Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Eduardo Oliveira questiona política de habitação do concelho

Publicado

em

O líder do núcleo do Partido Socialista de Famalicão, Eduardo Oliveira, questionou, recentemente, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, sobre alguns aspectos referentes à política de habitação, praticada no concelho.

Antes disto, Eduardo Oliveira recordou que, em fevereiro de 2022, a Câmara de Vila Nova de Famalicão anunciou que, ao abrigo do programa 1.º Direito, iria realizar um investimento de 152 milhões de euros, a ser concretizado até 2026, proporcionando habitação digna a 1.481 famílias, num total de 7.961 pessoas.

emissão em direto da famatv

“Na altura era dito que as soluções podiam chegar pela intervenção direta da autarquia no parque habitacional”, relembra o vereador socialista, salientando que a Câmara de Famalicão anunciou que tal intervenção se daria pelo financiamento direto aos agregados elegíveis no programa e pelo apoio ao terceiro setor para intervenção naquele domínio.

Este segue afirmando que, alguns meses depois, em outubro, o investimento anunciado não foi de 152 milhões, mas sim de 62 milhões. Destes, 24 milhões vieram de um empréstimo bonificado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., e apenas 7 milhões foram alocados pelo orçamento municipal, alegando que tal foi propaganda política.

O vereador lembra que 817 agregados do concelho de Famalicão, correspondendo a 2.947 pessoas, foram identificados para o programa 1.º Direito, indicando que não possuíam recursos financeiros para aceder a uma habitação adequada.

Eduardo Oliveira pergunta a Mário Passos quantas famílias, das 1.481 inicialmente identificadas, receberam apoio até outubro de 2023 no âmbito da Estratégia Local da Habitação e de que forma esse apoio foi prestado.

No que diz respeito aos apoios financeiros, Eduardo Oliveira questiona sobre o montante disponibilizado pelo orçamento municipal.

No que diz respeito à intervenção direta da autarquia na construção de habitações, o vereador deseja saber quantas obras públicas foram realizadas em Famalicão para este fim e em que freguesias ocorreram.

Mário Passos afirmou publicamente que Famalicão estava a aproveitar oportunidades a nível nacional e europeu. A população de Famalicão quer saber que fontes de financiamento alternativas foram exploradas e quantas delas foram concretizadas com aprovação das respetivas candidaturas, bem como quais freguesias e grupos sociais foram abrangidos.

Relativamente à comunidade cigana, Eduardo Oliveira quer informações sobre as soluções propostas para a reabilitação da urbanização das Bétulas. Este também questiona se a Câmara de Famalicão pretende realocar os residentes dessa urbanização e, caso seja verdade, para onde planeia movê-los e onde estão disponíveis os estudos sobre esse caso específico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 8 minutos

Famalicão: EARO vence na Milha Urbana Cidade Esposende

Este último domingo marcou mais um dia de competições para os atletas da Escola de Altetismo Rosa Oliveira, que disputaram...

Desportohá 21 minutos

Famalicense Ballas Jr. supera expectativas em Alcobaça

O piloto famalicense Ballas Jr. assinalou mais um dia de competição, neste último domingo, mais uma etapa do CNE2024, disputado...

Desportohá 32 minutos

Famalicão: Marlene Azevedo do Active Running vence Lap 50 Ultra Trail Rotary

Os atletas do coletivo Active Running, de Famalicão, estiverem presentes, neste último domingo, na prova “Lap 50 Ultra Trail Rotary...

Famalicãohá 54 minutos

Motociclista de 33 anos perde a vida após queda de 10 metros em ravina em Santo Tirso

Um homem de 33 anos morreu hoje na Agrela, em Santo Tirso, após ter sofrido um despiste de mota e...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Segunda-feira com previsões de chuva e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, embora apenas entre as 13 e as 16:00, de...

Famalicãohá 19 horas

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, a circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia no centro da cidade de...

Paíshá 19 horas

Clarão nos céus foi um “bólide” que percorreu 500 quilómetros sobre Portugal e caiu no mar

Iluminou o céu de Portugal e Espanha. Os astrónomos classificam cientificamente de “bólide” o que foi visto na última noite....

Desportohá 20 horas

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 21 horas

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 23 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Arquivo

Mais Vistos