Economia
Saiba tudo sobre as novas moedas de 5 euros. E não se deixe enganar!
Com a chegada anunciada de uma série de novas moedas de 5 euros, que entrarão em circulação este ano, a organização de proteção ao consumidor DECO PROteste elaborou uma nota informativa com as respostas para as dúvidas mais frequentes no que toca a estas novas cunhagens.
Estes começam por afirmar que as novas moedas de cinco euros, que entrarão em circulação até o final do ano, têm um valor nominal de cinco euros, o que significa que valem tanto quanto as notas do mesmo valor.
“Se receber um pagamento ou um troco com as novas moedas, pode usá-las, desde que sejam aceites como meio de pagamento. O valor destas moedas é o mesmo que o das moedas e notas correntes”, explicam.
No caso da legitimidade das mesmas, as características de cada uma destas moedas colecionáveis estão disponíveis no site do Banco de Portugal.
Se suspeitar que uma moeda possa ser falsa, poderá comparar com os modelos divulgado por estes, prestando espacial atenção a pormenores como relevos, bordas e propriedades magnéticas de algumas moedas.
Caso a moeda seja verdadeira, não poderá recusar o pagamento com a mesma. O Banco de Portugal sugere que, se não desejar aceitar as moedas, peça educadamente para receber o mesmo valor de outra forma.
De lembrar será que estas moedas não devem ser usadas em máquinas de tabaco, bebidas, comida, etc. Já que os dispositivos em questão não estarão programados para receber tal pagamento.
Estas moedas não são obrigatórias para aceitação no estrangeiro, já que são apenas autorizadas em Portugal.
A Deco frisa ainda que a entrada em circulação destas não significa que esteja programada qualquer alteração na circulação das notas de 5 euros.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Brufe recebe colheita de sangue a 03 de novembro
-
Paíshá 1 semana
Portal para denúncias de casos de violência e indisciplina nas escolas lançado este sábado
-
Famalicãohá 5 dias
Desenhos de Jorge, filho de Camilo Castelo Branco, em exposição no centro de estudos Camilianos
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Árvore de Natal gigante ganha forma no centro da cidade