Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: PS e autarca da UF de Ruivães e Novais “aquecem” sessão da Assembleia Municipal

Publicado

em

O presidente da Junta da União de Freguesias (UF) de Ruivães e Novais e a bancada do Partido Socialista envolveram-se em trocas de palavras azedas na última sessão da Assembleia Municipal (AM) de Famalicão, realizada na passada quinta-feira. 

O vereador socialista Eduardo Oliveira, e líder da concelhia do PS, acabou mesmo por abandonar a sessão e, depois, em comunicado, justificou o ato por se ter sentido insultado pelo autarca de Ruivães e Novais. 

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Tudo começou, logo no início dos trabalhos, no  período antes da ordem do dia, quando Duarte Veiga, presidente da Junta da UF de Ruivães e Novais, apresentou uma moção para “segundo as suas palavras, “repor repor a verdade” face ao um comunicado emitido pela Concelhia do PS no qual acusava a Assembleia de Freguesia (AF) de Ruivães e Novais de comportamentos anti-democráticos.

Duarte Veiga disse que  todos os membros que compõem a Assembleia Municipal e a AF de Ruivães e Novais foram visados através desse comunicado do PS, emitido no passadodia 9 de janeiro, e que, segundo o autarca, estava “carregado de calúnias e mentiras”.

A reação do PS não se fez esperar e Jorge Costa, líder da bancada socialista, apelidou a intervenção de Duarte Veiga como “um ‘nhó-nhó’ do senhor  presidente de junta, que fala em injúrias e calúnias, mas não refere um único facto”, argumentando que na sessão da AF para debater a questão da desagregação daquela união de freguesias “tentou-se que as abstenções adulterassem o resultado de votação”. “Eu estava lá, e quem lá estava viu o que se tentou ali fazer”, acrescentou.

O autarca de Ruivães e Novais voltou à carga para acusar, novamente, o PS de proferir mentiras e calúnias e atirou-se a Eduardo Oliveira, presidente da Concelhia socialista, chamando-lhe ““energúmeno que se esconde atrás de um partido político”.

Nessa altura, o presidente da Mesa da AM em exercício, Luís Ângelo Oliveira, pediu contenção nas palavras e Jorge Costa saltou para o púlpito para acusar Duarte Veiga de ter proferido um “ataque pessoal, vil e malcriado”.

A moção acabaria por ser aprovada com 48 votos a favor, 14 contra e duas abstenções.

Eduardo Oliveira abandonou a sessão

Esta sexta-feira, ao final do dia, um dia depois da sessão da AM, a Concelhia de Famalicão do PS reagiu ao sucedido, em comunicado enviado à imprensa, onde afirma que o seu líder “foi insultado”. 

Nesse comunicado, Eduardo Oliveira refere que “o que está em causa é a dignidade e respeito pelos órgãos de poder local, não posso, por isso, tolerar este tipo de atitude.”
Acrescentou que “a  minha honra não será nunca abalada por este tipo de insultos e não posso aceitar que o presidente da Mesa não tenha repudiado, de forma veemente, este tipo de conduta, interrompendo de imediato o orador no momento do insulto.”
O Partido Socialista salienta que o presidente da Mesa da Assembleia Municipal e também o presidente da Câmara deveriam ter repudiado este tipo de insulto e “terem defendido a honra do vereador”.  

Eduardo Oliveira abandonou a Assembleia Municipal, após a votação do voto de pesar proposto pelo Partido Socialista e aprovado por unanimidade, e pelo minuto de silêncio em honra de  Joaquim Loureiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 6 horas

Hóquei: FAC recebe esta tarde o Benfica para cumprir calendário

Com a descida à segunda divisão de Hóquei em Patins, depois da derrota por 4-0, na quarta-feira passada, em Braga,...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Colisão provoca ferimentos a cinco pessoas, entre elas duas crianças

Cinco pessoas, entre elas duas crianças de 14 e 7 anos, ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre duas...

Famalicãohá 8 horas

Junta de Lousado, Famalicão, entrega mais de cinco mil euros em bolsas a estudantes universitários

A Junta de Freguesia de Lousado entregou, este sábado, 45 bolsas de estudo a estudantes universitários da freguesia. Foram entregues...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Nine inaugurou Memorial de Homenagem aos ex-Combatentes

Esta manhã foi inaugurado, na freguesia de Nine, Famalicão, um Memorial de Homenagem aos Ex-Combatentes. O Memorial nasceu no largo...

Famalicãohá 11 horas

IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos está a chegar ao fim

Está quase a chegar ao fim a expedição do CAF a Marrocos. A caravana já está de regresso a Famalicão,...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Colisão em Joane provoca um ferido

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo provocou, esta manhã, em Joane, ferimentos ligeiros a um homem. A...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 13 horas

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 13 horas

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 13 horas

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Arquivo

Mais Vistos