Siga-nos nas redes

Mundo

Ministério da Defesa ucraniano diz que russos só têm comida para mais 3 dias

Publicado

em

As forças russas continuam “em grande parte paradas” em várias cidades-chave ucranianas e ainda não ocuparam a cidade fortemente sitiada do sul de Mariupol, disse o Ministério da Defesa (MD) do Reino Unido.

Diz-se também que as tropas de Vladimir Putin estão a ficar sem munições e comida, tendo o Ministério da Defesa da Ucrânia declarado que a Rússia tem fornecimentos que durarão “não mais do que três dias”.

emissão em direto da famatv

Na sua última actualização de informações, o Ministério da Defesa afirmou que a Rússia está a obter ganhos mínimos – mas continua a lançar fortes iniciativas de bombardeamento nas principais cidades.

“Apesar dos fortes combates, as forças ucranianas continuam a repelir as tentativas russas de ocupação da cidade meridional de Mariupol”, disse o MD.

“As forças russas noutras partes da Ucrânia suportaram mais um dia de progresso limitado, com a maioria das forças em grande parte paradas no local.

“Várias cidades ucranianas continuam a sofrer pesados bombardeamentos aéreos e de artilharia russa, tendo a ONU relatado que mais de 10 milhões de ucranianos estão agora deslocados internamente como resultado da invasão russa”.

A actualização dos serviços secretos britânicos vem depois de os militares ucranianos terem divulgado o seu próprio relatório operacional, quando a guerra entra no seu 27º dia.

A Ucrânia observou que não houve “mudanças significativas” nas últimas 24 horas, mas disse acreditar que as tropas russas estavam rapidamente a ficar sem mantimentos.

“Segundo as informações disponíveis, as forças de ocupação russas que operam na Ucrânia têm reservas de munições e alimentos para não mais do que três dias”, disse os militares ucranianos.

“A situação é semelhante com o combustível, que é reabastecido por camiões-cisterna. Os ocupantes não conseguiram organizar um oleoduto para satisfazer as necessidades do agrupamento de tropas”.

Os militares ucranianos também relataram “desobediência” russa no distrito de Okhtyrka, no nordeste da Ucrânia, onde alegaram que 300 militares russos se recusavam a realizar ataques. A Ucrânia disse que as tropas tinham agora abandonado a área da operação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Segunda-feira com previsões de chuva e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, embora apenas entre as 13 e as 16:00, de...

Famalicãohá 3 horas

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, a circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia no centro da cidade de...

Paíshá 3 horas

Clarão nos céus foi um “bólide” que percorreu 500 quilómetros sobre Portugal e caiu no mar

Iluminou o céu de Portugal e Espanha. Os astrónomos classificam cientificamente de “bólide” o que foi visto na última noite....

Desportohá 4 horas

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 5 horas

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 8 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 8 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 9 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 9 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Arquivo

Mais Vistos