Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Ministra da Saúde reforça que Portugal está preparado para receber vacina

Publicado

em

Referindo que “há muito” que o país se está a preparar, a ministra da Saúde garantiu hoje que o risco de Portugal não estar preparado para vacinar contra a covid-19 quando a vacina for distribuída é “zero”.

Numa conferência de imprensa que decorreu esta tarde no Porto, e em resposta à pergunta sobre qual o risco que Portugal corre de haver uma vacina aprovada e o país não estar preparado para começar a vacinar, Marta Temido respondeu diretamente “zero” para depois recordar o histórico de contactos e decisões do Governo sobre esta matéria.

“Há muito que Portugal se está a preparar para receber a vacina da covid-19. Desde meados do ano que a Comissão [Europeia] e a Agência Europeia do Medicamento pediu ao nosso país, como pediu aos outros, que indicássemos um representante que depois começou a trabalhar com uma equipa que tem estado a trabalhar (…) no processo de aquisição de vacinas para cada Estado-membro”, disse Marta Temido.

A governante recordou o anúncio do primeiro-ministro, António Costa, feito em 20 de agosto no Hospital de Vila Nova de Gaia de que Portugal tinha autorizado a compra de 6,9 milhões de vacinas contra a covid-19, uma medida resultante de uma coordenação entre países da União Europeia e à qual o Estado alocará 20 milhões de euros, para sublinhar a ideia de que o país “está a trabalhar e preparado”.

“À decisão de autorização da despesa, os nossos técnicos têm vindo a trabalhar no sentido da identificação dos espaços, dos equipamentos necessários para acomodar o armazenamento de vacinas. E portanto, neste momento, aquilo que continuamos a fazer é garantir que estamos preparados para receber as várias tipologias de vacinas que poderão vir a entrar no mercado. Essa é a garantia que podemos deixar aos portugueses”, referiu a ministra.

Marta Temido disse ainda que “Portugal tem um histórico muito significativo em termos de campanhas de vacinação e plano nacional de vacinação”.

“Se calhar não discutimos algumas coisas que outros países discutiram. Se calhar nesses planos de países que já os têm disponíveis, está-se a discutir a gratuitidade da vacina. São aspetos da discussão que no nosso país não se colocaram”, referiu.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.410.829 mortos resultantes de mais de 59,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.127 pessoas dos 274.011 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 5 horas

Infeções respiratórias agudas graves aumentam com maior incidência em idosos

As infeções respiratórias agudas graves apresentam uma tendência crescente, com incidência mais elevada nas pessoas com 65 ou mais anos,...

Paíshá 6 horas

Combustíveis: Desce sobe e no fim nada muda

Dar com uma mão e tirar com a outra: assim começa o ano no que diz respeito aos combustíveis. A...

Paíshá 7 horas

Portugal com segundo prémio do Euromilhões

O primeiro prémio do Euromilhões foi para Espanha, mas Portugal voltou a ser afortunado na sexta-feira, com um totalista que...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Presépio Vivo em Riba de Ave este fim de semana

Hoje, sábado, e amanhã, domingo, 28 e 29 de dezembro, o Parque do Adro da Igreja, em Riba de Ave,...

Sociedadehá 8 horas

Conheça a chave do Euromilhões de sexta-feira

Foi sorteada a chave do Euromilhões de sexta-feira, dia 27 de dezembro, que vale um prémio máximo de 41 milhões...

Paíshá 21 horas

PJ de de luto após falecimento de inspetor que resolvia casos de homicídio no Minho

A Polícia Judiciária nacional encontra-se de luto após o falecimento de Joaquim da Cunha Velho Vieira, “Inspetor aposentado com última...

Paíshá 21 horas

Portagem da A1 entre Porto e Lisboa aumenta 70 cêntimos a partir de 01 de janeiro

As portagens na A1, entre Lisboa e Porto, aumentam 70 cêntimos, para 24,60 euros, a partir de 01 de janeiro,...

Economiahá 22 horas

PS acusa Governo de aumentar o imposto sobre os combustíveis em 2025

O PS acusou hoje o Governo de faltar à verdade ao determinar um aumento do imposto sobre os combustíveis, depois...

Famalicãohá 23 horas

Famalicão espera um fim de semana de sol mas com temperaturas mais baixas

Famalicão entra, neste fim de semana, com mais um dia com sol e céus limpos, de acordo com as previsões...

Paíshá 1 dia

Sindicato: Maquinistas do Metro do Porto em “greve total” nesta passagem de ano

O Sindicato dos Maquinistas anunciou hoje uma “greve total” na operação da Metro do Porto nos dias 31 de dezembro...

Arquivo

Mais Vistos