Siga-nos nas redes

Sociedade

Covid-19: Surtos ativos em escolas totalizam 399. Lares de idosos 41

Publicado

em

 Portugal continental registava no início desta semana 607 surtos ativos de covid-19, a maioria em escolas, onde existem mais 34 surtos do que na semana anterior, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com um ponto de situação feito pela DGS, em 27 de dezembro, do total de surtos ativos, 399 são em escolas (públicas e privadas), 41 em lares de idosos e 15 em instituições de saúde.

Os dados da DGS indicam que mais de metade (396) dos surtos ativos se situam na área geográfica da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, 112 na ARS Norte, 50 na ARS Centro, 38 na ARS Algarve e 11 na ARS Alentejo.

O número mais elevado de surtos ativos de covid-19 foi registado em fevereiro deste ano, quando foram contabilizados 921.

Segundo a DGS, nos 399 surtos ativos em estabelecimentos de educação e ensino dos setores público e privado – escolas, ensino superior, creches e demais equipamentos sociais – existiam 3.186 casos de covid-19 acumulados, que dizem respeito a alunos, profissionais e seus coabitantes, parte dos quais já estarão recuperados.

Os 41 surtos em lares de idosos envolvem 408 casos de covid-19, segundo a DGS, que recorda a redução significativa do número de surtos neste setor. Em fevereiro, Portugal registou o maior número de surtos ativos em lares de idosos, com um total de 405, envolvendo 12 mil infetados.

“A diminuição drástica neste contexto demonstra a importância que a vacinação tem tido no controlo da pandemia e na proteção da população mais vulnerável”, sublinha a DGS.

Em instituições de saúde estavam contabilizados no início da semana 15 surtos ativos, com 202 casos confirmados de covid-19.

Um surto ativo é constituído por dois ou mais casos confirmados com ligação epidemiológica entre si, no tempo e no espaço. Só depois de terem decorrido 28 dias após a data do diagnóstico do último caso confirmado (dois períodos de incubação sem novos casos) é que o surto é dado como encerrado pelas autoridades de saúde.

Portugal atingiu na terça-feira um máximo de novos casos diários de covid-19 desde o início da pandemia, com 17.172, e a ministra da Saúde admitiu que na primeira semana de janeiro o país possa atingir os 37 mil novos casos diários de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2.

Marta Temido acrescentou que houve um conjunto de aspetos “nos dias mais recentes que poderão ter suscitado mais contactos e até maior número de resultados de testes positivos”, lembrando que “as pessoas testaram-se muito, e bem, antes dos eventos do Natal, mas também estiveram mais expostas”.

Marta Temido adiantou que irá manter-se a avaliação que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) tinha referido e que apontava para a realização de duas avaliações (29 de dezembro e 04 de janeiro) dos modelos de previsão da evolução da variante Ómicron, que na segunda-feira atingiu uma proporção de 75% dos casos em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Entretenimentohá 6 minutos

Emissão Especial em direto: FAMALICÃO A CAMINHO DO NATAL

Sábado, 23/11/2024: Emissão especial da Fama Rádio e Televisão da inauguração das iluminações e divertimentos de Natal, na cidade de...

Desportohá 4 horas

Famalicão e Santa Clara medem forças na Taça de Portugal este domingo

O Famalicão e o Santa Clara enfrentam-se este domingo, às 16:00, no Estádio Municipal de Famalicão, em jogo a contar...

Famalicãohá 5 horas

Tempestade Bert: IPMA emite alertas para chuva intensa e vento forte nos próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu diversos avisos devido à previsão de condições meteorológicas severas associadas...

Famalicãohá 10 horas

4×4 São Pedro de Bairro, adrenalina e confraternização este sábado

A Comissão de Festas de São Pedro de Bairro organiza, no próximo sábado, dia 23 de novembro, o evento “4×4...

Famalicãohá 10 horas

GNR regista 557 detenções e mais de 6 mil infrações em operações de segurança

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou este sábado que realizou, entre 15 e 21 de novembro, uma série de operações...

Famalicãohá 10 horas

Resinorte abre as portas dos seus ecocentros à comunidade

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Resinorte abre as portas dos seus ecocentros e incentiva à...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão dá hoje início ao Natal com espetáculo multimédia e atrações para todas as idades

Este sábado, dia 23 de novembro, Vila Nova de Famalicão dá as boas-vindas ao Natal com um espetáculo multimédia, a...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 1 dia

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 1 dia

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Arquivo

Mais Vistos