País
Linha SOS recebeu 12 mil denúncias, grande parte devido a animais de companhia

A interação dos portugueses com a linha SOS Ambiente e Território, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, da GNR, tem vindo a aumentar significativamente.
Em 2020, alcançaram-se as 12.185 denúncias sendo que a maioria dos contactos recebidos reportou situações relacionadas com animais de companhia (2.907), seguindo-se a defesa da floresta contra incêndios (2.729) e os resíduos (1.446).
Dados avançados pela Lusa revelam uma maior incidência nos meses de maio (1.077), junho (1.649), julho (1.922), agosto (1.335) e setembro (1.214).
Esta é uma linha que está disponível 24 horas por dia através do número 808 200 520 e permite que qualquer cidadão possa denunciar situações que violem a legislação ambiental e obter conselhos sobre assunto relacionados com a natureza, ambiente, florestas, animais de companhia, leis sanitárias e de ordenamento do território.
Além da referida linha telefónica, a GNR desenvolveu em paralelo um serviço online com o mesmo propósito, em https://www.gnr.pt/ambiente.aspx ou através do endereço eletrónico sepna@gnr.pt, através do qual o cidadão também pode denunciar situações que violem a legislação ambiental.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Colisão entre dois veículos ligeiros faz um ferido em Brufe
-
Bragahá 7 dias
Homem de 40 anos detido com material de construção contrafeito em Esposende
-
Paíshá 5 dias
Três feridos, um deles grave, após colisão entre 3 veículos na VCI no Porto
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado