Siga-nos nas redes

Braga

De 22 a 26 de maio a Braga Romana espera receber 300 mil pessoas

Publicado

em

Em comunicado, o município de Braga refere que os palcos estarão localizados no Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo S. João do Souto, Largo de Santiago, Largo D. João Peculiar e Ruínas do Teatro Romano.
Aquela que será a 20ª edição do evento será dedicada a Nábia, divindade indígena ligada ao culto das águas.
“Nábia será a protagonista de duas iniciativas repletas de beleza e simbolismo, que marcam o primeiro dia da Braga Romana, a 22 de maio”, explicou a Chefe de Divisão da Cultura.
Márcia Ataíde referiu-se a uma iniciativa com 3.000 crianças e à Ascensão de Nábia, um momento que juntará várias áreas disciplinares artísticas, como a dança, o novo circo e a música.
Outra das novidades da edição deste ano é o teatro clássico, com vários espetáculos nas ruínas do Teatro Romano no Alto da Cividade, pela Companhia de Teatro de Braga.
Márcia Ataíde destacou também o ciclo de conferências “Tempus Fugit”, que arrancou no início do mês de maio e que pretende levar os participantes a conhecer o passado histórico e cultural da cidade de Braga durante o período romano.
Entre as novidades deste ano, referência ainda para as oficinas de cozinha, no Aldeamento Brácaro.
“A culinária é uma das melhores formas de conhecer os hábitos e estilo de vida das populações do passado”, referiu a responsável.
Através de uma parceria com a Nova Acrópole de Braga, será dinamizada durante a Braga Romana uma sessão que visa a sensibilização para a saúde mental, através da iniciativa “Filosofia e Bem-estar: Viver como um estoico”.
No total, serão promovidas mais de 160 atividades pedagógicas, como aulas de língua latina, escrita cursiva e história, exposição de artes e ofícios, visitas e percursos encenados, teatros clássicos, teatros de marionetas, oficinas de construção de máscaras greco-romanas, encenações, oficinas de cerâmica, oficina de danças, jogos de tabuleiro romanos, fábulas, jogos romanos e workshops de instrumentos musicais.
O programa inclui ainda os rituais habituais como o Rito Fundacional de Bracara Augusta, o Batizado Romano e o Casamento e o Funeral Romano que, este ano, passam para a Praça Municipal, para dar resposta às necessidades em termos de público.
Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, a Braga Romana reforça a identidade coletiva da cidade e tem uma dimensão pedagógica.
“Aproveitamos a Braga Romana para dar a conhecer os nossos espaços patrimoniais, o espólio do período romano e os hábitos e costumes que ficaram enraizados”, referiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 12 horas

FC Famalicão tem a 6.ª melhor defesa da I Liga. Júnior e Moura no ‘Top 3’ com mais minutos em campo

O FC Famalicão apresentou, nesta época 2023/2024, a 6.ª melhor defesa da I Liga portuguesa. Durante este período, as redes...

Paíshá 14 horas

Cerca de 250 bombeiros sofreram ferimentos de trabalho nos últimos 2 anos

Cerca de 250 bombeiros voluntários sofreram ferimentos em serviço nos últimos dois anos e meio, segundo dados avançados à Lusa...

Famalicãohá 14 horas

Já se ouvem os motores do Rally de Famalicão

Este sábado, bem cedo arranca mais uma edição do Rally de Famalicão.Na tarde desta sexta feira no Central Park de...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Vermoim celebra Dia Mundial da Criança com tarde de diversão para os mais novos

A Junta de Freguesia de Vermoim e a Associação de Pais (EVAP) unem-se para celebrar, neste dia 01 de junho,...

Desportohá 15 horas

Famalicão: Sub-16 e Sub-18 do FamaBasket disputam meias-finas da Taça AB Braga

Os atletas dos escalões Sub-16 e Sub-18 do coletivo famalicense FamaBasket garantiram a sua presença na fase final da disuta...

Paíshá 16 horas

Só entre janeiro e abril já morreram 49 pessoas afogadas. A maioria em banhos de lazer

Quarenta e nove pessoas morreram afogadas em Portugal continental nos quatro primeiros meses do ano, o valor mais alto desde...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em veículo em Joane

Um incêndio deflagrou num veículo, na tarde desta sexta-feira, na rua de Laborins, junto ao posto da GNR da vila...

Desportohá 17 horas

Famalicão: Gavião convida para 16.ª Corrida Popular e Caminhada Solidária

O Grupo Recreativo de Gavião volta a realizar, no dia 15 de junho (sábado) a 2.ª Caminhada Solidária e 16.ª...

Paíshá 18 horas

Bispos portugueses reunidos com Papa Francisco para apresentar desenvolvimentos no combate aos abusos

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, apresentou hoje ao Papa Francisco o trabalho que a Igreja portuguesa...

Famalicãohá 18 horas

“Deixe um Livro e Leve Outro” na Biblioteca Municipal de Famalicão e polos de leitura associados

Decorre na Bibiloteca Municipal de Famalicão, até este sábado, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro, Leve Outro”, dedicado...

Arquivo

Mais Vistos