Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Paulo Cunha vice-presidente do PSD acusa Governo de falta de diálogo com os advogados

Publicado

em

O vice-presidente do PSD Paulo Cunha acusou, este domingo, o Governo de falta de diálogo com os advogados, considerando “legítimas” as reivindicações daquela classe profissional, que ameaça “fazer parar a justiça” perante uma proposta de alteração dos seus estatutos.

“A anunciada greve dos advogados é, tão só, o último momento de um longo caminho marcado pela incapacidade de o Governo corresponder aos anseios dos mais diversos setores sociais”, disse hoje Paulo Cunha no Porto, na sede distrital do PSD.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Na quinta-feira, a Ordem dos Advogados anunciou que vai lutar e utilizar “todos os meios ao dispor”, nomeadamente “parar a justiça”, para protestar contra a proposta do Governo de alteração aos estatutos, que considera violar os princípios do Estado de direito.

O responsável do PSD considerou “legítimas as reivindicações dos advogados, que além da progressiva dificuldade de acesso à profissão e de um regime de previdência que os onera de forma injusta, são agora objeto de desrespeito governamental na organização e exercício da sua atividade”.

“Já não restam dúvidas sobre a manifesta incapacidade do Governo de dialogar com os mais diversos setores sociais”, disse hoje Paulo Cunha aos jornalistas, frisando a necessidade de se “pacificar a relação entre o Estado e os diferentes prestadores de serviços públicos”.

O também presidente da distrital de Braga do PSD considerou importante fugir “ao habitual recurso a expedientes como os serviços mínimos, a declaração de ilegalidade de ações grevistas, ou a própria requisição civil”.

Para Paulo Cunha, o Governo “impõe soluções aos mais diversos setores sociais, sem que previamente desenvolva diligências de concertação”.

O vice-presidente do PSD classificou ainda de “inexplicável” e “incompreensível” a alegada aceleração do processo legislativo antes das férias parlamentares, visando alterar o ordenamento jurídico das ordens profissionais, na origem da contestação dos advogados.

Na terça-feira, mais de 2.200 advogados, reunidos em assembleia geral extraordinária, mandataram a OA e a bastonária, Fernanda de Almeida Pinheiro, para adotar medidas e “fazer parar a justiça” se a proposta do Governo de alteração aos estatutos não respeitar os princípios da profissão.

A proposta de alteração ao estatuto da Ordem dos Advogados, em conjunto com os estatutos das demais ordens, chegou à OA na quarta-feira por volta das 23:00 com prazo de resposta de 48 horas úteis, ou seja, até ao dia 13 de junho, dia feriado em Lisboa (cidade onde se situa a sede da OA e o Ministério da Justiça).

Fernanda de Almeida Pinheiro considerou esta proposta “inaceitável”, que pretende afastar os cidadãos da justiça, não podendo a OA “nunca compactuar com uma situação destas”, criticando ainda a hora em que o MJ enviou a proposta, sustentando que demonstra “a falta total de respeito pela instituição e pela advocacia portuguesa”.

“Aproveitaram o momento que é tradição em Lisboa de maior descanso para propor algo desta dimensão a todas as ordens profissionais”, referiu, acrescentando que o documento “reflete tudo aquilo que a OA disse que eram as linhas vermelhas”.

Segundo a OA, a proposta do MJ permite que organismos públicos, nomeadamente municípios, juntas de freguesia, associações, organizações não-governamentais, funcionários públicos, empresas e não licenciados em direito possam prestar consulta jurídica sobre todas as matérias, sem qualquer supervisão por entidade externa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 2 horas

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 2 horas

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 2 horas

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Ruivães acolhe Mostra Comunitária este sábado

Ruivães acolhe, este sábado, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado à exposição do melhor que se faz nesta freguesia...

Economiahá 15 horas

Governo prepara investimento “forte” no abastecimento e armazenamento de água

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou hoje que o Governo vai “investir forte” no abastecimento e armazenamento de...

Regiãohá 16 horas

Centro Cultural de Vila das Aves apresenta “Rostos da Democracia” da artista plástica Mafalda Rocha

De 4 de maio a 29 de junho, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves será o palco da...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuva persistente já a partir da meia noite

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de chuva embora com condições mais adversas do que as registadas nas últimas...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Ruivães apresenta a sua Mostra Comunitária este sábado

Ruivães apresenta este sábado a sua Mostra Comunitária, um evento a realizar no Adro da Igreja de Ruivães, que pretende...

Desportohá 19 horas

Confiança de Zaydou intacta perante SLB: FC Famalicão pronto para ganhar mais 3 pontos

Joga-se este domingo mais uma jornada desta reta final de mais uma edição da I Liga de futebol português que...

Arquivo

Mais Vistos