País
Famalicão: Auchan distinguida pelo seu esforço no combate ao desperdício alimentar
A Auchan Retail Portugal acaba de ser distinguida pelo seu trabalho no combate ao desperdício alimentar, no âmbito do projeto estratégico “Militantes do desperdício zero”, com o selo da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), ‘Produção Sustentável Consumo Responsável’. Para esta distinção, contribuiu um conjunto de iniciativas que tem vindo a desenvolver, no sentido de responder ao compromisso de reduzir para cerca de metade, até 2025, o desperdício alimentar.
A campanha de Natal dos últimos dois anos foi uma das iniciativas da marca, com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Zero Desperdício como parceiros, que veio reforçar este compromisso e teve como protagonista a Birdbox, desafiando todos a ter um papel ativo no combate ao desperdício alimentar. As vendas em loja da Birdbox, nos anos 2021 e 2022, permitiram contribuir com cerca de 130 mil euros, o que representa cerca de 40.000 refeições solidárias disponibilizadas pela Cruz vermelha Portuguesa a cidadãos em condição de vulnerabilidade.
A redução do desperdício é um compromisso da Auchan, que trabalha, diariamente, em novas soluções que combinem a prevenção do desperdício com a conveniência do melhor preço para o consumidor, sem prejuízo para a qualidade dos produtos, seja através de uma gestão operacional rigorosa, seja na formação dos seus colaboradores. No âmbito da estratégia ‘Desperdício Zero’, a empresa desenvolve iniciativas que passam, entre outras, por uma oferta comercial que permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita, como é o caso da venda avulso, ou pela compra de produtos com desconto, cuja data de validade se aproxima do fim (produtos identificados com etiqueta laranja de desconto).
No combate ao desperdício alimentar, a Auchan Retail Portugal conta outras iniciativas como a parceria com a Too Good To Go, desde 2020, que já permitiu salvar cerca de 175 mil refeições e reduzir cerca de 435 toneladas de CO2; ações de economia circular, como o pão para culinária (venda de pão do dia anterior, que pode ser utilizado para culinária a um preço mais baixo), o bolo de banana (feito com as bananas demasiado maduras da loja), o PET natural (carne em aproximação da data de validade, que vem diretamente da secção do Talho, para cães e gatos); e ainda a doação de excedentes à comunidade, nomeadamente, a instituições de solidariedade social, na proximidade das lojas. Fruto desta iniciativa foram doadas, em 2022, aproximadamente 2,9 milhões de euros.
PASSOU EM DIRETO
-
Barceloshá 1 semana
Seis pessoas feridas após colisão rodoviária em Barcelos
-
Guimarãeshá 6 dias
Nuno Melo: Caderno de encargos para recuperar Padrão de S. Lázaro em Guimarães já se encontra concluído
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Esmeriz e Cabeçudos inauguram nova Casa Mortuária este domingo
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira