Siga-nos nas redes

Economia

Governo reduz apoio para carregamento de veículos elétricos em 2023

Publicado

em

 O Governo baixou o apoio ao carregamento de veículos elétricos, de 0,2614 euros este ano, para 0,1902 euros em 2023, acompanhando a descida dos preços da mobilidade elétrica aprovados pelo regulador, segundo despacho hoje publicado.

O apoio, um desconto ao custo de cada carregamento registado na rede de mobilidade elétrica nacional, “assume o valor de 0,1902 euros por cada carregamento” efetuado até ao dia 31 de dezembro de 2023, segundo o despacho assinado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, com efeitos a partir de 01 de janeiro de 2023.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Na atual conjuntura de evolução da tarifa de energia no setor elétrico, importa manter alguma estabilidade nos preços de carregamento na rede de mobilidade elétrica nacional, através de um apoio aos utilizadores de veículos elétricos que ajude a promover a adoção deste tipo de veículos”, justifica o governante, no preâmbulo do diploma.

O apoio ao carregamento de elétricos, com verbas do Fundo Ambiental, este ano “neutraliza o acréscimo de tarifas, mantendo este encargo no patamar aplicado em 2021”, afirmou há um ano, quando anunciou o apoio para este ano, o Ministério do Ambiente e Ação Climática, numa nota divulgada, explicando que, com este apoio, os utilizadores finais pagariam este ano “exatamente o mesmo que pagaram” em 2021.

A descida de 0,0712 euros do apoio ao carregamento de veículos elétricos acompanha a redução dos preços das tarifas de mobilidade elétrica de 12% para o próximo ano, face a 2022, aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

“Para o ano de 2023, os preços das tarifas aplicáveis a Comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME), Operadores de ponto de carregamento (OPC) e detentores de pontos de carregamento (DPC) reduzem-se em cerca de 12% face às tarifas praticadas no ano 2022”, referiu o regulador numa nota divulgada em meados deste mês.

Segundo a ERSE, as reduções de 12% das tarifas da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME) representam “um efeito adicional de -0,11 euros por cada 100 km” (quilómetros) a título de exemplo.

De acordo com os dados divulgados pela ERSE, em 2021, a rede de mobilidade elétrica permitiu a realização de mais de 1,38 milhões de carregamentos, num total de 4.959 pontos de carregamento.

As previsões para 2023 apontam para que a rede de mobilidade elétrica atinja os 3,67 milhões de carregamentos, aumentando 57% face à estimativa de 2,34 milhões de carregamentos para este ano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I em destaque no “Open Day” da Lusíada

Um grupo de alunos das turmas do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Contabilidade e 12.º ano de...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Chuva regressa na próxima segunda-feira

A chuva deverá regressar a Famalicão, já na próxima segunda-feira, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda apresenta o Dia da Revolução pelos olhos de Mário Cesariny

A exposição “Mário Cesariny: em todas as ruas te encontro”, patente na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão, tem agora...

Bragahá 7 horas

Professor na Póvoa de Lanhoso detido por suspeita de 2 mil crimes de abuso de crianças

Um professor do 1.º Ciclo na Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos...

Paíshá 8 horas

Autoridades apelam ao bom comportamento do público durante o Rali de Portugal

O Automóvel Club de Portugal (ACP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) apelaram hoje ao bom comportamento dos adeptos ao...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão espera “máximas” de 29.º graus esta sexta-feira

Famalicão espera, nesta quinta-feira um dia de sol embora com céus nublados e “máximas” próximas dos 30.º graus, de acordo...

Desportohá 9 horas

WRC Rally de Portugal 2024: Imagens do segundo dia de reconhecimentos em Fafe

Último dia de reconhecimentos no WRC Rally de Portugal. A Fama Rádio leva-o até à Catedral dos Desportos Motorizados onde...

Bragahá 9 horas

Sacos forrados com alumínio para roubar em lojas: “Gang” do Norte recusa falar em Tribunal

Sete dos oito suspeitos de dezenas de furtos em lojas comerciais do Norte e Centro do país, entre 2019 e...

Famalicãohá 10 horas

Peregrinos de Fátima garantem vitalidade: “Há grupos com muita gente nova”

A quatro dias do início da peregrinação de 12 e 13 de maio, são muitos os peregrinos que, principalmente do...

Famalicãohá 11 horas

GD Natação de Famalicão conquista múltiplas medalhas de ouro e prata no Torneio Masters ANNP

Os atletas que integram o escalão Masters da equipa do GN Natação de Famalicão estiveram em evidência, neste que foi...

Arquivo

Mais Vistos