Siga-nos nas redes

País

Testes da semana de quatro dias de trabalho com resultados positivos para o Governo

Publicado

em

Cerca de dois meses após o arranque do projeto-piloto da semana de quatro dias, o secretário de Estado do Trabalho faz um balanço positivo da iniciativa, afirmando ter indicações de que trabalhadores e organizações estão satisfeitos.

O balanço final sobre a experiência que abrange 39 empresas e cerca de 1.000 trabalhadores, e que arrancou em 05 de junho, será feito só ao fim dos seis meses do projeto, mas o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, que hoje visitou uma das empresas aderentes, a Crioestaminal, em Cantanhede, disse à Lusa ter, para já, “indicações positivas” por parte dos participantes.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“As informações que nos vão chegando (…) são indicações muito positivas, em que as pessoas que estão a ser abrangidas pela semana de quatro dias estão particularmente satisfeitas com essa possibilidade, sentem que, de facto, a qualidade do seu trabalho e da sua vida em conjunto melhorou”, afirmou o governante.

“Do ponto de vista das organizações, aquilo que nos testemunham é que isto obrigou a redesenhar processos de trabalho, a reorganizar metodologias de trabalho, mas que não sentem, para já, que haja qualquer resultado menos positivo pelo facto de terem aderido à semana dos quatro dias”, acrescentou, reforçando, no entanto, que “ainda é cedo” para uma avaliação final.

Segundo Miguel Fontes, a experiência nestas empresas poderá mostrar que, com a semana de quatro dias de trabalho, “o absentismo diminui, que o nível de atratividade dessas empresas aumenta e que conseguem reter talento”, tornando-se mais competitivas.

O projeto-piloto da semana de quatro dias arrancou em 05 de junho, com a adesão de 39 empresas e cerca de 1.000 trabalhadores.

Em causa está a terceira fase do projeto-piloto e, segundo avançou na altura o Ministério do Trabalho à Lusa, as 39 empresas estão “distribuídas por 10 distritos”, com Lisboa, Porto e Braga a serem “as principais localizações das empresas”.

Entre estas 39 empresas “está um instituto de investigação, uma creche, um centro de dia, um banco de células estaminais que trabalha sete dias, e empresas do setor social, indústria e comércio”, refere a mesma informação, detalhando que “ao todo, o piloto arranca com cerca de mil colaboradores”.

O projeto tem como objetivo a avaliação da implementação da semana de quatro dias, com a correspondente redução do número de horas de trabalho, sem diminuição da retribuição, sendo dirigido às entidades empregadoras e respetivos trabalhadores que a ele queiram aderir voluntariamente, de acordo com a portaria publicada em Diário da República.

Está previsto que as entidades que se inscreverem no programa-piloto são avaliadas antes, durante e após o programa, através de indicadores relativos à empresa, como a produtividade e custos intermédios, e aos trabalhadores, incluindo a saúde e bem-estar.

O IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional assume os encargos e as despesas associadas ao desenvolvimento do programa-piloto até ao montante máximo global de 350 mil euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 37 minutos

Rali de Portugal: Famalicense Pedro Almeida conquista 4.º lugar no Campeonato de Portugal de Ralis

O piloto famalicense Pedro Almeida terminou, na última sexta-feira, a sua participação na edição 57 do Rali de Portugal, evento...

Desportohá 1 hora

Famalicão: Coletivo 365 Running vence Trail Erdal/Urgezes Solidário

Este último domingo foi dia de competição para os atletas do coletivo 365 Running de Famalicão, que se deslocaram até...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Atletas do GD Natação de Famalicão sobem ao pódio em no Nacional de Águas Abertas

O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão esteve em competição neste último sábado e domingo, em mais um desafio do...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Atletas da Jing-She em evidência no 19º Campeonato da Europa de Wushu em Estocolmo

Representaram Portugal e Famalicão, entre os dias 03 e 06 de maio, no 19º Campeonato da Europa de Wushu Kungfu,...

Póvoa de Varzimhá 2 horas

Jovem entre os 20 e 30 anos morre afogada no mar da Póvoa de Varzim

Uma mulher com idade entre os 20 e 30 anos perdeu a vida, na praia da Lagoa, na Póvoa de...

Regiãohá 3 horas

Pescadores das Caxinas pedem benção dos seus barcos ao Papa Francisco

Vitor Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde e o Padre Daniel Neves formalizaram com as suas assinaturas...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Raquel Cunha vence desafio 3 Horas de Resistência GRAC

Os atletas da União Ciclista de Famalicão terminaram mais um dia de competições, neste último sábado, onde participaram nas “3...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Atletas da EARO conquistam 8 medalhas no nos Campeonatos Regionais de Sub 16 e Torneio de Preparação em Braga

Os atletas da Escola de Atletismo Rosa Oliveira estiveram em competição, neste último sábado e domingo, nos Campeonatos Regionais de...

Paíshá 4 horas

Milhares de peregrinos esperados na missa das 10:00 no Santuário de Fátima

Milhares de peregrinos vão participar hoje, a partir das 10:00, no Santuário de Fátima, à missa final da peregrinação de...

Famalicãohá 24 horas

Famalicão: Segunda-feira “abre a porta” a semana de chuva

A chuva está de regresso a Famalicão esta segunda-feira, dia para o qual é ainda esperada uma ligeira redução nos...

Arquivo

Mais Vistos