Siga-nos nas redes

País

Ministro da Educação garante 260 mil computadores para as escolas

Publicado

em

Depois de concluída a distribuição, durante o primeiro período escolar, de 100 mil equipamentos no âmbito do programa Escola Digital, o ministro da Educação anunciou hoje a aquisição de mais 260 mil computadores para as escolas.

“Posso anunciar que já compramos mais 260 mil computadores. Pelo menos 260 mil computadores, numa altura em que todo o mundo luta por computadores”, afirmou hoje Tiago Brandão Rodrigues no final de uma visita às obras de requalificação da escola básica e secundária Sidónio Pais, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, referindo também que foi concluída ao longo do primeiro período escolar a distribuição dos primeiros 100 mil computadores, que tinha sido iniciada na primeira quinzena de novembro.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Temos ouvido muitos relatos de muitos países que não conseguiram comprar um único computador, apesar de terem recursos para isso. A produção de computadores, num primeiro período, foi interrompida nas fábricas da China, onde tudo parou. Depois, ao ser reativada [a produção] sabemos que temos milhares de empresas a quererem ir para teletrabalho e comprarem computadores”, especificou.

“Impusemos algumas condições. Que os alunos de ação social escolar fossem os primeiros a receber esses computadores. Começamos pelo secundário, depois o básico. (…)Esta é a maior operação que alguma vez aconteceu de transição digital no nosso sistema educativo. Já estava pensada no programa do Governo. Já estava a ser trabalhada no Ministério da Educação. A pandemia veio catalisar, acelerar todo o processo”, adiantou.

Questionado pelos jornalistas sobre a existência, em algumas zonas do país, de alunos sem aulas por falta de professores de português e matemática, Tiago Brandão Rodrigues disse que o sistema está a dar resposta aos casos pontuais que vão surgindo.

“Existindo necessidades pontuais de professores, e temos 120 mil professores, sabendo que temos casos de licenças por parentalidade, maior número de baixas médicas, o sistema educativo dá resposta, semanalmente, na substituição desses mesmos professores”, afirmou.

Tiago Brandão Rodrigues adiantou que, “na eventualidade de os docentes que são colocados não aceitarem, as próprias escolas têm recursos para responder, ou com horas extraordinárias ou fazendo contratação local”.

“Esse é um sistema que está oleado e está a responder. Trabalharemos, refinadamente, para ir respondendo a zonas do país que pelas suas especificidades têm sempre maior dificuldade em encontrar professores para determinados grupos de recrutamento”, referiu.

O ministro reconheceu que “existem muitos professores, em zonas do país, disponíveis para darem aulas e, outras zonas que não têm tantos professores, mas que têm maior necessidade”.

“Esta é uma luva que não encaixa na mão das necessidades e, num momento de pandemia, os docentes e compreensivelmente muitas vezes acabam por não aceitar as ofertas de escola ou mesmo as reservas de recrutamento. Continuaremos a trabalhar para dar resposta positiva e efetiva a essas necessidades”, garantiu.

Segundo Tiago Brandão Rodrigues, “este ano letivo houve um número anormalmente alto de professores que não aceitaram as suas colocações”.

“Quero agradecer aqui às direções das escolas que estiveram muito comprometidas em encontrar soluções através de horas extraordinárias e deram uma resposta inequívocas às vicissitudes que existiram”, disse.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 16 minutos

Famalicão: Jerónimo de Sousa em Riba de Ave para apresentação do livro “25 de Abril: Uma revolução em perspectiva”

O Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, recebe este sábado a apresentação do livro “25 de Abril: Uma revolução...

Famalicãohá 1 hora

Branko traz ritmos africanos à Casa das Artes este sábado

O DJ e produtor português Branko vai atuar, este sábado, na Casa das Artes de Famalicão, numa altura em que...

Desportohá 2 horas

Hóquei: FAC termina campeonato frente ao SL Benfica

A equipa sénior de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputou, neste último sábado, a última partida do Campeonato...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Já abriram as candidaturas para as Bolsas de Investigação

Famalicão já abriu o processo de candidaturas para o Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação promovido pelo...

Desportohá 3 horas

Basquetebol: FAC vence Olivais por 70-74

Neste último sábado, a equipa sénior de basquetebol do Famalicense Atlético Clube deslocou-se a Coimbra para disputar a penúltima jornada...

Paíshá 4 horas

PSP e GNR fiscalizam uso de telemóvel ao volante a partir desta terça-feira

A PSP e a GNR vão estar nos próximos oito dias na estrada a alertar os condutores para os riscos...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: 17ª Caminhada Camiliana realiza-se a 10 de junho

Já abriram as inscrições para a 17ª Caminhada Camiliana “Famalicão a Seide, que se realiza no dia 10 de junho....

Famalicãohá 5 horas

Os alunos do curso profissional técnico comercial da escola Secundária Dom Sancho I tiveram um dia diferente

Os alunos como atividade de curso organizaram um dia de marcação e organização de serviços e sua divulgação. Em parceria...

Famalicãohá 5 horas

Ribeirão: Mais segurança para peões e melhores acessos junto à Rua Maria Augusta

Ficaram concluídas uma série de intervenções nos espaços adjacentes à Rua Maria Augusta, na vila de Ribeirão, uma ação que...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Mafalda Azevedo vence concurso “Juvenes Translatores”

Ana Mafalda Vilaça Azevedo e Afonso Cláudio Machado, ambos alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco estiveram em destaque...

Arquivo

Mais Vistos