Siga-nos nas redes

País

Região Norte concentra mais de metade dos casos de covid-19 há 14 dias consecutivos

Publicado

em

Apontando uma taxa de incidência nacional de 534 casos por 100 mil habitantes, a região Norte concentrou mais de metade dos novos casos de contágio pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

O número de mortes na região Norte das últimas duas semanas também foi 1,4 vezes superior ao que se verificou no período homólogo na média dos últimos cinco anos, mais do que o valor nacional do mesmo indicador: 1,26 vezes acima da média.

emissão em direto da famatv

Ao todo, 53 por cento dos novos casos registados nos últimos 14 dias foram diagnosticados na região Norte, sobretudo nas áreas do Alto Tâmega, Ave e Cávado, que apresentaram mais de 1.000 novos casos por 100.000 habitantes.

No boletim de dados relativos à covid-19 hoje divulgado, o Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que entre 18 e 03 de novembro houve uma “diminuição progressiva” no número de novos casos semanal, que a 16 de dezembro estava em 27.409 nos sete dias anteriores.

No dia 08 de dezembro, pertenciam à região norte 19 dos 25 concelhos que estavam acima do limiar dos 960 novos casos por 100 mil habitantes, o limite definido para se considerar de risco extremamente elevado e estar sujeito às medidas de limitação de circulação mais restritivas.

Trofa, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Espinho, Felgueiras, Lousada, Esposende e Barcelos contavam-se entre os concelhos com maior número de casos por 100 mil habitantes.

Quanto ao resto do país, a Área Metropolitana de Lisboa estava com uma média de 445 casos por 100.000, o Centro com 417 e o Alentejo com 342, que correspondem a risco elevado.

No Algarve havia uma média de 207 casos por 100.000 habitantes, 163 nos Açores e 76 na Madeira, correspondendo a nível de risco moderado.

O número de mortes em Portugal está desde março acima do valor de referência para os últimos cinco anos e nas últimas semanas, foi superior em 209 dos 308 municípios.

Há 65 concelhos com um número de mortes 1,5 vezes acima do valor de referência (a média dos últimos cinco anos no período homólogo de quatro semanas) e destes, 16 concelhos das sub-regiões Tâmega e Sousa, Ave e Área Metropolitana do Porto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 12 minutos

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 34 minutos

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Famalicãohá 18 horas

A chuva vai manter-se até quarta-feira

O tempo cinzento vai manter-se até quarta feira. Para este domingo, o IPMA afirma ainda que estão previstos períodos de...

Famalicãohá 18 horas

Nova estrutura no cemitério de Lousado

A junta de freguesia de Lousado anunciou a construção de um ossário. Esta estrutura com 45 gavetões para cinzas e...

Famalicãohá 19 horas

Lagoa celebra as festas em honra do Divino Espirito Santo

A freguesia de Lagoa, no concelho de Famalicão, celebra este fim de semana a Festa em Honra do Divino Espírito...

Famalicãohá 22 horas

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

Este fim de semana a Praça D. Maria II acolhe o Mercado das Famílias Interculturais, com expositores de várias nacionalidades:...

Desportohá 23 horas

GD de Joane rumo à subida

O Grupo Desportivo de Joane defronta na tarde deste sábado a equipa do Selhe. Na penúltima jornada da pró nacional...

Famalicãohá 1 dia

GNR faz mais de 350 detenções no espaço de seis dias

Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou várias operações em todo o território nacional, entre os dias 10 e 16 de maio,...

Famalicãohá 1 dia

Mercado das famílias interculturais na Praça Dona Maria II

O Município de Vila Nova de Famalicão continua a celebrar a família e a diversidade cultural. A Semana da Família...

Famalicãohá 1 dia

IIV Feira das sopas em Ribeirão

O Agrupamento de escuteiros 1374 realiza, este sábado a VII Feira das Sopas. A iniciativa tem início marcado a partir...

Arquivo

Mais Vistos