Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Violência nas Urgências do Hospital mostra falta de meios humanos e físicos da PSP

Publicado

em

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia considerou hoje que as agressões aos profissionais de saúde do Hospital de Famalicão evidenciam a falta de meios humanos e materiais, pedindo que a situação seja alvo de reflexão pelos responsáveis políticos.

Um grupo de cerca de 10 pessoas “irrompeu”, na madrugada de terça-feira, nas Urgências do Hospital de Famalicão e agrediu um elemento da segurança e profissionais de saúde, provocando três feridos, segundo fontes hospitalar e policial.

emissão em direto da famatv

Em comunicado, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) manifesta-se solidária com os profissionais agredidos e sublinha que este episódio “de violência gratuita”, não pode ser visto de forma isolada e deve ser alvo de reflexão por parte da Direção Nacional da PSP e responsáveis políticos uma vez que “torna evidente e pública a falta de meios humanos e materiais”.

“Esta situação complexa, com a PSP a ser acusada publicamente de demora em acorrer à unidade hospitalar onde decorriam as agressões, lesa a instituição, mina a sua credibilidade, coloca os profissionais expostos à crítica pública – com o seu profissionalismo colocado em causa sem que tenham qualquer responsabilidade na incapacidade de resposta à ocorrência”, sublinha a ASPP/PSP.

Para a associação, o “impedimento de saída de profissionais para a pré-aposentação e consequente envelhecimento do efetivo, a falta de candidatos, o abandono da profissão continuam, a par de episódios semelhantes ao que aconteceu no Centro Hospitalar, a ser problemas que não se podem esconder”.

A ASPP/PSP lembra que nos últimos anos centenas de polícias abandonaram a carreira.

Na terça-feira, em comunicado, o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) informava que o episódio foi registado pelas 03:30, quando o grupo de cerca de 10 pessoas entrou “de forma agressiva” no Serviço de Urgência, acompanhando uma mulher.

“Quando solicitados a acalmarem-se pelo elemento de segurança, agrediram-no com violência, forçaram a entrada no serviço e, quando de novo lhes foi pedida calma, agrediram os profissionais de saúde que se aproximaram, tendo provocado ferimentos com alguma gravidade em dois profissionais”, acrescentava.

Também em comunicado, a PSP adiantava, na terça-feira, que recebeu uma chamada via 112, comunicando que estaria a ocorrer uma desordem com agressões, envolvendo um grupo de 15 a 20 cidadãos, no serviço de urgência do hospital de Vila Nova de Famalicão.

Acrescentava que não foi possível, até à data, identificar nem deter os alegados agressores, por terem fugido do local e que estavam em curso “diligências tendentes a obter indícios que permitam identificar os autores das agressões e dos danos referidos, de forma a que sejam criminalmente responsabilizados”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 10 minutos

Sub-23 do FC Famalicão perdem por 1-0 frente ao Braga

A equipa sub-23 do FC Famalicão disputou, na tarde desta sexta-feira, a 1.ª Mão das Meias Finais Taça Revelação, partida...

Desportohá 44 minutos

Famalicão: Atleta do Liberdade FC convocada para representar Associação de Atletismo de Braga

A atleta Maria Rodrigues do Liberdade FC, que integra atualmente o escalão juvenil, recebeu uma convocatória para representar a Associação...

Paíshá 2 horas

Agressor esfaqueia dois homens na Rua da Galeria de Paris no Porto

Dois homens, de 28 e 42 anos, foram agredidos com uma navalha durante a madrugada de hoje na Rua da...

Famalicãohá 2 horas

ATUALIZAÇÃO: Um ferido grave após colisão envolvendo camião na A3

Duas pessoas ficaram encarceradas, na sequência de uma colisão rodoviária no segmento da A3 que atravessa a freguesia de Cruz,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Duas pessoas encarceradas após colisão na A3 em Cruz

Duas pessoas ficaram encarceradas, na sequência de uma colisão rodoviária no segmento da A3 que atravessa a freguesia de Cruz,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Universidade de Verão “abre as portas” aos alunos do secundário de 01 a 05 de julho

De 1 a 5 de julho, o Município de Vila Nova de Famalicão vai promover a Universidade de Verão, convidando...

Famalicãohá 5 horas

Centenas de famalicenses vão receber formação para aumentar as competências digitais

Esta quinta-feira, dia 16 de maio, foi assinado um Pacto entre a Câmara Municipal, o Instituto de Emprego e Formação...

Famalicãohá 5 horas

Possibilidade de trovoada na tarde desta sexta-feira na região Norte

As mais recentes previsões meteorológicas dão a indicação de um prolongamento da chuva até à quinta-feira da semana seguinte, num...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Nine realiza 41.º Festival de Folclore a 01 de junho

O Grupo Folclórico de Nine realiza, no dia 01 e junho a 41.ª edição dos seu Festival de Folclore, que...

Desportohá 6 horas

Famalicense Joaquim Figueiredo distinguido como Melhor Atleta Europeu no escalão Master

O atleta famalicense Joaquim Figueiredo foi distinguido, esta quinta-feira, com o título de Melhor Atleta Europeu no escalão Master 2023,...

Arquivo

Mais Vistos