Sociedade
Governo lança plataforma digital para apoiar refugiados
A plataforma, disponível no endereço PortugalforUkraine.gov.pt, visa congregar “todas as respostas e ações em curso tendo em vista o apoio a pessoas deslocadas da Ucrânia, dentro e fora de Portugal, nas dimensões de ação internacional, do envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal”, avança um comunicado do gabinete da ministra de Estado e da Presidência.
Segundo o gabinete de Mariana Viera da Silva, esta plataforma contém informação e contactos para apoio relacionados com a vinda para Portugal, transporte, documentação, emprego e formação, educação, saúde e habitação.
A plataforma vai permitir a consulta das várias iniciativas que estão a ser levadas a cabo pelas diferentes áreas governativas com responsabilidade em matéria de acolhimento e integração, facilitando o acesso à informação por parte do utilizador e que possam preparar a sua viagem até Portugal.
O gabinete da ministra de Estado e da Presidência refere também que “Portugal for Ukraine” inclui “uma lista de perguntas e respostas que contêm informações gerais e informação útil sobre a vinda para Portugal e o acolhimento no país, incluindo um questionário automatizado que direciona o pedido/oferta de ajuda para a entidade melhor preparada para dar resposta ao problema apresentado”.
Os conteúdos encontram-se disponíveis em português e inglês, devendo nos próximos dias existir igualmente uma versão em ucraniano.

-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Pares da Academia Gindança sagram-se vice-campeões nacionais
-
Desportohá 1 semana
Famalicense Arcélio Couto inicia nova aventura nos Emirados Árabes Unidos
-
Paíshá 5 dias
Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira
-
Regiãohá 2 dias
Jovem de 19 anos da Trofa roubou e agrediu homem que esperava por Uber no Porto