Siga-nos nas redes

Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa animam São João de Braga este verão

Publicado

em

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares, foi hoje anunciado.

Em conferência de imprensa, o presidente da Associação de Festas, Firmino Marques, adiantou que, no total, o São João deste ano terá mais de 30 concertos, sete cortejos e mais de 270 horas de programação.

emissão em direto da famatv

“Este ano, o foco serão as rusgas populares, para a população sentir o São João na rua”, referiu.

No campo da música, a organização destaca ainda as atuações da Banda Sinfónica da GNR, Carlos Ribeiro, Jorge Loureiro, Siga a Farra, Canto d’Aqui e a apresentação do projeto “São João Hoje – Cancioneiro Sanjoanino Bracarense”.

Segundo o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, a festa deverá significar um retorno financeiro para os agentes económicos superior a 20 milhões de euros.

A edição deste ano do São João está orçada em mais de meio milhão de euros.

Do programa, fazem ainda parte encontros de bombos, gigantones e cabeçudos, de tocadores de concertina e de cavaquinho, concursos de cascatas e de farturas e o regresso do cortejo histórico.

Este ano, o São João de Braga já poderá estender-se pela renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, o São João local tem um cunho “absolutamente distintivo” dos demais realizados em vários pontos do país, já que não se resume a noite folia, sendo antes um evento “de longa duração”, com um “programa intensíssimo”.

Rio aproveitou para anunciar que a Câmara vai assinar um contrato de comodato com a arquidiocese, cedendo à Igreja a gestão da capela de São João por 50 anos.

“A Câmara não tem vocação para gerir espaços religiosos”, referiu o autarca.

Em maio de 2023, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que o Parque de São João da Ponte, em Braga, que acolhe a capela alusiva àquele santo, é propriedade do município, julgando assim improcedente o recurso da Arquidiocese local que reivindicava a posse daquele espaço.

A Arquidiocese de Braga tinha movido uma ação em tribunal contra a Câmara local, pedindo para ser declarada como exclusiva e legítima dona do Parque de S. João da Ponte.

Na ação, a arquidiocese pedia ainda que fosse declarada ilícita e abusiva a utilização e parcial ocupação que o município fazia daquele espaço e que o município fosse obrigado a abster-se de utilizar, fruir, usar e ocupar o parque.

A arquidiocese queria também que o município fosse condenado a restituir-lhe a parte daquele parque que ocupou com um parque de estacionamento no estado em que se encontrava, livre e devoluto de pessoas e bens.

No entanto, acabou por ser condenada a reconhecer que o Parque de S. João da Ponte integra o domínio público do município de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 13 horas

FC Famalicão tem a 6.ª melhor defesa da I Liga. Júnior e Moura no ‘Top 3’ com mais minutos em campo

O FC Famalicão apresentou, nesta época 2023/2024, a 6.ª melhor defesa da I Liga portuguesa. Durante este período, as redes...

Paíshá 15 horas

Cerca de 250 bombeiros sofreram ferimentos de trabalho nos últimos 2 anos

Cerca de 250 bombeiros voluntários sofreram ferimentos em serviço nos últimos dois anos e meio, segundo dados avançados à Lusa...

Famalicãohá 15 horas

Já se ouvem os motores do Rally de Famalicão

Este sábado, bem cedo arranca mais uma edição do Rally de Famalicão.Na tarde desta sexta feira no Central Park de...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Vermoim celebra Dia Mundial da Criança com tarde de diversão para os mais novos

A Junta de Freguesia de Vermoim e a Associação de Pais (EVAP) unem-se para celebrar, neste dia 01 de junho,...

Desportohá 16 horas

Famalicão: Sub-16 e Sub-18 do FamaBasket disputam meias-finas da Taça AB Braga

Os atletas dos escalões Sub-16 e Sub-18 do coletivo famalicense FamaBasket garantiram a sua presença na fase final da disuta...

Paíshá 17 horas

Só entre janeiro e abril já morreram 49 pessoas afogadas. A maioria em banhos de lazer

Quarenta e nove pessoas morreram afogadas em Portugal continental nos quatro primeiros meses do ano, o valor mais alto desde...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em veículo em Joane

Um incêndio deflagrou num veículo, na tarde desta sexta-feira, na rua de Laborins, junto ao posto da GNR da vila...

Desportohá 18 horas

Famalicão: Gavião convida para 16.ª Corrida Popular e Caminhada Solidária

O Grupo Recreativo de Gavião volta a realizar, no dia 15 de junho (sábado) a 2.ª Caminhada Solidária e 16.ª...

Paíshá 19 horas

Bispos portugueses reunidos com Papa Francisco para apresentar desenvolvimentos no combate aos abusos

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, apresentou hoje ao Papa Francisco o trabalho que a Igreja portuguesa...

Famalicãohá 19 horas

“Deixe um Livro e Leve Outro” na Biblioteca Municipal de Famalicão e polos de leitura associados

Decorre na Bibiloteca Municipal de Famalicão, até este sábado, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro, Leve Outro”, dedicado...

Arquivo

Mais Vistos