Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Festival BINNAR dedicado às artes decorre até 25 de novembro

Publicado

em

Arrancou esta terça-feira a 7.ª edição do Festival BINNAR, de Famalicão, dedicado às artes, com a exposição coletiva ‘Something and Post-Something’, que vai estar patente na Casa-Museu Soledade Malvar até ao fim do festival, que acontece a 25 de novembro.

Concertos, exposições, cinema, workshops e formações. São várias as propostas do BINNAR 2022, criado e produzido pela plataforma BINNAR, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que vão trazer ao concelho famalicense inúmeros artistas e grupos artísticos, com destaque para o concerto de Tiago Sousa, a 12 de novembro pelas 22h00, na Fundação Castro Alves em Bairro.

Na sua atuação, o compositor e pianista vai revisitar alguns temas dos álbuns ‘Organic Music Tapes Vol.1’ (2022) e ‘Oh Sweet Solitude’ (2020), e vem apresentar antecipadamente o seu novo álbum ‘Ripples on The Surface’, cujo lançamento está a ser preparado.

Para além deste concerto, refira-se que já esta quinta-feira, 10 de novembro, o Pequeno Auditório da Casa das Artes de Famalicão vai receber o Festival Galego de vídeo-poesia MARXE, a partir das 21h45, seguido da projeção do documentário ‘Lisboa, Cidade Triste e Alegre’ (2022) de João Trabulo, numa iniciativa desenvolvida em parceria com o Cineclube de Joane.

Refira-se que o festival BINNAR realiza-se em Vila Nova de Famalicão desde 2016. Ao longo dos anos, o festival tem agregado várias parcerias e diferentes espaços da cidade e do concelho, entre os quais, museus, galerias, fundações, escolas, entre outros, de forma a apresentar um programa que junta artistas consagrados e emergentes.

A entrada em todos os eventos e atividades do BINNAR é gratuita. Mais informações em www.binnar.org .

BINNAR 2022

EXPOSIÇÕES

SOMETHING AND POST-SOMETHING (COLECTIVA)

08-25 NOV | CASA-MUSEU SOLEDADE MALVAR

Exposição colectiva “Something and Post-Something” com: Benna Gaen Naris, Capitana F, Carla Novak, Coalfather Industries, Maria Belen Amitrano, Shubhodeep Roy, Solana Lanchares, Stanko Gagrčin. Há sempre um antes e um depois, um pré e um pós. No centro da acção, reside a acção em si, vivendo de si mesma, em impulso, um agir à volta de visões em perspectiva acerca do lugar que a expressão adquire através de nós.

NEST (COLETIVO INTERSTRUCT )

19-25 NOV | CASA DO TERRITÓRIO

Residência artística e instalação de Interstruct Collective. Tendo como ponto de partida  narrativas sugeridas pela fauna, flora ou fragmentos arqueológicos inscritos na paisagem do Parque da Devesa, o InterStruct propõe a criação de uma peça site-specific para pensar caminhos mais sustentáveis para as relações entre comunidades humanas e não humanas.

VINCENT MOON (SCREENING / INSTALAÇÃO)

20 NOV_14h-18h | MOSTEIRO DE ARNOSO SANTA EULÁLIA

Um olhar, um ouvir, um sentir na viagem de vida construída de belos rituais, humanidade e arte. Uma mostra do trabalho de Vincent Moon – screening em loop de um momento realizado no âmbito do “Arte Pensamento Som”, em parceria com a UCP.

CONCERTOS/PERFORMANCES

TIAGO SOUSA

12 NOV_22h00 | FUNDAÇÃO CASTRO ALVES

Tiago Sousa prepara o lançamento de um novo álbum chamado “Ripples on The Surface” e que vem apresentar antecipadamente, assim como revisitar alguns temas dos álbuns “Organic Music Tapes Vol.1” e “Oh Sweet Solitude”. Nestes novos registos, explora uma nova abordagem estética minimalista de música orgânica. Música orgânica procura a expressão pelo mesmo processo com que se formam os padrões da Pedra Jade, os veios da madeira ou a fibra dos músculos, cuja irregularidade e aleatoriedade formam padrões de uma beleza única e irrepetível, acessíveis aos sentidos mas difíceis de definir por palavras. São composições que se assemelham a nebulosas de estrelas e planetas, com a sua massa de contornos pouco nítidos e indeterminados.

SOLAR CORONA ELEKTRISCHE MASCHINE

19 NOV_18h00 | MOSTEIRO DE ARNOSO SANTA EULÁLIA

Desprendidos a momentos da sua matriz rock, a banda Solar Corona apresenta-se no BINNAR num formato musical de carácter mais exploratório. Diz-nos a Glam Magazine sobre Solar Corona Elektrische Maschine: “improvisação alçada em instrumentos electrónicos, digitais e analógicos, novas percussões com novos métodos de amplificação/processamento e um baixo como fundação de groove, explorando a repetição e a imprevisibilidade”.  Um concerto especial num local único. Uma viagem…

Entrada livre Infos: www.binnar.org

CINEMA 

MARXE + JOÃO TRABULO (Parceria com Cineclube de Joane)

10 NOV | CASA DAS ARTES DE FAMALICÃO

Marxe é um festival de videopoesia que promove a criação poética e a construção de redes entre videopoetas de todo o mundo. Para além da cidade de Vigo, na edição deste ano ampliam-se as fronteiras e estará também em Famalicão, dentro da programação do festival BINNAR.

+

Projeção do filme ‘Lisboa, Cidade Triste e Alegre.’ (2022). Lisboa, 1953. Victor Palla e Costa Martins são amigos, arquitetos e ambos constatam que partilham um gosto intenso em fotografar Lisboa. Fotografam a cidade juntos com o objetivo de mais tarde reunirem essa aventura num livro de fotografia. Tiram mais de 6000 fotografias. Em 1959, Lisboa, cidade triste e alegre é posto a circular em fascículos. O livro permanece esquecido durante meio século e só após a morte de ambos ganha um súbito destaque, tornando-se o photobook português com maior projeção internacional de todos os tempos. Tendo como pano de fundo o ‘poema gráfico’ de Victor Palla e Costa Martins, o filme é um convite à interpretação transversal da cidade de Lisboa, inspirado pelas fotografias dos dois amigos fotógrafos.

WORKSHOPS E FORMAÇÃO

CURSO DE SOBREVIVÊNCIA SONORA E VISUAL EM CENÁRIOS C/ JESÚS ANDRÉS TEJADA

11 NOV_10h30 | INSTITUTO NUN’ALVRES

Masterclass + oficina com o músico, videógrafo, designer e fotógrafo Jesús Andrés Tejada. Este curso procura focar-se nas ferramentas de edição de som/vídeo/foto para resolver os inconvenientes dos eventos performativos em palco de forma prática e descomplicada. Tudo isso com ferramentas de software gratuitas e uma seleção de produtos de hardware para bolsos apertados. 

A PALAVRA COMO AÇÃO C/ MARIA GIULIA PINHEIRO

17-18 NOV | ACE – ACADEMIA CONTEMPORÂNEA DO ESPETÁCULO

Oficina de performance e apresentação ao vivo, com Maria Giulia Pinheiro. Entre o texto lido silenciosamente na cabeça e o texto lido ressoando escandalosamente na boca, há um abismo. A poesia escrita é relativamente recente em comparação à tradição oral e, ainda assim, conserva o ar de importância quando confrontado com o spoken word contemporâneo. Com exercícios de aprimoramento vocal, qualificação da leitura cénica e dos gestos,  a oficina abordará o poder da oralidade na performance. A apresentação do resultado da oficina acontecerá no dia 18 de novembro pelas 11h00.

O LAGARTO C/ ESTEFÂNIA SURREIRA

18 NOV_14h – 16h | ESCOLA BÁSICA LUIS DE CAMÕES

Oficina expressiva de narração dirigida a crianças, tendo como ponto de partida a obra de José Saramago. Estas atividades têm como objetivo dar a conhecer às crianças uma das obras do escritor, enquadrando-se, desta forma, nos festejos do centenário do seu nascimento. Para além disso, e não menos importante, pretende-se reforçar a importância da leitura, da escrita e da liberdade de imaginar e criar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 11 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 12 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 12 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 13 horas

Assembleia Municipal de Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Assembleia Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 14 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 15 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 17 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos