Siga-nos nas redes

País

Escolas de norte a sul do país recolhem bens em onda de solidariedade pela Ucrânia

Publicado

em

As escolas, de norte a sul do país, estão a realizar campanhas de recolhas de bens e alimentos para ajudar os ucranianos, numa onda de solidariedade e amizade que junta alunos, professores e pais

“As escolas estão unidas numa onda de solidariedade e de amizade para com o povo ucraniano. É uma preocupação real, não é só da boca para fora. Os alunos e os pais estão a aderir em massa, porque querem ajudar”, contou à Lusa o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



No agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, por exemplo, os dois últimos dias desta semana serão de recolha de alimentos, roupas e bens de primeira necessidade. Tudo o que chegar às escolas de Vila Nova de Gaia será depois entregue no Seminário Cristo Rei, acrescentou Filinto Lima.

Um pouco por todo o país, as direções têm mobilizado a comunidade escolar em ações humanitárias e de solidariedade com as vítimas da guerra na Ucrânia.

Em Lisboa, por exemplo, o Colégio Valsassina está a pedir desde material de primeiros socorros, como pensos rápidos, compressas, ligaduras de gaze ou álcool, até roupa de cama, alimentos ou roupa. Os bens recolhidos no colégio serão entregues à Igreja Ucraniana de Lisboa e à Associação de Ucranianos em Portugal.

O conflito na Ucrânia, que dura há sete dias, e os milhares de refugiados que diariamente tentam sair do país tornaram-se conversas habituais nas salas de professores e nos recreios, contou à Lusa Filinto Lima.

Há já cerca de 836 mil refugiados da Ucrânia para países vizinhos, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.

A guerra tornou-se um tema presente nas conversas das famílias e, também por isso, surgiram iniciativas nas escolas que partem dos próprios alunos ou dos encarregados de educação, acrescentou o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascensão.

A Confap está a levar a cabo uma recolha de roupas, em especial roupa térmica e bens essenciais para as mulheres e crianças que estão em deslocação, mas Jorge Ascensão prefere sublinhar que este é um fenómeno nacional.

“Há uma grande mobilização das associações de pais juntamente com as direções a nível nacional. Mas, neste momento não interessa qual é a escola, somos nós todos. E todos nós sentimos que é sempre pouco”, concluiu Jorge Ascensão.

O presidente da Confap voltou a lembrar que “a escola é o reflexo de toda a sociedade”: “Começámos com uma manifestação pública de condenação ao que se estava a passar, mas agora é preciso arregaçar as mangas e ajudar”.

Filinto Lima precisou de recuar quase duas décadas para se lembrar de uma mobilização semelhante: “Esta onda de solidariedade fez-me lembrar os ataques em Timor Leste, quando todos nós em Portugal nos unimos, com vigílias e recolhas de bens essenciais”, disse o diretor recordando o ataque de 1991 ordenado por militares indonésios contra uma multidão de timorenses, que protestava contra a ocupação do país.

“Neste momento, os nossos alunos estão a pôr em pratica aquilo que lhes ensinamos e que cultivamos na escola, que é a solidariedade e a amizade”, saudou Filinto Lima.

No agrupamento de escolas a que pertence Filinto Lima há alunos ucranianos e russos. Até ao momento, Filinto desconhece que tenha havido quaisquer casos de discriminação em relação a crianças russas.

“Penso que as pessoas percebem que de facto a população russa também está amordaçada e conseguem distinguir o que é a população russa do que são as atitudes do governo russo. Até ao momento não senti qualquer atitude contra a população da Rússia. Mas seja como for devemos estar atentos a alguns sinais que possam surgir”, afirmou.

A Rússia lançou na passada quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Barceloshá 12 minutos

Homem de 51 anos constituído arguido por disparar sobre gato em Barcelos

A GNR constituiu arguido um homem de 51 anos que efetuou disparos de arma de ar comprimido contra um gato...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão é palco da Festa da Flor este fim de semana

A autora de temas como Talvez…”, “Dores de Crescimento” e “Seria Estúpido Ligar-te” sobe ao palco da festa no dia...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão espera terça-feira com 24.º graus de “máxima”

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de sol, embora altamente nublado durante a maior parte da tarde e manhã,...

Paíshá 4 horas

APC quer lembrar que quem paga eliminação de portagens será o contribuinte

A Associação Portuguesa de Contribuintes (APC) criticou hoje a proposta do PS de eliminação das portagens, aprovada pelo parlamento, referindo...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio e convívio

É já um dos momentos do ano mais esperados pelos intervenientes e já acontece há mais de 20 anos.No sábado,...

Desportohá 5 horas

Famalicão: GDU de Louredo inaugura “casa renovada”

Na última quarta-feira, dia 01 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, realizou uma visita ao...

Desportohá 5 horas

WRC 2024: Já se testa para mais uma edição do Rally de Portugal

Fama Rádio foi espreitar os reconhecimentos, esta manhã, a Fafe Acompanhe a prova na Fama Rádio entre 8 e 11...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Condutor detido por recusar fazer teste do “balão”

Elementos da Polícia de Segurança Pública procederam à detenção de um condutor de 45 anos, este fim de semana em...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Homem de 27 anos detido com soqueira

Um homem de 27 anos foi detido, este fim de semana, por elementos da PSP no decorrer de um de...

Desportohá 7 horas

Famalicão: FAC marca presença no último Open de acesso ao Nacional de Patinagem Livre

A atleta Bruna Silva da equipa de patinagem do Famalicense Atlético Clube esteve em competição, neste último domingo, quinto e...

Arquivo

Mais Vistos