Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Riopele investe 35 milhões para se tornar “a fábrica mais moderna da Europa”

Publicado

em

A Riopele investiu 35 milhões de euros nos últimos oito anos, sobretudo na transição digital e sustentabilidade, com o objetivo de se tornar “a fábrica mais moderna da Europa”, anunciou hoje a têxtil.

“Posicionamo-nos para nos assumirmos como a principal referência na Europa, investindo não só em tecnologia de ponta – automação e eficiência dos novos equipamentos, criação de uma plataforma digital, monitorização do chão de fábrica e implementação de um sistema de visão artificial nos teares – como otimizando processos e reforçando competências internas”, afirma o presidente da Riopele, José Alexandre Oliveira, citado num comunicado.

emissão em direto da famatv

No âmbito desta “ambição de ser a empresa têxtil mais moderna da Europa”, a Riopele registou este ano a designação “Fábrica da Europa” e inaugurou, em janeiro passado, um novo polo logístico, um investimento de 1,5 milhões de euros que reabilitou o primeiro edifício industrial da empresa e criou condições para a centralização das operações logísticas da empresa.

Ocupando uma área de 8.300 metros quadrados, as novas infraestruturas logísticas têm capacidade para o armazenamento de 400 toneladas de fio e 600.000 metros de tela, permitindo “satisfazer as novas necessidades ao nível das condições de armazenamento e da resposta rápida e flexível das operações”.

O projeto previu ainda a instalação de um coletor central que irá recolher todas as águas pluviais das coberturas, prevendo-se um valor de recuperação de água na ordem dos 15.000 metros cúbicos/ano.

Segundo dados avançados pela Riopele, na última década, o número de colaboradores da empresa aumentou 23%, para 1.039 em finais de 2020.

Nas áreas técnicas, de investigação e desenvolvimento, logística, comercial e de sustentabilidade a Riopele diz empregar já “mais de 150 colaboradores, cerca de 18% do total da empresa”, o que representa um crescimento “superior a 20%” desde 2010.

Quanto ao número de profissionais com curso superior, ascende atualmente a 118 – um aumento de 46% face a 2010 –, representando “mais de 10% do quadro de pessoal”.

Fundada em 1927, a Riopele é uma das mais antigas empresas têxteis portuguesas e uma referência internacional na criação e na produção de tecidos para coleções de moda e de vestuário para algumas das mais prestigiadas marcas internacionais.

Mais recentemente, a empresa começou a investir noutras áreas de negócios complementares, como a indústria automóvel, e a reforçar o seu posicionamento nos segmentos profissional e militar.

A Riopele exporta 95% da sua produção para mais de 30 países e assume-se agora “apostada em cimentar um relacionamento estreito e regular” com a sua atual base de 700 clientes.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Segunda-feira com previsões de chuva e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, embora apenas entre as 13 e as 16:00, de...

Famalicãohá 3 horas

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, a circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia no centro da cidade de...

Paíshá 3 horas

Clarão nos céus foi um “bólide” que percorreu 500 quilómetros sobre Portugal e caiu no mar

Iluminou o céu de Portugal e Espanha. Os astrónomos classificam cientificamente de “bólide” o que foi visto na última noite....

Desportohá 4 horas

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 5 horas

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 8 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 8 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 9 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 9 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Arquivo

Mais Vistos