Siga-nos nas redes

Economia

Autarquias cobraram 3,5 milhões de euros em impostos e taxas em 2019

Publicado

em

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses revelou que
os municípios cobraram 3.569,6 milhões de euros em impostos e taxas em 2019, com destaque para o IMT, a fonte de receita mais relevante sobretudo para os municípios de grande dimensão.

O documento hoje divulgado realça que “2019 foi um bom ano de coleta fiscal, tendo sido cobrados em impostos diretos, indiretos, taxas e licenças, 3.569,6 milhões de euros”, mais 177,5 milhões de euros que o previsto, “revelando a influência positiva do crescimento económico do país na execução dos orçamentos municipais, nomeadamente, o peso do setor imobiliário nos grandes centros urbanos”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A receita fiscal contribuiu, em média, para 39,5% do total da receita autárquica, com um peso que varia em função da dimensão do município: nos municípios de pequena dimensão esta média situou-se em 16,2% da receita total, nos municípios de média dimensão subiu para 38,6% e nos de grande dimensão para 54,1%.

A totalidade das receitas provenientes de impostos e taxas superaram o total de transferências correntes e de capital em 133,8 milhões de euros.

“Trata-se de uma diferença que se mantém positiva desde 2016”, é salientado.

O IMT cresceu +0,6% (+6,5 milhões de euros) em 2019, apresentando o volume de 1.010,4 milhões de euros.

“Para muitos municípios esta fonte de receita tornou-se a mais relevante, nomeadamente, nos municípios de grande dimensão. Em média esta receita representou 32,2% do montante de impostos diretos cobrados pela totalidade dos municípios”, revelou o Anuário.

O IMI registou em 2019 uma variação negativa de menos 1,4% em relação ao ano anterior, para um valor global de 1.489,0 milhões de euros.

Em sentido inverso, em 2019, os valores de cobrança de IMI nas duas Regiões Autónomas continuaram a crescer, mantendo a tendência ascendente desta receita: na Região dos Açores +1,8%, +0,4 milhões de euros, ao totalizar 21,5 milhões de euros, e na Região da Madeira +1,3%, +0,4 milhões de euros, ao registar-se um total de 29,3 milhões de euros.

O Imposto Municipal de Circulação (IUC) apresentou em 2019 uma variação positiva de +3,9% para um total de 287,2 milhões de euros, mais 10,9 milhões de euros do que no ano anterior, reforçando “o impacto positivo na economia municipal da renovação do parque automóvel — um dos indicadores do crescimento económico”.

O documento destaca ainda que, após um ligeiro decréscimo em 2018, também a receita de derrama apresentou no ano passado “um crescimento considerável de +14,9% (+45,8 milhões de euros), implicando um peso na receita fiscal de 11,3%”.

???????Os impostos diretos contribuíram em 88% (3.142,1 milhões de euros) para a estrutura global da receita fiscal, os impostos indiretos pesaram apenas 4,6% (165,9 milhões de euros) e as taxas, multas e outras penalidades 7,3% (261,6 milhões de euros).

O Porto, Cascais, Portimão, Loulé e Coimbra foram os municípios que em 2019 apresentaram maior peso de receitas provenientes de impostos, taxas e licenças, no total da receita cobrada.

Lisboa está em 29º na lista, que relaciona o peso das receitas provenientes de impostos nas receitas cobrada, salientando o estudo que o peso da receita fiscal na capital “baixou -16,8% devido essencialmente à descida do IMT (-50,9 milhões de euros, -20%)”.

No entanto, é Lisboa que encabeça a lista dos municípios que em 2019 apresentaram maior valor de receita fiscal (532.336.981 euros), seguida do Porto (179.850.240), Cascais (152.522.546), Sintra (107.309.716) e Oeiras (102.256.645).

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é um trabalho conjunto entre a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Sexta-feira com “máximas” de 28.º graus e céus parcialmente nublados

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia de sol e com céus parcialmente nublados, de acordo com as previsões do Instituto...

Desportohá 7 horas

Famalicão: Cinco atletas da PatinAve apuradas para competições nacionais

A PatinAve – Academia de Patinagem do Ave tem três das suas atletas apuradas para o Campeonato Nacional Solo Dance...

Desportohá 8 horas

FC Famalicão: Evangelista quer sobriedade na equipa após vitória frente ao SL Benfica

O treinador do Famalicão defendeu hoje que se a equipa se deixar “embebedar com a vitória frente ao Benfica” na...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Festival de Folclore do Rancho Regional de Fradelos regressa a 26 de maio

O Rancho Regional de Fradelos regressa, no dia 26 de maio, com mais uma edição do seu Festival de Folclore,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em duas viaturas em Bente

Um incêndio deflagrou, na tarde desta quinta-feira, em dois veículos ligeiros na Rua Benedito, na freguesia de Bente, em Famalicão....

Desportohá 11 horas

Famalicão: Alunos do AECCB brilham no Campeonato de BTT CLDE Braga

Dois grupos de atletas de BTT, compostos por alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco participaram no Campeonato de...

Famalicãohá 11 horas

“É urgente reconhecer definitivamente o ensino profissional”, defendeAmadeu Dinis, presidente da ANESPO

O famalicense Amadeu Dinis assumiu, no dia 12 de abril, o cargo de presidente da direção da Associação Nacional de...

Desportohá 12 horas

FC Famalicão: Adepto que insultou Chiquinho proibido de entrar em recintos desportivos por 2 anos

O autor dos insultos racistas ao futebolista Chiquinho foi punido com a proibição de acesso a recintos desportivos durante dois...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Delães celebra Festa em Honra de Nossa Senhora das Candeias a 18 e 19 de maio

A freguesia de de Delães, em Famalicão, celebra nos dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo) a Festa...

Famalicãohá 14 horas

Dia da Europa assinalado em Famalicão

O município de Vila Nova de Famalicão assinalou esta quinta-feira o dia da Europa, com uma cerimónia simbólica que decorreu...

Arquivo

Mais Vistos