Siga-nos nas redes

Região

Covid-19: Número de infeções baixa em 43 concelhos do Norte e aumenta em 12

Publicado

em

Um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) revela que o número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 diminuiu em 43 concelhos da região Norte e aumentou mais de 30% em 12 concelhos.

De acordo com o documento, a que a Lusa teve hoje acesso, dos 43 concelhos que registaram uma descida, entre a segunda e quarta semana de novembro, 17 são no distrito do Porto.

O boletim, o mais recente da ARS-N, reporta a situação epidemiológica nos concelhos da região Norte entre a primeira (05 a 11) e a quarta semana de novembro (19 a 25).

Entre os 17 municípios com maior diminuição de novos casos de infeção no distrito do Porto, destacam-se Paços de Ferreira (que passou de 735 para 397 novos casos), Penafiel (855 para 539), Amarante (440 para 283) e Felgueiras (675 para 444).

Dos 18 concelhos do distrito do Porto – que contabiliza um decréscimo de 22% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 -, apenas Baião não acompanhou esta tendência, registando um crescimento de 17% de novos casos.

No distrito de Braga, foram sete os concelhos que registaram uma diminuição, destacando-se Vizela e Celorico de Basto, com um decréscimo de 44% e 34%, respetivamente.

Segundo o relatório, o distrito de Braga foi o único a Norte que não registou aumento ou diminuição de novos casos, estabilizando-se nos 0%.

Olhando para o distrito de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete concelhos], todos, à exceção de Espinho, acompanharam esta tendência, com Castelo de Paiva a registar uma diminuição de 45%, São João da Madeira de 33%, Oliveira de Azeméis de 24%, Arouca de 19%, Santa Maria da Feira de 16% e Vale de Cambra de 6%.

Segundo o boletim, o distrito de Aveiro contabiliza agora uma diminuição de 17% do número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Em Viana do Castelo, distrito que contabiliza uma subida de 20% de novos casos, quatro concelhos registaram uma diminuição, nomeadamente, Caminha, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira.

O boletim revela também que no distrito de Vila Real, que registou um aumento de 9% de novos casos, os concelhos de Alijó, Mesão Frio, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Santa Marta de Penaguião e Vila Real tiveram uma diminuição de novos casos de infeção.

Por sua vez, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vinhais foram os únicos concelhos de Bragança que contabilizaram um decréscimo, com os novos casos a registarem uma diminuição de 39%, 56% e 6% respetivamente.

Neste distrito, o número de novos casos de infeção regista um crescimento de 2%

A par destes 43 municípios, o relatório da ARS-N revela que 12 concelhos do Norte tiveram um crescimento superior a 30%, nomeadamente Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Mirandela, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Boticas, Mondim de Basto, Montalegre, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

O relatório revela ainda que Freixo de Espada à Cinta é o município com a maior incidência, seguindo-se os concelhos de Guimarães, Lousada, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Povoa de Lanhoso, Trofa e Vizela.

Nestes oito municípios a incidência é superior a 2.000 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, sendo que a média da região Norte se fixa nos 1.400 casos.

Portugal contabiliza pelo menos 4.276 mortos associados à covid-19 em 285.838 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 28 minutos

Famalicão: Trabalhadores da Olicargo ao serviço da Continental em greve esta sexta-feira

O SITE Norte – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte anunciou, esta quarta-feira,...

Desportohá 41 minutos

Amândio Ferreira da equipa Quebraritmo termina Trail da Serra de Sinta em 3.º lugar

A equipa famalicense Quebraritmo esteve representada pelo atleta Amândio Ferreira no Campeonato Nacional de Trail Sprint 2024, realizado em Sintra,...

Famalicãohá 1 hora

Homem de 40 anos de Famalicão detido no Porto em ação de combate ao tráfico de estupefacientes

Um homem de 40 anos residente em Famalicão foi detido pela Polícia de Segurança Pública no Bairro de Francos, no...

Famalicãohá 2 horas

“Famalicão em Transição” convida para Passeio pelo Monte de Santa Catarina

Os elementos do movimento Famalicão em Transição convidam a comunidade para uma “Caminhada pelo Monte de Santa Catarina”, que se...

Desportohá 3 horas

Famalicense Arcélio Couto em preparação para a Baja TT Sharish Reguengos/Mourão

O famalicense Arcélio Couto prepara a sua participação na Baja TT Sharish Reguengos/Mourão, que decorre entre esta quinta-feira e domingo...

Famalicãohá 3 horas

Bombeiros Voluntários Famalicenses adiam evento “Noites à Mesa”

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses anunciaram, esta quarta-feira, o adiamento do evento “Noites à Mesa”, agendado para esta sexta-feira e sábado....

Regiãohá 4 horas

Incêndios: 40 pessoas retiradas das suas habitações em Santo Tirso

O incêndio que começou na segunda-feira em Paços de Ferreira e passou para Santo Tirso obrigou hoje de madrugada a...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: AD Carril reuniu a comunidade para o seu 30.º Passeio Anual

Os elementos da Associação Desportiva do Carril, de Famalicão, estiveram reunidos, este domingo, para a celebração do seu Passeio Anual,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em carrinha na A3

Um incêndio deflagrou, na manhã desta quarta-feira, num veículo de transporte de mercadorias que circulava na A3, Tudo aconteceu junto...

Famalicãohá 5 horas

GNR do posto de Famalicão tem 180 dias para remover tatuagens abaixo dos cotovelos ou poderá ser expulso

A GNR deu um prazo de 180 dias a um militar do Comando de Braga, posto de Famalicão, para remover...

Arquivo

Mais Vistos