Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Academia de futebol em Riba de Ave estava a ser investigada desde 2020

Publicado

em

A investigação que levou a buscas numa academia de futebol em Riba de Ave, no concelho de Famalicão, num contexto de eventual tráfico de seres humanos, começou em 2020, disse hoje o ministro da Administração Interna.

“Esta é uma entre muitas operações. As práticas de crimes que atentem contra a dignidade de todo o ser humano merecem um combate sem tréguas que tem que ser feito. Esta investigação começou em 2020, antes dos alertas do sindicato [dos futebolistas]”, afirmou José Luís Carneiro, no Porto, à margem da apresentação do programa Verão Seguro.

A afirmação do governante surgiu quando confrontado com as declarações à Lusa, na quinta-feira, do presidente do sindicato dos futebolistas, Joaquim Evangelista, que deu conta que, em 2021, o sindicato alertou o então secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, para o problema, explicando que esta “é uma função do Estado”.

Segundo o sindicalista, foram convocadas as organizações diretamente ou indiretamente envolvidas neste caso, nomeadamente o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Segurança Social, o Ministério dos Negócios Estrangeiros”, “houve uma reunião”, mas “nada mais foi feito”.

“As operações relativas à investigação sobre tráfico de seres humanos e os tempos e os termos estão na dependência do Ministério Público (MP), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) atuou sob alçada e coordenação do MP e sobre isso mais nada lhe posso dizer porque está em segredo de justiça”, explicou José Luís Carneiro.

Segundo o ministro, “as investigações têm o seu tempo, tem o seu curso, precisam de estabelecer conexões de causalidade (…) esta começou em 2020 e agora está a ficar concluída para que se possa fazer justiça aqueles que tenham sido vítimas de tráfico de seres humanos”.

Na quarta-feira, o SEF anunciou que foram constituídos arguidos dois cidadãos portugueses e cinco sociedades, no âmbito da investigação por eventual tráfico de seres humanos com epicentro numa academia de futebol em Famalicão.

As buscas aconteceram numa academia de futebol em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, e estenderam-se ainda à casa do presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Costa, ligado àquela academia, que, entretanto, renunciou ao cargo.

O Governo, através do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, já classificou a situação como “inaceitável, chocante e condenável”, e garantiu que irá apresentar, no próximo Conselho Nacional do Desporto, um conjunto de propostas, algumas delas de caráter legislativo, para que se responda “com força e com brevidade a um flagelo que teima em não abandonar o nosso território e mais concretamente o desporto”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 3 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 4 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Câmara Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 6 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 7 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 9 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos