Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Vacinados que coabitem com infetados são contactos de alto risco

Publicado

em

Pessoas com vacinação completa contra a covid-19 que coabitem com um caso confirmado de infeção por SARS-Cov-2 são consideradas contacto de alto risco, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje atualizada.

Na anterior versão da norma “Covid-19: Rastreio de Contactos”, era considerada contacto de alto risco a pessoa vacinada com duas doses que vivesse com a pessoa infetada, mas “em contexto de elevada proximidade (por exemplo, partilha do mesmo quarto)” e agora basta residir na mesma casa.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo a norma da Direção-Geral da Saúde são também contactos de alto risco as pessoas com um nível de exposição elevado ao caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2 que não tenham o esquema vacinal completo ou que estejam vacinadas, mas que sejam contacto de caso confirmado no contexto de um surto em estruturas residenciais para idosos e outras respostas similares dedicadas a pessoas idosas ou que residam ou trabalhem nestas instituições.

Estas situação inclui também Unidades de Cuidados Continuados Integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados, instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco, estabelecimentos prisionais, centros de acolhimento de migrantes e refugiados.

A investigação epidemiológica é operacionalizada através da realização do inquérito epidemiológico, que consiste na recolha sistemática de informação clínica e epidemiológica referente aos casos notificados (possíveis/prováveis e confirmados de covid-19).

Para cada caso, são recolhidos, pelo menos, a identificação pessoal, informação demográfica, informação clínica, estado vacinal.

O rastreio de contactos visa identificar rapidamente potenciais casos secundários, para poder intervir e interromper a cadeia de transmissão da infeção.

O período de transmissibilidade para fins de rastreio de contactos estende-se, em casos sintomáticos, desde 48 horas antes da data de início de sintomas de covid-19, até ao dia em que é estabelecido o fim do isolamento do caso confirmado, nos termos da Norma 004/2020 da DGS.

Em casos assintomáticos, desde 48 horas antes da data da colheita da amostra biológica para o teste laboratorial para SARS-CoV-2 até ao dia em que é determinado o fim do isolamento do caso confirmado.

   A norma 004/2020, que estabelece os procedimentos a adotar na abordagem ao doente com suspeita ou infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), refere que no caso dos doentes sintomáticos com covid-19 com doença ligeira ou moderada, o isolamento termina ao fim de “10 dias desde o início dos sintomas”, desde que não estejam a utilizar medicamentos antipiréticos e apresentem uma “melhoria significativa dos sintomas durante três dias consecutivos”.

   O período de isolamento para estes doentes termina sem ser necessário um teste à covid-19.

   “Para os doentes com covid-19 assintomática, isto é, pessoas sem qualquer manifestação clínica de doença à data do diagnóstico laboratorial e até ao final do seguimento clínico, o fim das medidas de isolamento é determinado 10 dias após a realização do teste laboratorial que estabeleceu o diagnóstico de Covid-19″, lê-se na norma.

   Para os casos graves ou críticos, o isolamento pode terminar ao fim de 20 dias desde o início dos sintomas, desde que haja uma “melhoria significativa dos sintomas durante 3 dias consecutivos” e sem utilização de antipiréticos durante 3 dias consecutivos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 6 horas

Veja os golos! FC Famalicão 2-0 SL Benfica

O FC Famalicão venceu esta noite o SL Benfica por duas bolas a zero no Estádio Municipal de Famalicão em...

Desportohá 8 horas

RELATO | FC Famalicão x SL Benfica

Acompanhe em direto todas as emoções da partida entre o FC Famalicão e o SL Benfica a contar para a...

Desportohá 12 horas

Liberdade FC em evidência na I Milha de Braga

Realizou-se no passado sabado, dia 4 de Maio, no Parque do Picoto, a 1ª Milha Urbana Cidade de Braga, uma organização da...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão sem chuva esta segunda-feira. “Máximas” vão atingir os 19.º graus

Depois de alguns dias com chuva mais intensa, Famalicão espera, esta segunda-feira, uma segunda-feira de sol e apenas parcialmente nublados,...

Famalicãohá 13 horas

Peregrinos “Unidos por Maria” de Famalicão preparam a sua peregrinação

Nos próximos dias, muitos são os grupos que partem a caminho de Fátima. O grupo de peregrinos Unidos por Maria...

Desportohá 17 horas

Famalicão recebe hoje o Benfica, num jogo que pode dar o titulo ao Sporting

O Futebol Clube de Famalicão defronta este domingo o Sport Lisboa e Benfica na 32ª jornada do campeonato , o...

Famalicãohá 17 horas

O Sol regressa esta semana

Na próxima semana, e com exceção da 2ªfeira de manhã, não se prevê a ocorrência de precipitação no continente, pelo...

Famalicãohá 18 horas

Gasóleo e gasolina mais baratos amanhã

Se precisa de abastecer, o melhor é esperar por amanhã , segunda feira, já que está prevista uma descina dos...

Entretenimentohá 19 horas

Rita Ribeiro em Famalicão para concerto de fados dia 11 de maio

A cantora e atriz Rita Ribeiro estará em Famalicão no proximo dia 11 de Maio, para um concerto de Fados...

Desportohá 19 horas

EARO faz brilharete na I Milha Cidade de Braga

A Escola Atletismo Rosa Oliveira participou este sábado, dia 4 de maio, na I Milha Cidade de Braga , vencendo...

Arquivo

Mais Vistos