Siga-nos nas redes

País

Confirmação do “reinado” PS pode ser “a morte” da “geringonça”. Partidos “pequenos” da direita ganham terreno

Publicado

em

O líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soareassumiu hoje que as projeções são “más notícias” e dão conta de uma derrota eleitoral do BE, considerando que a “bipolarização forçada” teve “sucesso na criação de um voto útil à esquerda”.

“Creio que todos viram as projeções que assistimos, elas dão conta de más notícias, de uma derrota do Bloco de Esquerda, mas de uma noite também que ainda será longa”, disse Pedro Filipe Soares numa primeira reação desde o quartel-general do BE para esta noite eleitoral, o Capitólio, em Lisboa.

Segundo o dirigente do BE, “a estratégia criada pelo PS de chantagem para o país parece ter tido algum sucesso com uma ajuda que não é despiciente de uma bipolarização forçada, criada ao longo das últimas semanas e que aparentemente teve sucesso na criação de um voto útil à esquerda”.

“No entanto, o BE cá estará para essas lutas fundamentais no país: no trabalho, na saúde, na educação, naquilo que nos une enquanto país e nos desafios que hoje sendo maiores não nos fazem esmorecer”, assegurou.

O dirigente socialista Duarte Cordeiro afirmou hoje que, a confirmarem-se os números das projeções televisivas sobre os resultados das eleições legislativas, o triunfo do PS significará uma vitória da humildade, da confiança e pela estabilidade política.

Esta posição foi transmitida por Duarte Cordeiro, diretor de campanha e líder da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, na primeira reação dos socialistas às projeções divulgadas pelas televisões sobre os resultados das eleições legislativas.

“A confirmarem-se os resultados, será uma vitória da humildade, da confiança e pela estabilidade [política no país]. Mas vamos esperar pelos resultados” definitivos, declarou o presidente da FAUL do PS e secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

O secretário-geral do Chega, Pedro Pinto, deu hoje como certo que não haverá um Governo de direita sem o partido, considerando que cumpriu os seus objetivos, numa reação às projeções dos resultados eleitorais avançadas pelas televisões.

As projeções dos resultados eleitorais divulgadas por RTP, SIC, TVI e CMTV dão a vitória ao PS nas eleições legislativas de hoje, com entre 36,6% e 42,6% dos votos, seguindo-se o PSD, com entre 26,7% e 32,7%.

Numa primeira reação a estas projeções, Pedro Pinto ressalvou que ainda era cedo para avaliar resultados, afirmando que seria “uma noite longa”.

Ainda assim, o secretário-geral do Chega disse que era possível retirar já uma conclusão: “Qualquer uma destas projeções dá um Chega consolidado, o Chega num terceiro lugar e também esperamos que isso aconteça”.

Perante estas projeções, Pedro Pinto disse também o objetivo do partido, de se consolidar como terceira força política, será cumprido e que, por isso, o Chega fará necessariamente parte de uma solução governativa à direita.

“Não haverá Governo de direita em Portugal sem o Chega”, afirmou, relativamente às projeções para o partido, que apontam para um resultado entre 3,8% e 8,5%.

Pedro Pinto foi o primeiro a reagir em nome do Chega às projeções das televisões, tendo falado minutos antes de chegar o presidente, André Ventura, e perante uma sala ainda essencialmente ocupada por jornalistas e pouco mais de uma dezena de militantes.

O vice-presidente do CDS-PP Pedro Melo defendeu hoje que a vitória do PS nas eleições legislativas “implica uma reflexão de toda a direita” e apontou que será necessário aguardar pelo resultado do partido, considerando “muito prematuro” retirar conclusões .

“Se se verificar uma vitória da esquerda será a terceira consecutiva e, obviamente, implica uma reflexão de toda a direita. Nós, de resto, prevenimos para isso mesmo, mas os deputados do CDS continuarão fazer um trabalho para marcar as nossas cores e para fazer uma oposição forte e consistente e coerente, como sempre temos feito”, afirmou.

O dirigente centrista desceu à sala onde estão os jornalistas, no primeiro andar da sede nacional do CDS-PP, para uma primeira reação da direção às projeções que apontam para um resultado entre 0,1% e 3,6%, e a diminuição do número de deputados eleitos.

Questionado sobre a possibilidade de este ser o pior resultado do CDS, Pedro Melo salientou que os centristas estão “habituados a esperar, podem cair mandatos mais à frente e, portanto, é muito prematuro estar a comentar isso”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 17 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 22 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 23 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 23 horas

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 1 dia

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 2 dias

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 2 dias

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na freguesia de Lousado,...

Arquivo

Mais Vistos