Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Número médio de infeções desceu 40% em duas semanas

Publicado

em

Passando de 45 mil para cerca de 27 mil, o número de novos casos semanais de covid-19 desceu 40% em duas semanas, revela o relatório do INE divulgado esta sexta-feira.

Segundo o relatório do Instituto Nacional de Estatística, na semana entre 11 e 18 de novembro registaram-se 44.998 novos infetados.PUB

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Desde então, os casos têm vindo a diminuir gradualmente: nos sete dias antes de 2 de dezembro foram identificados 27.224 novos casos de covid-19, ou seja, menos 40%.

A maioria dos casos confirmados desde meados de novembro diz respeito a pessoas do Norte do país, segundo o relatório sobre “Indicadores de contexto para a pandemia covid-19 em Portugal”, que reafirma os dados que têm sido divulgados pela Direção-Geral da Saúde.

Desde o início de novembro que passaram a existir medidas diferentes para os municípios, consoante o número médio de casos por mil habitantes registados nas duas últimas semanas.

Em 9 de novembro foi declarado o estado de emergência para todo território nacional e em 16 de novembro entrou em vigor a nova lista de municípios em situação de elevado risco.

O Estado de Emergência já foi renovado e a lista de municípios atualizada.

Segundo o INE, a taxa de incidência da doença a 14 dias desceu: a média nacional apresentada em 25 de novembro apontava para 800 novos casos por cem mil habitantes, que passaram para 628 novos casos (segundo um balanço feito em 2 de dezembro).

Quando se olha para o fenómeno por regiões, o Norte volta a destacar-se, com uma taxa de incidência de 1.313 novos casos por 100 mil habitantes.

As quatro sub-regiões mais atingidas eram o Ave (com 2.092 novos casos por 100 mil habitantes), o Tâmega e Sousa (1.620), o Cávado (1.336) e a Área Metropolitana do Porto (1.227)

A Área Metropolitana de Lisboa e a região Centro também apresentaram valores altos, com respetivamente 543 novos casos por 100 mil habitantes e 502 novos casos.

No resto do país, o número de novos casos por 100 mil habitantes situou-se entre os 400 novos casos por 100 mil habitantes no Alentejo e 272 no Algarve.

Nas regiões autónomas, os valores estiveram abaixo dos 240 novos casos por 100 mil habitantes (limiar corresponde a um nível de risco moderado): 143 na Região Autónoma dos Açores e 85 na Região Autónoma da Madeira.

Em 25 de novembro de 2020, havia 50 municípios identificados como zonas de risco extremamente elevado. Segundo avançou esta semana a DGS, nestas regiões havia mais de 960 novos casos confirmados por 100 mil habitantes.

O INE acrescenta hoje que 41 dos 86 municípios do Norte registaram números superiores àquele limiar, representando 78% da população residente nesta região.

Este conjunto compreendia, maioritariamente, municípios localizados na Área Metropolitana do Porto (15 dos 17 municípios, constituindo Arouca e Matosinhos as duas exceções) e em sub-regiões contíguas a este território metropolitano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Bragahá 2 horas

Homem gravemente ferido após colisão com veículo pesado na A28 em Esposende

Um homem ficou gravemente ferido, na tarde de hoje, num acidente na Autoestrada 28 (A28) na zona de Esposende, no...

Paíshá 3 horas

Sindicato dos Profissionais de Educação anuncia greve nacional às provas de aferição

O Sindicato de Todos os Profissionais de Educação (Stop) anunciou hoje uma greve nacional ao processo de avaliação e ao...

Desportohá 4 horas

Hóquei: Sub-17 e Sub-15 do FAC distinguidos pela AP Minho

O intervalo do jogo que opôs a equipa de hóquei em patins do FAC e o Benfica, no último sábado,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Termómetros sobem aos 28.º graus esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia de sol e com “máximas” próximas dos 30.º graus, assim indicam as previsões do...

Famalicãohá 6 horas

Clube Automóvel Antigo e Clássico de Famalicão celebrou 31 anos de paixão pelas “grandes máquinas” do passado

O O Clube Automóvel Antigo e Clássico de Vila Nova de Famalicão celebra 31 anos de dedicação à promoção, conservação...

Desportohá 6 horas

Futebol de Salão: Esmeriz sobe à 1.ª Divisão após campeonato assegurado a 3 jornadas do fim

A AD Esmeriz conquistou o título de campeã da 2.ª divisão, ao vencer por 3-1 o segundo classificado, o Riba...

Desportohá 7 horas

Rali de Portugal promete adrenalina pura a partir desta quinta-feira

Sai para a estrada, esta quinta-feira, mais uma edição do Rali de Portugal, uma das mais imponentes provas do desporto...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Jerónimo de Sousa em Riba de Ave para apresentação do livro “25 de Abril: Uma revolução em perspectiva”

O Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, recebe este sábado a apresentação do livro “25 de Abril: Uma revolução...

Famalicãohá 9 horas

Branko traz ritmos africanos à Casa das Artes este sábado

O DJ e produtor português Branko vai atuar, este sábado, na Casa das Artes de Famalicão, numa altura em que...

Desportohá 10 horas

Hóquei: FAC termina campeonato frente ao SL Benfica

A equipa sénior de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputou, neste último sábado, a última partida do Campeonato...

Arquivo

Mais Vistos