Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Ordem dos Enfermeiros acusa padre e outros elementos de vacinação indevida em Aveiro

Publicado

em

Várias pessoas, incluindo um padre, foram alegadamente vacinadas contra a covid-19 numa instituição de Valongo do Vouga, Aveiro, sem possuírem prioridade para tal, denunciou esta segunda-feira a secção regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.

O pároco em questão, João Paulo Sarabando Marques, assume ter recebido a vacina por indicação da Fundação da Nossa Senhora da Conceição, que gere dois dos lares a que presta assistência religiosa.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Disseram-me que eu, para continuar a lá ir, tinha de ser vacinado para que não houvesse o risco de eu trazer o vírus de fora”, declarou, sublinhando que os lares em questão, um em Valongo do Vouga e o outro em Macinhata do Vouga, “nem sequer são da paróquia”, afirmou.

O comunicado da Ordem dos Enfermeiros reporta-se a “uma mensagem, partilhada através das redes sociais da secção regional do Centro, que relata que o padre da freguesia, familiares das enfermeiras que administraram a vacina e outros funcionários da instituição (que não lidam diretamente com utentes ou infetados com Covid-19) terão recebido doses da vacina contra a covid-19”.

Isto, “enquanto os próprios bombeiros de Águeda, e enfermeiros do Hospital do Baixo Vouga e auxiliares ainda não foram imunizados”.

O sacerdote, que assume ter tomado a vacina, esclarece que não foi por sua iniciativa e que lhe foi justificado para proteger os idosos que visita, para estar com eles, confessar os que o pretendem e celebrar missa.

“Fui vacinado, mas penso que tudo foi legal e não fui vacinado pela porta do cavalo. Vieram-me trazer o papel para preencher a casa e foi o que fiz, pelo que não vejo nada de errado nisto”, diz.

Sobre o caso em concreto, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), contactada pela Lusa, salvaguarda que, relativamente à identificação das pessoas a quem foi administrada a vacina, e ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados, não lhe “compete divulgar dados médicos sobre a inoculação ou não dos visados”.

A ARS do Centro esclareceu que “a elaboração das listas de vacinação são da responsabilidade dos lares e IPSS identificadas pela Segurança Social, de acordo com os critérios estabelecidos pela Direção Geral de Saúde”.

“A Segurança Social fornece à Administração Regional de Saúde do Centro a listagem de lares com o número de utentes e profissionais a vacinar”, diz.

Por outro lado, acrescenta, “a administração das vacinas junto dos profissionais e utentes, por parte dos profissionais destacados para o efeito, é realizada dos lares e unidades de cuidados continuados, não competindo à Administração Regional de Saúde, nem aos profissionais que as administram, questionar se se tratam ou não de utentes e profissionais afetos à instituição”.

No esclarecimento enviado à Lusa, aquela entidade salienta que “se encontra a decorrer uma auditoria ao processo de vacinação e que a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde encontra-se a monitorizar o cumprimento do plano de vacinação contra a covid-19”.

A Lusa tentou, sem sucesso, contactar a direção da Fundação de Nossa Senhora da Conceição”, de Valongo do Vouga, Águeda.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.482 pessoas dos 720.516 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 14 minutos

Famalicão: Atletas do 365 Running em destaque no Mka – Trail do Calvário

Os atletas do 365 Running de Famalicão estiveram em competição, neste último domingo, no Mka – Trail do Calvário, onde...

Desportohá 1 hora

Famalicão: Riba d’Ave HC vence Murches e vai disputar agora fase de apuramento de campeão

Os atletas da equipa sénior de hóquei em patins do Riba d’Ave HC disputaram neste último sábado a jornada 26...

Famalicãohá 1 hora

230 km de fé, força e coragem

113 peregrinos arrancaram este domingo do quartel dos Bombeiros Voluntários Famalicenses rumo a Fátima.Vão percorrer 230 quilómetros em seis dias....

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: Atletas do Liberdade FC em evidência na 1ª Milha Urbana Cidade de Braga

Os atletas do Liberdade FC estiveram neste último sábado em competição na 1ª Milha Urbana Cidade de Braga, realizada pela...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Clube de Xadrez da DIdáxis apura-se para a final da Taça de Braga de Xadrez

O Clube de Xadrez A2D da Didáxis de Famalicão este em competição neste último sábado e domingo na 24.ª edição...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Fernando Silva conquista medalha de ouro no Campeonato Open BTT de Vila do Conde

Os atletas da União Ciclista de Vila Nova de Famalicão estiveram em competição, este último sábado, em mais uma etapa...

Desportohá 3 horas

Atletas de núcleo do FC Famalicão na Suíça participam na Meia-Maratona de Genéve

Os atletas de Famalicão Carlos Osório Hilário Martins José Fernandes e António Oliveira Tonanha estiveram neste último sábado e domingo...

Desportohá 3 horas

“As contas do título ao Famalicão dizem pouco”- Evangelista focado antes no crescimento da equipa

Na sequência da partida entre FC Famalicão e Benfica que ditou o grande campeão da época 2023/2024, o Sporting, o...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: mulher atropelada esta manhã no centro da cidade

Um mulher foi atropelada por um veículo ligeiro na manhã desta segunda-feira no centro da cidade de Famalicão, concretamente, na...

Desportohá 14 horas

Veja os golos! FC Famalicão 2-0 SL Benfica

O FC Famalicão venceu esta noite o SL Benfica por duas bolas a zero no Estádio Municipal de Famalicão em...

Arquivo

Mais Vistos