Siga-nos nas redes

Mundo

Milhares iniciaram hoje a primeira semana de 4 dias de trabalho no Reino Unido. Espanha e Escócia são as seguintes

Publicado

em

Mais de 3.300 trabalhadores em 70 empresas do Reino Unido, desde pequenas empresas locais, a grandes empresas financeiras, começaram hoje a trabalhar numa semana de quatro dias, sem perda de salário, no maior teste mundial deste novo padrão de trabalho.

O teste piloto está irá decorrer durante seis meses e está a ser organizado pela 4 Day Week Global em parceria com o “thinktank” Autonomy, a “4 Day Week Campaign”, e investigadores da Universidade de Cambridge, Universidade de Oxford e Boston College.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O ensaio baseia-se no modelo “100:80:100”, onde 100% do salário é recebido durante 80% do tempo, em troca de um compromisso de manter 100% de produtividade.

A empresa Platten’s Fish and Chips na costa norte de Norfolk está a participar, juntamente com a empresa de software Sheffield Rivelin Robotics, os especialistas em impostos sobre a herança Stellar Asset Management, com sede em Londres, e o Charity Bank em Tonbridge, em Kent.

Joe O’Connor, chefe executivo do grupo sem fins lucrativos “4 Day Week Global”, disse que o Reino Unido estava no auge da onda de quatro dias semanais: “À medida que emergimos da pandemia, cada vez mais empresas reconhecem que a nova fronteira para a concorrência é a qualidade de vida, e que o trabalho com horário reduzido e focalizado na produção é o veículo para lhes dar uma vantagem competitiva”.

Algumas das outras empresas envolvidas fornecem educação, consultoria no local de trabalho, habitação, cuidados com a pele, serviços de recrutamento na construção civil, alimentação e bebidas, e marketing digital.

Os investigadores trabalharão com cada organização participante para medir o impacto na produtividade da empresa e no bem-estar dos seus trabalhadores, bem como o impacto no ambiente e na igualdade de género.

Os ensaios de quatro dias semanais, apoiados pelo governo, também deverão começar no final deste ano em Espanha e na Escócia.

Juliet Schor, professora de sociologia no Boston College e investigadora principal do projecto-piloto, descreveu-o como um “ensaio histórico”. “Vamos analisar a forma como os funcionários respondem a ter um dia extra de folga, em termos de stress e esgotamento, satisfação no trabalho e na vida, saúde, sono, uso de energia, viagens e muitos outros aspectos da vida”, disse ela.

“A semana de quatro dias é geralmente considerada como uma política de dividendos triplos – ajudando os empregados, as empresas, e o clima”. Os nossos esforços de investigação irão descobrir tudo isto”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 30 minutos

Famalicão: Nine inaugurou Memorial de Homenagem aos ex-Combatentes

Esta manhã foi inaugurado, na freguesia de Nine, Famalicão, um Memorial de Homenagem aos Ex-Combatentes. O Memorial nasceu no largo...

Famalicãohá 3 horas

IX Expedição Solidária do CAF a Marrocos está a chegar ao fim

Está quase a chegar ao fim a expedição do CAF a Marrocos. A caravana já está de regresso a Famalicão,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Colisão em Joane provoca um ferido

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo provocou, esta manhã, em Joane, ferimentos ligeiros a um homem. A...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem apanhado com 188 doses de cocaína fica em prisão preventiva

A PSP deteve, em Famalicão, um homem, de 33 anos, por estar na posse de cocaína suficiente para 188 doses,...

Famalicãohá 5 horas

Raias Poéticas terminam hoje na Casa das Artes de Famalicão

Termina este sábado, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, mais uma edição do encontro literário “Raias Poéticas:...

Paíshá 5 horas

GNR alerta peregrinos de Fátima. “Usem colete refletor. Evitem falar ao telemóvel”.

Já está na estrada a Operação da GNR direcionada para os peregrinos de Fátima. A Guarda Nacional República intensifica, a partir...

Desportohá 5 horas

Após três épocas no escalão principal, Vizela desce de divisão

O Vizela desceu, esta sexta-feira, à Segunda Liga, ao perder por 1-0 no reduto do vizinho Moreirense, em partida da...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Ruivães acolhe Mostra Comunitária este sábado

Ruivães acolhe, este sábado, a sua Mostra Comunitária, um evento dedicado à exposição do melhor que se faz nesta freguesia...

Economiahá 18 horas

Governo prepara investimento “forte” no abastecimento e armazenamento de água

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou hoje que o Governo vai “investir forte” no abastecimento e armazenamento de...

Regiãohá 19 horas

Centro Cultural de Vila das Aves apresenta “Rostos da Democracia” da artista plástica Mafalda Rocha

De 4 de maio a 29 de junho, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves será o palco da...

Arquivo

Mais Vistos