Siga-nos nas redes

País

Governo tenta recuperar consultas e cirurgias adiadas devido à pandemia da covid-19

Publicado

em

Segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República, o Governo estendeu até final do próximo ano os incentivos pagos aos profissionais de saúde pela recuperação de consultas e cirurgias que ficaram por fazer por causa da pandemia.

Segundo o documento, este regime excecional de incentivos à realização de atividade assistencial não realizada ou adiada por força da situação epidemiológica provocada pela covid-19 abrange as primeiras consultas, pagas até um limite de 85%, e as cirurgias, pagas a 75%, realizadas no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Este ano, o Governo já tinha lançado um regime de incentivos idêntico, mas vigorava apenas até final de dezembro. Com esta portaria, o pagamento destes incentivos é estendido até final de 2021.

Os incentivos abrangem todas as primeiras consultas não realizadas, em especial aquelas em que se verifique maior volume de doentes em lista de espera e maior grau de incumprimento dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG), e todos os procedimentos cirúrgicos não realizados, com especial enfoque naqueles em que existe maior volume de doentes em lista de inscritos para cirurgia e em que se verifique maior grau de incumprimento dos TMRG.

A produção adicional abrangida por este regime é realizada “fora do horário de trabalho das equipas, nomeadamente aos fins de semana, com garantia de composição mínima necessária das referidas equipas”, refere a portaria, assinada pela ministra da Saúde, Marta Temido.

Além do regime excecional de pagamento de incentivos para recuperar as primeiras consultas e as cirurgias agora publicado, o parlamento tinha aprovado no mês passado uma proposta do PCP para a recuperação das consultas nos Cuidados de Saúde Primários que prevê, por exemplo, o alargamento do seu funcionamento até as 22:00 nos dias úteis.

A proposta, aprovada na votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), inclui medidas que visam recuperar a atividade assistencial nos cuidados de saúde primários, nomeadamente a realização de consultas presenciais, o acompanhamento dos doentes crónicos e a referenciação para os cuidados hospitalares.

Prevê que o horário de funcionamento dos cuidados de saúde primários seja alargado, funcionando até às 22:00 nos dias de semana e entre as 10:00 e as 14:00 ao sábado, e fixa a atribuição de um incentivo excecional na recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários idêntico ao incentivo atribuído na recuperação de primeiras consultas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 15 horas

Rita Ribeiro em Famalicão para concerto na Fundação Cupertino de MIranda

A cantora e atriz Rita Ribeiro está em Famalicão, este sábado, para um concerto de Fados na Fundação Cupertino de...

Desportohá 18 horas

Famalicão: AD Oliveirense inaugurou a equalificação do campo de futebol cinco

A Associação Desportiva Oliveirense inaugurou, este sábado, dia 11 de maio, a requalificação do campo de futebol 5 do Estádio...

Bragahá 21 horas

De 22 a 26 de maio a Braga Romana espera receber 300 mil pessoas

Em comunicado, o município de Braga refere que os palcos estarão localizados no Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo...

Paíshá 22 horas

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir O valor do ‘jackpot’ do Euromilhões voltou a aumentar,...

Desportohá 1 dia

Veja o golo! GD Chaves 0-1 FC Famalicão

O FC Famalicão venceu esta noite o GD Chaves por uma bola a zero em jogo a contar para a...

Desportohá 1 dia

RELATO | GD Chaves x FC Famalicão

Acompanhe em direto com o relato da Fama o jogo entre o GD Chaves e o FC Famalicão a contar...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: alunos de S. Miguel o Anjo ganham escola renovada

Foi em ambiente de festa que a comunidade educativa de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, inaugurou, esta sexta-feira, as obras de...

Bragahá 1 dia

Homem de 79 anos detido pela GNR após suspeita de incêndio florestal

A GNR deteve quinta-feira um homem de 79 anos suspeito de tentar atear um incêndio em São Gens, Fafe. No...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Céus limpos e “máximas” de 23 graus este sábado

Famalicão espera mais um dia de sol, este sábado, com céus sobretudo limpos e algumas horas parcialmente nublados. Apesar disto,...

Desportohá 2 dias

FC Famalicão: Sub-23 vencem Gil Vicente por 3-1

A equipa dos sub-23 do FC Famalicão disputou, na tarde desta sexta-feira, um jogo referente à 2.ª Fase da Taça...

Arquivo

Mais Vistos