Siga-nos nas redes

País

Câmara do Porto suspende árvore de Natal e fogo de artifício em ano de pandemia

Publicado

em

A Câmara do Porto anunciou esta terça-feira que a tradicional árvore de Natal, a inauguração das luzes na Avenida dos Aliados e o tradicional fogo-de-artifício da passagem de ano foram suspensos devido à situação de pandemia.

“A Árvore de Natal que, anualmente, se ergue imponente diante dos Paços do Concelho, não será este ano montada, entendendo a autarquia que a sua existência poderia tornar-se foco de aglomeração de pessoas”, assinala a câmara, numa nota publicada na sua página oficial.

Para além da montagem da árvore de Natal, o município decidiu não realizar o tradicional fogo de fogo-de-artifício na noite de passagem de ano, que nos últimos anos tem levado milhares de portuenses e visitantes à Avenida dos Aliados.

As atividades promovidas pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto ficam também suspensos em 2020, nomeadamente concertos na Avenida dos Aliados, pistas de gelo, teatros de rua, contos para crianças, entre outros.

“Reconhecendo a importância da celebração da data para os portuenses, a Câmara do Porto apela, contudo, à compreensão dos cidadãos para a adoção destas medidas, dada a situação excecional que este ano se vive por conta da pandemia”, salienta a Câmara do Porto.

O município esclarece, contudo, que as medidas anunciadas não comprometem a iluminação das ruas da cidade e que, no contexto atual de pandemia, “assume ainda maior relevância para o estímulo ao comércio tradicional”.

Na nota publicada ao início da noite, a autarquia apela aos munícipes que optem por antecipar as suas compras de Natal, iniciando-as, desde já, por forma a não sobrecarregar o comércio da cidade nos dias que antecedem 25 de dezembro.

Segundo a autarquia, esta posição foi coordenada com os comerciantes, constituindo para os próprios, “um fator de proteção acrescido para a manutenção da sua atividade”.

Devido ao cenário de crise vivido no comércio tradicional, na segunda-feira, o autarca do centro histórico do Porto, António Fonseca, desafiou as autarquias, o Governo e entidades públicas a antecipar o pagamento do subsídio de Natal para ajudar à sua sobrevivência do setor, instando-os a seguir o exemplo da junta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 1 hora

Agência Reuters destaca Padre Guilherme da Póvoa de Varzim: “Espalha a fé ao som da música”

O padre português Guilherme Peixoto ganhou fama ao passar música eletrónica perto da sua igreja numa pequena vila portuguesa. Agora,...

Famalicãohá 3 horas

Carlos Vieira de Castro homenageado. “Um incentivo para outros fazerem mais e melhor”

“Um incentivo para outros fazerem mais e melhor”. Foi desta forma que o famalicense Carlos Vieira de Castro olhou para...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão vence equipa de sub-23 por 4-0 no primeiro jogo de pré-época

O FC Famalicão derrotou, na manhã deste sábado, a equipa de sub-23, por esclarecedores 4-0, num encontro particular realizado no Estádio Municipal...

Barceloshá 6 horas

Barcelos: Emília Silva celebra este sábado 104 anos

Emília Silva celebra, este sábado 13 de julho, 104 anos de vida. Natural de Creixomil, vive em Fornelos, freguesia de...

Desportohá 7 horas

GD Joane apresenta-se para a nova época confiante na manutenção nos nacionais de futebol

GD Joane apresenta-se para a nova época confiante na manutenção no Campeonato Nacional.A formação joanense, que subiu, passados dez anos,...

Regiãohá 8 horas

Menor suspeito de matar jovem da Trofa será internado em centro educativo

O menor, de 15 anos, alegado autor da facada que matou o jovem Gonçalo Lima, de 18 anos, da Trofa,...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Caminhada Noturna juntou centenas de pessoas para encerrar o Move-te

Realizou-se esta sexta-feira à noite a 2ª edição da Caminhada Noturna, num percurso que contou com mais de duas centenas...

Paíshá 11 horas

Euromilhões. Confira a chave vencedora desta sexta-feira

A chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira, 12 de julho, é composta pelos números 12 – 18 – 24 – 25 –...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Novais recebe mais uma edição do Turbina

A freguesia de Novais, em Famalicão, recebe, este sábado, 13 de julho, a 8º Edição do Turbina, um passeio e...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão. Região Empreendedora Europeia assinalada com nova peça escultórica na Praça D. Maria II

A Câmara de Famalicão colocou na Praça D. Maria II mais uma peça escultórica, desta vez referente ao título de...

Arquivo

Mais Vistos