Siga-nos nas redes

Famalicão

Raclac preparara investimento de mais de 50 milhões de euros para Famalicão

Publicado

em

A fabricante de dispositivos médicos descartáveis Raclac está a preparar uma nova fase de investimento em Famalicão, que poderá ascender a 50 milhões de euros, com a criação de duas novas linhas de produção, anunciou hoje o município.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Braga acrescenta que o objetivo é reforçar a vocação exportadora da empresa, através da expansão da capacidade produtiva instalada.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Em 2018, com a nova unidade sediada na freguesia de Cruz, em Vila Nova de Famalicão, que custou 30 milhões de euros, a Raclac, sublinha o comunicado, “tornou-se na primeira fábrica da Europa de luvas de exame em nitrilo sem pó, de uso único, capaz de produzir 830 milhões de luvas por ano”.

Citado no comunicado, o fundador e CEO da Raclac, Pedro Miguel Costa, explicou que em causa está um processo produtivo “inovador e único no mundo”, baseado numa tecnologia desenvolvida pela própria empresa ao longo de cerca de três anos e que “revolucionou por completo a indústria de produção de luvas de exame a nível mundial”.

Desde logo, acrescentou, porque “é 100% automatizado, sem intervenção humana desde a entrada da matéria-prima até ao embalamento do produto acabado”.

Disse ainda que todo o processo produtivo é feito em ambiente controlado e que a embalagem em que as luvas são acondicionadas é impermeável e estanque, “o que contribui para a eliminação do risco associado a contaminação cruzada”.

Pedro Miguel Costa afirmou que a automatização da produção e o “elevado” nível técnico de todo o processo assentam em políticas de sustentabilidade ambiental.

“Temos uma estação de pré-tratamento de águas residuais que possibilita o reaproveitamento de, pelo menos, 60 por cento da água tratada para reutilização no processo produtivo, bem como a reutilização de águas pluviais”, observou.

Em 2020, houve um crescimento tanto em volume de negócios como em número de colaboradores, com a faturação a ultrapassar os 50 milhões de euros, o que representa um valor cerca de quatro vezes superior ao do ano anterior.

O efetivo de profissionais ascende a 90.

“A estes resultados não é alheio o facto de a empresa ter fornecido o país com luvas descartáveis, imprescindíveis no combate contra a covid-19” acrescenta o comunicado.

A Raclac tem os seus produtos presentes em vários mercados internacionais, nomeadamente na Europa, estando focada na expansão para a América do Norte e o Japão.

“Vamos dar passos importantes para concretizar a visão estratégica que temos e a ambição de transformar a Raclac numa empresa global”, rematou Pedro Miguel Costa.

Este novo projeto de investimento foi dado a conhecer na quinta-feira ao presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e ao vereador da Economia, Empreendedorismo e Inovação, Augusto Lima, durante uma visita à empresa.

Para Paulo Cunha, o projeto de investimento da Raclac contribuirá para o robustecimento da indústria 4.0, “corporizando da melhor forma esta quarta revolução industrial”.

O autarca adiantou será também “mais uma oportunidade” para cativar e reter talento no concelho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 60 minutos

Famalicão: Homem de 48 anos detido sem carta de condução e excesso de álcool

Um cidadão com 48 anos de idade foi detido, esta quarta-feira pela PSP, por não possuirqualquer documento que o habilitasse...

Paíshá 2 horas

Minho: Aprovada extinção de duas SCUTS na A28

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Memorial aos Ex-Combatentes na Guerra Colonial inaugurado em Nine

A freguesia de Nine procede à inauguração do Memorial aos Ex-Combatentes na Guerra Colonial, uma cerimónia que decorre este sábado,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Bairro Comercial Digital já está no terreno e quer ajudar empresas a faturar no mercado digital

O Município e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) apresentaram, esta quinta-feira, na Fundação Cupertino de Miranda, o...

Famalicãohá 3 horas

Mercado de emprego e formação com 388 ofertas de trabalho disponíveis

O Mercado de Emprego e Formação é organizado pela Câmara Municipal, com a participação de instituições como o Centro de...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Atropelamento em Gavião faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na manhã desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento na Estrada Nacional 14 em Gavião. De...

Economiahá 3 horas

Combustíveis: Gasóleo e gasolina descem na próxima semana

Com o final de mais uma semana em aproximação chegam novas previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis para...

Famalicãohá 4 horas

Famalicense Xavi Ballas 5.º no Troféu do Norte após queda aparatosa

O piloto de Famalicão Xavi Ballas esteve em competição no último fim de semana em Pico dos Regalados, Vila Verde,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão apoia associações juvenis do concelho

Esta terça-feira, 30 de abril, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão renovou o seu compromisso com as associações...

Paíshá 18 horas

Concentração de pólen na atmosfera deverá aumentar a partir de segunda-feira

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado...

Arquivo

Mais Vistos