Siga-nos nas redes

País

Grupo “Comunidades Seguras” lança novo grupo para proteção de desastres naturais no Norte do país

Publicado

em

Com o objetivo de manter Portugal seguro e protegido, a Associação Safe Communities Portugal, foi formada há 10 anos para ajudar a cumprir esse objetivo e desde então tem trabalhado em estreita colaboração com o governo na área da proteção civil, tanto na preparação da população em caso de grandes incêndios e tempestades, por exemplo, como em manter as pessoas informadas durante os grandes incidentes.

Parte do trabalho consiste na comunicação através do Facebook, que data de 2009; na realidade, antes da formação da Safe Communities Desde então, desenvolveu-se consideravelmente cobrindo muitos tópicos diferentes de segurança pública e de segurança, incluindo grandes incidentes, tais como: as inundações de Albufeira em 2015, os incêndios de 2017, os incêndios de Monchique 2018, o furacão Leslie em 2018, o furacão Lorenzo em 2019 e, claro, o Covid-19, para citar apenas alguns. Tem um seguimento atual de pouco mais de 55.000 pessoas.

emissão em direto da famatv

Acompanhamos e analisamos constantemente as várias ameaças que o país enfrenta, procurando as opiniões de vários peritos e uma das ameaças é o impacto das alterações climáticas. Enquanto que isto afeta todo o país, há necessidade de dar particular atenção às áreas do norte continental.

Esta região está a experimentar um clima mais extremo, especialmente nas zonas interiores, com temperaturas superiores a 40.º graus no Verão e abaixo de zero no Inverno. Pode ser quase 100% de humidade relativa um dia, mas abaixo de 10% alguns dias mais tarde. Tempestades de granizo com inundações localizadas estão a tornar-se mais frequentes. Mais de 70% dos incêndios ocorridos em Julho ocorreram nesta região.

Segundo os especialistas, o aquecimento do Atlântico pode dar origem a condições meteorológicas instáveis no Outono, resultando num aumento dos fenómenos meteorológicos extremos (ciclones e mesmo furacões) que se aproximam de nós. O acompanhamento destes em anos anteriores mostrou o impacto principalmente no centro e norte do continente.

Precisamos, portanto, de antecipar, planear com antecedência, estar preparados e tomar iniciativas para ajudar a enfrentar a ameaça. Como resultado, a 6 de Agosto de 2022, a associação lançou um grupo no Facebook: “Alertas sobre a Situação das Comunidades Seguras no Norte de Portugal”.

O grupo abrangerá os Distritos do Porto, Braga, Vila Real, Guarda, Bragança, Aveiro, Viseu e Viana do Castelo, bem como incidentes que se possam desenvolver a sul em Coimbra, Leiria e Castelo Branco. Este grupo será dedicado a assuntos de proteção civil abrangendo: o impacto de condições meteorológicas extremas, incêndios rurais, inundações, ciclones e outros grandes incidentes que afetem a segurança pública. O enfoque é na sensibilização, preparação e ações durante os próprios eventos.

A resposta tem sido encorajadora e nas suas primeiras 24 horas 300 pessoas juntaram-se ao grupo e o número está a aumentar. O feedback tem sido extremamente positivo.

Os membros deste grupo, terão maior acesso a informação relevante e de boas fontes, o que ajudará as pessoas a estarem preparadas e, por conseguinte, ajudará a reduzir o impacto destes grandes incidentes. Quando estes se realizarem, isto proporcionará também um fórum onde as pessoas poderão partilhar e acompanhar os efeitos, o que o ajudará a si e a outros na comunidade também.

O Grupo é administrado por Susan Wright com sede no Porto e David Thomas, mais Fernanda Gonçalves como Moderadora. Pedro Taboada (Ex-Comandante dos Bombeiros no Porto) e outros prestarão apoio técnico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Segunda-feira com previsões de chuva e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, embora apenas entre as 13 e as 16:00, de...

Famalicãohá 17 horas

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, a circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia no centro da cidade de...

Paíshá 17 horas

Clarão nos céus foi um “bólide” que percorreu 500 quilómetros sobre Portugal e caiu no mar

Iluminou o céu de Portugal e Espanha. Os astrónomos classificam cientificamente de “bólide” o que foi visto na última noite....

Desportohá 18 horas

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 19 horas

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 22 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 22 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 23 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 23 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Arquivo

Mais Vistos