Siga-nos nas redes

Guimarães

Tribunal de Guimarães: “Violação do confinamento não é crime de desobediência”

Publicado

em

Foi sentenciado esta quinta-feira pelo Tribunal da Relação de Guimarães que a violação do confinamento obrigatório não constitui crime de desobediência, porque o decreto governamental que criou aquele novo ilícito criminal “está ferido de inconstitucionalidade orgânica”.

“A criação de tipos de ilícitos criminais é matéria da reserva relativa da Assembleia da República (AR)”, sublinha este tribunal citando a Constituição.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Não há dúvida de que a criação de novos crimes compete à AR em primeira linha, podendo também competir ao Governo, mas apenas com autorização da AR”, acrescenta.

Conclui, assim, que “o Governo não se mostrava habilitado a definir matéria criminal”, pelo que a norma do decreto que define como crime a violação do confinamento obrigatório “está ferida de inconstitucionalidade orgânica” e “é inválida”.

Em causa está o decreto de 20 de março do Conselho de Ministros, que procede à execução da declaração do estado de emergência efetuada pelo Presidente da República.

No decreto, o Governo determina que ficam em confinamento obrigatório, em estabelecimento de saúde ou no respetivo domicílio, os doentes com covid-19 e os infetados com SARS-Cov-2, e os cidadãos relativamente a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado a vigilância ativa.

Diz ainda que “a violação da obrigação de confinamento, nos casos previstos no número anterior, constitui crime de desobediência”.

No Tribunal de Chaves (Vila Real), um homem foi condenado, com base daquele decreto, a 120 dias de multa, a taxa diária de 15 euros, por um crime de desobediência, por ter violado o isolamento profilático que tinha sido determinado pela autoridade local de saúde.

O arguido recorreu para a Relação de Guimarães, que agora o absolveu, considerando que aquele decreto, na sua génese e no que respeita ao crime de desobediência, “não respeita a Constituição, por violar a reserva relativa de competência da Assembleia da República”.

A Relação sublinha que a preocupação em conter a propagação do vírus não pode fazer esquecer “o respeito devido pelos fundamentos democráticos da sociedade”, porque “a democracia não poderá ser suspensa”.

Diz ainda que a criação de um novo tipo de crime “vai, obviamente, muito para além da competência administrativa invocada para a regulamentação do estado de emergência”.

O tribunal vinca que, olhando o teor da resolução da Assembleia da República de 18 de março que autorizou o Presidente da República a declarar o estado de emergência, “não se retira dela que contenha uma autorização para que o Governo pudesse criar um novo tipo de crime”.

“Não basta estatuir que ficam parcialmente suspensos alguns direitos, nomeadamente o direito de deslocação, para daí retirar sem mais a aceitação de que a suspensão de direitos implica automaticamente a criminalização das condutas”, lê-se no acórdão.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,3 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 3.632 em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 25 minutos

GD Natação de Famalicão conquista múltiplas medalhas de ouro e prata no Torneio Masters ANNP

Os atletas que integram o escalão Masters da equipa do GN Natação de Famalicão estiveram em evidência, neste que foi...

Regiãohá 2 horas

Rest Day Festival regressa a Santo Tirso com mais de 80 atividades este fim de semana

O Rest Day Festival regressa a Santo Tirso no sábado e domingo com mais de 80 atividades que promovem o...

Famalicãohá 3 horas

GD Natação: Francisco Silva e Rodrigo Pereira conquistam ouro e prata pela Seleção Nacional

Os atletas Francisco Silva e Rodrigo Pereira do GD Natação de Famalicão estiveram em competição no Meeting Cidade de Coimbra/XXXV...

Desportohá 4 horas

Famalicense Pedro Almeida pronto para acelerar no Rali de Portugal

O piloto famalicense Pedro Almeida acelera, esta sexta-feira, na 57.ª edição do Rali de Portugal, acompanhado pelo navegador Mário Castro,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: 1.ª pedra do novo complexo social da “Dar as Mãos” benzida e lançada esta segunda-feira

A associação famalicense “Dar As Mãos” realiza, na próxima segunda-feira, a cerimónia da bênção e colocação da 1ª pedra do...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão assinala Dia da Europa com os jovens do concelho

Esta quinta-feira, o município de Famalicão assinala do Dia da Europa com uma série de ações repletas de simbolismo, visando...

Regiãohá 5 horas

Homem atropelado enquanto atravessava passadeira em Santo Tirso

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira na rua Professor Doutor Fernando...

Regiãohá 5 horas

Trofa: Estrada Nacional 14 “palco” de simulacro de acidente na noite desta sexta-feira

Esta sexta-feira, dia 10 de maio, será levado a cabo na Trofa a realização de um “mega simulacro” que visa...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Faleceu Padre Mota ex-pároco de Castelões

Faleceu João Batista Alves da Mota, conhecido localmente como Padre Mota, ex-pároco da paroquia famalicense de Castelões e Presidente da...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Três mulheres e um homem detidos por tráfico de droga

Três mulheres e um homem, com idades entre os 41 e 66 anos, foram detidos pelo do Núcleo de Investigação...

Arquivo

Mais Vistos