Siga-nos nas redes

País

Grupo “Comunidades Seguras” lança novo grupo para proteção de desastres naturais no Norte do país

Publicado

em

Com o objetivo de manter Portugal seguro e protegido, a Associação Safe Communities Portugal, foi formada há 10 anos para ajudar a cumprir esse objetivo e desde então tem trabalhado em estreita colaboração com o governo na área da proteção civil, tanto na preparação da população em caso de grandes incêndios e tempestades, por exemplo, como em manter as pessoas informadas durante os grandes incidentes.

Parte do trabalho consiste na comunicação através do Facebook, que data de 2009; na realidade, antes da formação da Safe Communities Desde então, desenvolveu-se consideravelmente cobrindo muitos tópicos diferentes de segurança pública e de segurança, incluindo grandes incidentes, tais como: as inundações de Albufeira em 2015, os incêndios de 2017, os incêndios de Monchique 2018, o furacão Leslie em 2018, o furacão Lorenzo em 2019 e, claro, o Covid-19, para citar apenas alguns. Tem um seguimento atual de pouco mais de 55.000 pessoas.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Acompanhamos e analisamos constantemente as várias ameaças que o país enfrenta, procurando as opiniões de vários peritos e uma das ameaças é o impacto das alterações climáticas. Enquanto que isto afeta todo o país, há necessidade de dar particular atenção às áreas do norte continental.

Esta região está a experimentar um clima mais extremo, especialmente nas zonas interiores, com temperaturas superiores a 40.º graus no Verão e abaixo de zero no Inverno. Pode ser quase 100% de humidade relativa um dia, mas abaixo de 10% alguns dias mais tarde. Tempestades de granizo com inundações localizadas estão a tornar-se mais frequentes. Mais de 70% dos incêndios ocorridos em Julho ocorreram nesta região.

Segundo os especialistas, o aquecimento do Atlântico pode dar origem a condições meteorológicas instáveis no Outono, resultando num aumento dos fenómenos meteorológicos extremos (ciclones e mesmo furacões) que se aproximam de nós. O acompanhamento destes em anos anteriores mostrou o impacto principalmente no centro e norte do continente.

Precisamos, portanto, de antecipar, planear com antecedência, estar preparados e tomar iniciativas para ajudar a enfrentar a ameaça. Como resultado, a 6 de Agosto de 2022, a associação lançou um grupo no Facebook: “Alertas sobre a Situação das Comunidades Seguras no Norte de Portugal”.

O grupo abrangerá os Distritos do Porto, Braga, Vila Real, Guarda, Bragança, Aveiro, Viseu e Viana do Castelo, bem como incidentes que se possam desenvolver a sul em Coimbra, Leiria e Castelo Branco. Este grupo será dedicado a assuntos de proteção civil abrangendo: o impacto de condições meteorológicas extremas, incêndios rurais, inundações, ciclones e outros grandes incidentes que afetem a segurança pública. O enfoque é na sensibilização, preparação e ações durante os próprios eventos.

A resposta tem sido encorajadora e nas suas primeiras 24 horas 300 pessoas juntaram-se ao grupo e o número está a aumentar. O feedback tem sido extremamente positivo.

Os membros deste grupo, terão maior acesso a informação relevante e de boas fontes, o que ajudará as pessoas a estarem preparadas e, por conseguinte, ajudará a reduzir o impacto destes grandes incidentes. Quando estes se realizarem, isto proporcionará também um fórum onde as pessoas poderão partilhar e acompanhar os efeitos, o que o ajudará a si e a outros na comunidade também.

O Grupo é administrado por Susan Wright com sede no Porto e David Thomas, mais Fernanda Gonçalves como Moderadora. Pedro Taboada (Ex-Comandante dos Bombeiros no Porto) e outros prestarão apoio técnico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Bragahá 8 horas

Homem gravemente ferido após colisão com veículo pesado na A28 em Esposende

Um homem ficou gravemente ferido, na tarde de hoje, num acidente na Autoestrada 28 (A28) na zona de Esposende, no...

Paíshá 9 horas

Sindicato dos Profissionais de Educação anuncia greve nacional às provas de aferição

O Sindicato de Todos os Profissionais de Educação (Stop) anunciou hoje uma greve nacional ao processo de avaliação e ao...

Desportohá 9 horas

Hóquei: Sub-17 e Sub-15 do FAC distinguidos pela AP Minho

O intervalo do jogo que opôs a equipa de hóquei em patins do FAC e o Benfica, no último sábado,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Termómetros sobem aos 28.º graus esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia de sol e com “máximas” próximas dos 30.º graus, assim indicam as previsões do...

Famalicãohá 11 horas

Clube Automóvel Antigo e Clássico de Famalicão celebrou 31 anos de paixão pelas “grandes máquinas” do passado

O O Clube Automóvel Antigo e Clássico de Vila Nova de Famalicão celebra 31 anos de dedicação à promoção, conservação...

Desportohá 12 horas

Futebol de Salão: Esmeriz sobe à 1.ª Divisão após campeonato assegurado a 3 jornadas do fim

A AD Esmeriz conquistou o título de campeã da 2.ª divisão, ao vencer por 3-1 o segundo classificado, o Riba...

Desportohá 12 horas

Rali de Portugal promete adrenalina pura a partir desta quinta-feira

Sai para a estrada, esta quinta-feira, mais uma edição do Rali de Portugal, uma das mais imponentes provas do desporto...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Jerónimo de Sousa em Riba de Ave para apresentação do livro “25 de Abril: Uma revolução em perspectiva”

O Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, recebe este sábado a apresentação do livro “25 de Abril: Uma revolução...

Famalicãohá 14 horas

Branko traz ritmos africanos à Casa das Artes este sábado

O DJ e produtor português Branko vai atuar, este sábado, na Casa das Artes de Famalicão, numa altura em que...

Desportohá 15 horas

Hóquei: FAC termina campeonato frente ao SL Benfica

A equipa sénior de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputou, neste último sábado, a última partida do Campeonato...

Arquivo

Mais Vistos