Siga-nos nas redes

País

Comissão Europeia pede a Portugal mais esforço no combate à corrupção

Publicado

em

Considerando que não basta existirem leis nacionais anti-corrupção, a Comissão Europeia quer que Portugal “faça mais” para a combater, nomeadamente dando mais recursos e especializando autoridades policiais.

“Vamos pedir às autoridades portuguesas para fazerem mais [no combate à corrupção], relativamente à alocação de recursos e à formação e especialização das autoridades policiais”, diz Didier Reynders em entrevista, em Bruxelas.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Em causa está o relatório sobre o Estado de direito na União Europeia (UE) apresentado em setembro de 2020 pela Comissão Europeia e que estará hoje em discussão na Assembleia da República. No caso de Portugal, uma das maiores preocupações é a falta de meios para o combate à corrupção.

“Estamos certos de que o enquadramento legal existe, mas há limitações a uma luta eficiente contra a corrupção e isso deve-se à falta de recursos e de especialização das autoridades policiais”, vinca Didier Reynders, que irá hoje discutir este relatório com o parlamento português.

“É útil estarmos presentes no parlamento nacional, porque teremos não só uma discussão com o partido do Governo, mas também com a oposição, e tentarei fazer o mesmo com a sociedade civil”, acrescenta o comissário europeu.

O Relatório de 2020 sobre o Estado de direito refere que, em Portugal, “o quadro jurídico-penal para combater a corrupção já se encontra, em grande medida, em vigor”, estando também a ser “elaborada uma estratégia nacional de combate à corrupção”.

Porém, de acordo com o documento, as “diferentes respostas políticas e legislativas constituem uma manta de retalhos”, além de que “a falta de recursos e de especialização das autoridades policiais tem condicionado os resultados dos processos judiciais contra a corrupção”.

“Nós não criticamos o enquadramento legal — e estamos seguros de que existe um quadro legal para a luta contra a corrupção –, mas é mais uma questão de recursos e essa foi a dificuldade que identificámos”, precisa Didier Reynders.

O responsável diz também à Lusa que “é preciso analisar, num futuro próximo, as disposições orçamentais para o combate à corrupção no que toca à especialização das autoridades policiais e se será possível haver estruturas dedicadas ao combate à corrupção”.

Já notando que, em 2019, foi adotado um pacote legislativo sobre a transparência nos cargos públicos, declarações de património e rendimentos e incompatibilidades, Didier Reynders sublinha ser “preciso vê-lo em funcionamento”.

“Quando se criam regras para declarações de património e rendimentos e as incompatibilidades é preciso implementá-las e monitorizá-las”, reforça.

E sintetiza: “É, acima de tudo, uma questão de implementação [das medidas anunciadas] e essa aplicação não passa apenas por criar novas unidades — como a entidade dedicada à transparência –, mas sim com recursos suficientes e é isso que vamos monitorizar”.

Esse relatório menciona ainda que “o sistema judicial português continua a apresentar algumas carências em termos de eficiência, nomeadamente nos tribunais administrativos e fiscais” e, sobre esta questão, Didier Reynders defende que Portugal deve apostar “cada vez mais em ferramentas digitais”.

Ainda antes do lançamento do novo relatório sobre o Estado de direito na UE, em julho próximo, o comissário quer ver progressos nesta área da digitalização dos sistemas judiciais, exortando Portugal a fazer esta aposta através do seu plano nacional de recuperação e resiliência, com base no fundo criado para o pós-crise da covid-19.

“É muito importante que todos os países deem atenção à digitalização do sistema judicial. Espero que esta seja não só uma prioridade de Portugal, mas também de todos os Estados-membros”, adianta Didier Reynders.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 55 minutos

Famalicão: Festival de Folclore do Rancho Regional de Fradelos regressa a 26 de maio

O Rancho Regional de Fradelos regressa, no dia 26 de maio, com mais uma edição do seu Festival de Folclore,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em duas viaturas em Bente

Um incêndio deflagrou, na tarde desta quinta-feira, em dois veículos ligeiros na Rua Benedito, na freguesia de Bente, em Famalicão....

Desportohá 2 horas

Famalicão: Alunos do AECCB brilham no Campeonato de BTT CLDE Braga

Dois grupos de atletas de BTT, compostos por alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco participaram no Campeonato de...

Famalicãohá 3 horas

“É urgente reconhecer definitivamente o ensino profissional”, defendeAmadeu Dinis, presidente da ANESPO

O famalicense Amadeu Dinis assumiu, no dia 12 de abril, o cargo de presidente da direção da Associação Nacional de...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Adepto que insultou Chiquinho proibido de entrar em recintos desportivos por 2 anos

O autor dos insultos racistas ao futebolista Chiquinho foi punido com a proibição de acesso a recintos desportivos durante dois...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Delães celebra Festa em Honra de Nossa Senhora das Candeias a 18 e 19 de maio

A freguesia de de Delães, em Famalicão, celebra nos dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo) a Festa...

Famalicãohá 5 horas

Dia da Europa assinalado em Famalicão

O município de Vila Nova de Famalicão assinalou esta quinta-feira o dia da Europa, com uma cerimónia simbólica que decorreu...

Desportohá 5 horas

Roteiro Associativo em destaque: o FamaBasket

O FamaBasket nasceu em Vila Nova de Famalicão há cinco anos. É um clube dedicado integralmente à formação do basquetebol...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão: Puma Rodriguez destaca foco da equipa para conquistar mais uma vitória

Com o aproximar de mais uma jornada da I Liga Portuguesa, o futebolista do FC Famalicão Puma Rodriguez, autor do...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Trail e caminhada da APGSL trouxe deporto e convívio ao Monte de Santa Catarina

A Associação Portuguesa de Gestão da Sinistralidade Laboral esteve reunida, no dia 28 de abril para celebrar o Dia Mundial...

Arquivo

Mais Vistos