Economia
Preço das casas aumentou 8,8% no último ano
O preço das casas em Portugal aumentou 8,8% em 2023 face a 2022, segundo dados da Alfredo, tendo no final do ano passado os imóveis residenciais sido transacionados a uma média de 2.330 euros por metro quadrado.
De acordo com o balanço dos dados imobiliários de 2023 divulgado hoje pelo Doutor Finanças, especialista em finanças pessoais, em conjunto com a plataforma de inteligência artificial Alfredo, houve regiões onde os valores subiram mais de 20%, com Santarém a destacar-se (22,8%), seguida de Viana do Castelo (20,9%).
Por outro lado, o menor aumento foi registado em Évora, com um crescimento de 2,2%, seguida por Beja, onde o preço médio cresceu 4%, enquanto Portalegre (-3,6%), Guarda (-2,4%) e Vila Real (-2,3%) foram os únicos municípios onde os preços diminuíram.
Além do aumento dos preços do imobiliário ao longo do ano, em 2023 verificou-se também uma queda do número de imóveis disponíveis no mercado, sobretudo em determinadas zonas no país. Assim, se a nível nacional a diminuição foi ligeira, de apenas 0,77%, há capitais de distrito, como Lisboa, onde a queda de apartamentos no mercado foi de 76%, enquanto o Porto liderou a redução no que se refere à oferta de moradias, com uma quebra de 80%.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Feira Grande de São Miguel termina com tradicional desfolhada
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Atletas do FAC convocados para estágio da Seleção Nacional
-
Famalicãohá 5 dias
Agrupamento D. Maria II assinalou Dia do Desporto Escolar com modalidades para todos
-
Paíshá 3 dias
Preço do cabaz alimentar ficou mais barato dois euros