Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Três anos de prisão para homem que agrediu mulher durante 20 anos em Oliveira Santa Maria

Publicado

em

O Tribunal de Guimarães condenou a três anos e um mês de prisão efetiva um homem que durante 20 anos agrediu física, psicológica e sexualmente a mulher em Oliveira Santa Maria, concelho de Vila Nova de Famalicão.

Segundo acórdão datado de 02 de abril, a que a Lusa hoje teve acesso, o arguido, de 69 anos, foi ainda condenado por ter ameaçado de morte o filho.

emissão em direto da famatv

O tribunal imputou-lhe os crimes de violência doméstica e ameaça agravada.

O acórdão sublinha que a mulher foi vítima, durante mais de 20 anos de casamento com o arguido, de ofensas à integridade física, ofensas à honra, à liberdade pessoal e ofensas sexuais.

“São [ofensas] gravemente atentatórias da personalidade moral da vítima, sobretudo se atentarmos que provêm de quem a devia amar e proteger. São ainda determinantes de medo, de humilhação, angústia, que lhes dominaram a vida”, acrescenta.

O coletivo de juízes sublinha a “ilicitude elevada” dos factos, considerando que o arguido denotou, em todos os comportamentos, “uma personalidade controladora, machista e autoritária”.

Releva, no entanto, “que, pelo menos ao nível físico, não se provaram consequências gravosas das ofensas perpetradas pelo arguido”.

O tribunal deu como provado que, logo após o casamento, o arguido não permitia que a mulher saísse de casa sozinha e convivesse livremente com familiares e amigos.

Durante 20 anos, o arguido, com periodicidade praticamente diária, ofendia verbalmente a mulher, e pelo menos uma vez por semana obrigava-a a manter com ele relações sexuais.

Nesse mesmo período, há registo de ameaças de morte e de agressões físicas, como puxões de cabelos, empurrões, pancadas, estalos e murros.

“O arguido sabia que estava a maltratar física e verbalmente, de forma reiterada, a sua mulher e mãe dos seus filhos, com quem residia, e a violar os deveres de respeito e solidariedade que sabia lhe incumbirem”, refere o acórdão.

Diz ainda que o arguido submetia a mulher a sofrimento psicológico e lhe causava “humilhação e tratamento degradantes e atentatórios da sua honra, dignidade e autoestima”.

Alude também a lesões à integridade física, moral, honra e dignidade pessoal da mulher, à criação de “sentimentos de insegurança, medo e inquietação” e a danos para o corpo e a saúde da mesma.

Em tribunal, o arguido negou a prática de qualquer um dos factos constantes da acusação, afirmando que nunca insultou, bateu, ameaçou ou obrigou a sua esposa a ter relações sexuais consigo.

Disse ainda que o seu casamento “nunca teve problemas, para além do normal entre membros de um casal, sendo que os problemas em casa ficavam a dever-se ao comportamento da sua filha, que batia na mãe e a insultava”.

“Negou, com veemência e de forma irascível, alguma vez ter consumido bebidas alcoólicas em excesso, afirmando que bebe apenas um copo às refeições, como qualquer homem”, lê-se no acórdão.

Uma versão a que o tribunal não deu credibilidade.

O arguido vai ainda ter de pagar uma indemnização de 6.000 euros à vítima, por danos morais.

Fica proibido de contactar a vítima por qualquer meio durante quatro anos.

O casal divorciou-se em maio de 2023.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Segunda-feira com previsões de chuva e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, embora apenas entre as 13 e as 16:00, de...

Famalicãohá 12 horas

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, a circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia no centro da cidade de...

Paíshá 12 horas

Clarão nos céus foi um “bólide” que percorreu 500 quilómetros sobre Portugal e caiu no mar

Iluminou o céu de Portugal e Espanha. Os astrónomos classificam cientificamente de “bólide” o que foi visto na última noite....

Desportohá 13 horas

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 14 horas

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 17 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 17 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 18 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 18 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Arquivo

Mais Vistos