Siga-nos nas redes

Desporto

Cinco ginastas portugueses apurados para as meias–finais de trampolim individual da Europa

Publicado

em

Cinco ginastas portugueses apuraram–se hoje para as meias–finais de trampolim individual dos Europeus, que decorrem em Guimarães, após uma qualificação, masculina e feminina, marcada pela eliminação de Gabriel Albuquerque, selecionado para Paris2024.

Primeiro classificado entre 65 concorrentes, Pedro Ferreira vai participar na meia-final masculina, agendada para a manhã de domingo, assim como Diogo Abreu, nono, enquanto Gabriel Albuquerque, ginasta que já ultrapassou os 60.000 pontos, mas ficou aquém dos 50.000 em cada um dos dois saltos, e Ricardo Santos falharam o apuramento.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Já Ingrid Maior, nona classificada, Catarina Nunes, 13.ª, e Mariana Carvalho, 17.ª, garantiram a meia-final feminina, também marcada para domingo, e a final por equipas de hoje, após uma fase de qualificação com 55 ginastas em que Sofia Correia, 18.ª, foi a única portuguesa a ‘ficar pelo caminho’.

Sétimo classificado nos Mundiais de 2023, disputados em novembro, na cidade inglesa de Birmingham, Pedro Ferreira alcançou 58.490 pontos no primeiro salto e ascendeu ao topo da qualificação no segundo, com 59.290, num dia em sente ter feito “o que era suposto”.

“Apesar de o nível mais alto nas Taças do Mundo, Taças do Mundo há muitas. Se uma correr mal, temos outra no mês seguinte. Os Europeus acontecem de dois em dois anos, e o facto de ser em Portugal acrescenta pressão. Se fizesse as minhas séries normais, estaria no topo. A competição era comigo mesmo”, disse à Lusa o ginasta de 27 anos.

O outro português apurado, Diogo Abreu, alcançou 57.550 pontos à segunda tentativa, depois de uma primeira que falhou parcialmente e lhe valeu apenas 33.030 pontos, enquanto Gabriel Albuquerque, quarto nos Mundiais de 2023, foi 52.º, com 48.340, após falhar parcialmente ambas os saltos, e Ricardo Santos 62.º, com 18.990 pontos.

Com a soma de todos os saltos dos três ginastas mais bem classificados de cada país a ditar a pontuação de cada seleção, Portugal foi 11.º na qualificação, com 287.230 pontos, e está afastado da final agendada para as 19:30, quando tinha a ambição de arrecadar a medalha de ouro.

“Vínhamos aqui para ser campeões por equipas. Queríamos muito fazê-lo em Portugal, mas não é por o Europeu ser em Portugal que vai correr tudo bem. Há dois anos, fomos vice-campeões da Europa. Seremos na próxima ou na edição que virá a seguir”, referiu o ginasta do Sporting Diogo Abreu.

Na prova feminina, em que a britânica Bryony Page foi primeira, com 55.660 pontos, Ingrid Maior conseguiu o melhor salto à primeira tentativa (53.450 pontos), tal como Catarina Nunes (52.710) e Mariana Carvalho (52.200), enquanto Sofia Correia, ginasta ainda com hipótese de acesso a Paris 2024, alcançou 52.070 pontos no segundo salto, após um primeiro de 10.990.

“Por mais que a prova não tenha sido como gostaria, dá-me margem para melhorar nas meias-finais e na final por equipas. Os resultados são importantes, mas estou a fazer uma preparação muito extensa e difícil que está a surtir efeito”, disse à Lusa Ingrid Maior, de 27 anos.

Composta por Ingrid Maior, Catarina Nunes e Mariana Carvalho, a equipa feminina lusa vai disputar a final, a partir das 19:30, após ter obtido a marca de 310.940 pontos na qualificação, a quarta melhor entre 11 seleções.

A 29.ª edição dos Europeus de trampolins prolonga–se até domingo, no pavilhão multiusos de Guimarães.

Fotos: Federação de Ginástica de Portugal /DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Barceloshá 2 horas

Homem de 51 anos constituído arguido por disparar sobre gato em Barcelos

A GNR constituiu arguido um homem de 51 anos que efetuou disparos de arma de ar comprimido contra um gato...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão é palco da Festa da Flor este fim de semana

A autora de temas como Talvez…”, “Dores de Crescimento” e “Seria Estúpido Ligar-te” sobe ao palco da festa no dia...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão espera terça-feira com 24.º graus de “máxima”

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de sol, embora altamente nublado durante a maior parte da tarde e manhã,...

Paíshá 6 horas

APC quer lembrar que quem paga eliminação de portagens será o contribuinte

A Associação Portuguesa de Contribuintes (APC) criticou hoje a proposta do PS de eliminação das portagens, aprovada pelo parlamento, referindo...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio e convívio

É já um dos momentos do ano mais esperados pelos intervenientes e já acontece há mais de 20 anos.No sábado,...

Desportohá 7 horas

Famalicão: GDU de Louredo inaugura “casa renovada”

Na última quarta-feira, dia 01 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, realizou uma visita ao...

Desportohá 7 horas

WRC 2024: Já se testa para mais uma edição do Rally de Portugal

Fama Rádio foi espreitar os reconhecimentos, esta manhã, a Fafe Acompanhe a prova na Fama Rádio entre 8 e 11...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Condutor detido por recusar fazer teste do “balão”

Elementos da Polícia de Segurança Pública procederam à detenção de um condutor de 45 anos, este fim de semana em...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Homem de 27 anos detido com soqueira

Um homem de 27 anos foi detido, este fim de semana, por elementos da PSP no decorrer de um de...

Desportohá 9 horas

Famalicão: FAC marca presença no último Open de acesso ao Nacional de Patinagem Livre

A atleta Bruna Silva da equipa de patinagem do Famalicense Atlético Clube esteve em competição, neste último domingo, quinto e...

Arquivo

Mais Vistos