Siga-nos nas redes

Economia

Bloco de Esquerda: “O pior de tudo seria andarmos a pagar a TAP e no fim ficarmos sem ela”

Publicado

em

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje que tornar a TAP mais pequena pode ser “um erro extraordinário”, considerando que o pior que podia acontecer era o Estado investir na companhia e no fim ficar sem ela.

“O pior de tudo seria andarmos a pagar para termos a TAP e no fim ficarmos sem ela. Sim, seguramente que teremos de investir na TAP para podermos ter uma companhia aérea no futuro”, defendeu Catarina Martins, acrescentando que a posição portuguesa reve reger-se tendo em conta a ponderação entre o investimento a fazer e a dimensão da companhia de que o país precisa.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Em declarações aos jornalistas à margem de uma reunião com a Associação de Comerciantes do Porto, Catarina Martins defendeu que Portugal “não pode abdicar de um instrumento de soberania como é a TAP” e que “não deve ceder à pressão europeia para limpar a TAP com muito dinheiro público, ao mesmo tempo que despede muita gente”, para depois “ser uma companhia barata e pequenina para uma qualquer Lufthansa poder assumi-la”.

Para o Bloco de Esquerda, que se reúne esta tarde com o Governo para discutir o plano de reestruturação, no parlamento, o documento deve assegurar “uma TAP com capacidade” para responder às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e garantir a coesão territorial do país.

“Não vale cortar tanto na TAP por causa da crise, que quando a crise passar, o país precise de uma TAP e não a tenha. (…) Tornar a TAP pequena de mais pode ser um erro extraordinário para o nosso país”, defendeu.

Para Catarina Martins, “Portugal tem de lutar por uma TAP que cumpra o seu papel” e que “responda à população e ao país”.

Questionada sobre se o país corre o risco de ver a TAP transformar-se num Novo Banco, a bloquista sublinhou que a instituição em causa não é do Estado português, considerando que foi vendida a “um fundo abutre”.

“O que é preciso é ter uma estratégia para uma reestruturação da TAP que mantenha com capacidade, que mantenha uma companhia aérea de bandeira, exatamente para não ser um Novo Banco. Novo Banco é gastar muito dinheiro para depois entregar a alguém que o Estado português não controla”, rematou.

O Governo esteve reunido em Conselho de Ministros extraordinário na noite de terça-feira, para apreciar o plano de reestruturação da TAP, que será entregue à Comissão Europeia no dia 10, último dia do prazo.

O plano prevê o despedimento de 500 pilotos, 750 tripulantes de cabine e 750 trabalhadores de terra, a redução de 25% da massa salarial do grupo e do número de aviões que compõem a frota da companhia, divulgaram os sindicatos que os representam.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 11 horas

Hóquei: FAC recebe esta tarde o Benfica para cumprir calendário

Com a descida à segunda divisão de Hóquei em Patins, depois da derrota por 4-0, na quarta-feira passada, em Braga,...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Colisão provoca ferimentos a cinco pessoas, entre elas duas crianças

Cinco pessoas, entre elas duas crianças de 14 e 7 anos, ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre duas...

Famalicãohá 12 horas

Junta de Lousado, Famalicão, entrega mais de cinco mil euros em bolsas a estudantes universitários

A Junta de Freguesia de Lousado entregou, este sábado, 45 bolsas de estudo a estudantes universitários da freguesia. Foram entregues...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Nine inaugurou Memorial de Homenagem aos ex-Combatentes

Esta manhã foi inaugurado, na freguesia de Nine, Famalicão, um Memorial de Homenagem aos Ex-Combatentes. O Memorial nasceu no largo...

Famalicãohá 15 horas

IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos está a chegar ao fim

Está quase a chegar ao fim a expedição do CAF a Marrocos. A caravana já está de regresso a Famalicão,...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Colisão em Joane provoca um ferido

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo provocou, esta manhã, em Joane, ferimentos ligeiros a um homem. A...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 17 horas

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 17 horas

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 18 horas

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Arquivo

Mais Vistos