Siga-nos nas redes

Desporto

Cinco ginastas portugueses apurados para as meias–finais de trampolim individual da Europa

Publicado

em

Cinco ginastas portugueses apuraram–se hoje para as meias–finais de trampolim individual dos Europeus, que decorrem em Guimarães, após uma qualificação, masculina e feminina, marcada pela eliminação de Gabriel Albuquerque, selecionado para Paris2024.

Primeiro classificado entre 65 concorrentes, Pedro Ferreira vai participar na meia-final masculina, agendada para a manhã de domingo, assim como Diogo Abreu, nono, enquanto Gabriel Albuquerque, ginasta que já ultrapassou os 60.000 pontos, mas ficou aquém dos 50.000 em cada um dos dois saltos, e Ricardo Santos falharam o apuramento.

emissão em direto da famatv

Já Ingrid Maior, nona classificada, Catarina Nunes, 13.ª, e Mariana Carvalho, 17.ª, garantiram a meia-final feminina, também marcada para domingo, e a final por equipas de hoje, após uma fase de qualificação com 55 ginastas em que Sofia Correia, 18.ª, foi a única portuguesa a ‘ficar pelo caminho’.

Sétimo classificado nos Mundiais de 2023, disputados em novembro, na cidade inglesa de Birmingham, Pedro Ferreira alcançou 58.490 pontos no primeiro salto e ascendeu ao topo da qualificação no segundo, com 59.290, num dia em sente ter feito “o que era suposto”.

“Apesar de o nível mais alto nas Taças do Mundo, Taças do Mundo há muitas. Se uma correr mal, temos outra no mês seguinte. Os Europeus acontecem de dois em dois anos, e o facto de ser em Portugal acrescenta pressão. Se fizesse as minhas séries normais, estaria no topo. A competição era comigo mesmo”, disse à Lusa o ginasta de 27 anos.

O outro português apurado, Diogo Abreu, alcançou 57.550 pontos à segunda tentativa, depois de uma primeira que falhou parcialmente e lhe valeu apenas 33.030 pontos, enquanto Gabriel Albuquerque, quarto nos Mundiais de 2023, foi 52.º, com 48.340, após falhar parcialmente ambas os saltos, e Ricardo Santos 62.º, com 18.990 pontos.

Com a soma de todos os saltos dos três ginastas mais bem classificados de cada país a ditar a pontuação de cada seleção, Portugal foi 11.º na qualificação, com 287.230 pontos, e está afastado da final agendada para as 19:30, quando tinha a ambição de arrecadar a medalha de ouro.

“Vínhamos aqui para ser campeões por equipas. Queríamos muito fazê-lo em Portugal, mas não é por o Europeu ser em Portugal que vai correr tudo bem. Há dois anos, fomos vice-campeões da Europa. Seremos na próxima ou na edição que virá a seguir”, referiu o ginasta do Sporting Diogo Abreu.

Na prova feminina, em que a britânica Bryony Page foi primeira, com 55.660 pontos, Ingrid Maior conseguiu o melhor salto à primeira tentativa (53.450 pontos), tal como Catarina Nunes (52.710) e Mariana Carvalho (52.200), enquanto Sofia Correia, ginasta ainda com hipótese de acesso a Paris 2024, alcançou 52.070 pontos no segundo salto, após um primeiro de 10.990.

“Por mais que a prova não tenha sido como gostaria, dá-me margem para melhorar nas meias-finais e na final por equipas. Os resultados são importantes, mas estou a fazer uma preparação muito extensa e difícil que está a surtir efeito”, disse à Lusa Ingrid Maior, de 27 anos.

Composta por Ingrid Maior, Catarina Nunes e Mariana Carvalho, a equipa feminina lusa vai disputar a final, a partir das 19:30, após ter obtido a marca de 310.940 pontos na qualificação, a quarta melhor entre 11 seleções.

A 29.ª edição dos Europeus de trampolins prolonga–se até domingo, no pavilhão multiusos de Guimarães.

Fotos: Federação de Ginástica de Portugal /DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 38 minutos

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 300 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 3 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 4 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 4 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 4 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Famalicãohá 22 horas

A chuva vai manter-se até quarta-feira

O tempo cinzento vai manter-se até quarta feira. Para este domingo, o IPMA afirma ainda que estão previstos períodos de...

Famalicãohá 22 horas

Nova estrutura no cemitério de Lousado

A junta de freguesia de Lousado anunciou a construção de um ossário. Esta estrutura com 45 gavetões para cinzas e...

Famalicãohá 23 horas

Lagoa celebra as festas em honra do Divino Espirito Santo

A freguesia de Lagoa, no concelho de Famalicão, celebra este fim de semana a Festa em Honra do Divino Espírito...

Famalicãohá 1 dia

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

Este fim de semana a Praça D. Maria II acolhe o Mercado das Famílias Interculturais, com expositores de várias nacionalidades:...

Arquivo

Mais Vistos