Mundo
Ucrânia: Human Rights Watch relata execuções sumárias. 20 corpos encontrados nas ruas de Bucha

A organização de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) denunciou, este domingo, que em zonas da Ucrânia sob controlo da Rússia foram cometidas “execuções sumárias” e “outros abusos graves” que podem configurar crimes de guerra.
Num relatório hoje divulgado, a Organização Não Governamental (ONG) afirma ter documentado vários casos, entre 27 de fevereiro e 14 de março, em que as forças russas cometeram o que classificou de crimes de guerra contra civis em áreas ocupadas nas regiões de Chernobyl, Kharkiv e Kiev.
De acordo com a organização, estes casos incluem uma violação, duas execuções sumárias (de seis homens numa ocasião e de um noutra), e outros casos de violência e ameaças contra civis.
As execuções sumárias, documentadas com base em entrevistas a testemunhas, tiveram lugar a 4 de março em Bucha, a noroeste da capital, e a 27 de fevereiro em Staryi Bykiv, na região norte de Chernobyl.
As tropas ucranianas retomaram toda a região de Kiev, mas descobriram evidências do que o governo diz serem crimes de guerra cometidos pelas forças russas, de que são exemplo os 20 corpos de civis encontrados nas ruas da cidade de Bucha, nessa região.
Entretanto, o ministro dos Negócios estrangeiros ucranianao disse hoje que o assassinato de civis na cidade de Bucha, perto da capital ucraniana, foi um “massacre deliberado”, após a retirada precipitada das forças russas da zona.
“O massacre de Bucha foi deliberado. Os russos pretendem eliminar o maior número possível de ucranianos. Temos de detê-los e expulsá-los”. Exijo novas sanções devastadoras do G7 AGORA”, escreveu Kuleba no Twitter.

-
Paíshá 1 semana
GNR apreende mais de 30 litros de bebidas alcoólicas e tabaco na “Operação Escorpião”
-
Bragahá 1 semana
Ave: Homem de 21 anos detido após tentar atropelar o próprio pai em Vizela
-
Desportohá 4 dias
Veja os golos! SC Farense 2-1 FC Famalicão
-
Paíshá 2 dias
Norte: ASAE encerra três entrepostos ilegais e apreende 32 toneladas de produtos alimentares