sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett, sob direção de Dinis Sousa, com a violinista Alena Baeva, seguindo-se, no dia 18, o residente Quarteto Verazin com a soprano Sara Braga Simões e o pianista João Araújo.

No dia 19 está marcada a atuação do quarteto de Júlio Resende com o espetáculo “Filhos da Revolução”.

A Orquestra de Câmara Portuguesa atua no dia 20 de julho, com Sergei Nakariakov, enquanto no dia seguinte a soprano Raquel Camarinha canta acompanhada ao piano por Yuan Heréau.

Os bilhetes para os concertos têm um custo de cinco euros e vão ser colocados à venda ‘online’ na BOL, no dia 18 de junho às 10:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 12 horas

FC Famalicão tem a 6.ª melhor defesa da I Liga. Júnior e Moura no ‘Top 3’ com mais minutos em campo

O FC Famalicão apresentou, nesta época 2023/2024, a 6.ª melhor defesa da I Liga portuguesa. Durante este período, as redes...

Paíshá 14 horas

Cerca de 250 bombeiros sofreram ferimentos de trabalho nos últimos 2 anos

Cerca de 250 bombeiros voluntários sofreram ferimentos em serviço nos últimos dois anos e meio, segundo dados avançados à Lusa...

Famalicãohá 14 horas

Já se ouvem os motores do Rally de Famalicão

Este sábado, bem cedo arranca mais uma edição do Rally de Famalicão.Na tarde desta sexta feira no Central Park de...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Vermoim celebra Dia Mundial da Criança com tarde de diversão para os mais novos

A Junta de Freguesia de Vermoim e a Associação de Pais (EVAP) unem-se para celebrar, neste dia 01 de junho,...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Sub-16 e Sub-18 do FamaBasket disputam meias-finas da Taça AB Braga

Os atletas dos escalões Sub-16 e Sub-18 do coletivo famalicense FamaBasket garantiram a sua presença na fase final da disuta...

Paíshá 16 horas

Só entre janeiro e abril já morreram 49 pessoas afogadas. A maioria em banhos de lazer

Quarenta e nove pessoas morreram afogadas em Portugal continental nos quatro primeiros meses do ano, o valor mais alto desde...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em veículo em Joane

Um incêndio deflagrou num veículo, na tarde desta sexta-feira, na rua de Laborins, junto ao posto da GNR da vila...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Gavião convida para 16.ª Corrida Popular e Caminhada Solidária

O Grupo Recreativo de Gavião volta a realizar, no dia 15 de junho (sábado) a 2.ª Caminhada Solidária e 16.ª...

Paíshá 18 horas

Bispos portugueses reunidos com Papa Francisco para apresentar desenvolvimentos no combate aos abusos

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, apresentou hoje ao Papa Francisco o trabalho que a Igreja portuguesa...

Famalicãohá 19 horas

“Deixe um Livro e Leve Outro” na Biblioteca Municipal de Famalicão e polos de leitura associados

Decorre na Bibiloteca Municipal de Famalicão, até este sábado, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro, Leve Outro”, dedicado...

Arquivo

Mais Vistos