Siga-nos nas redes

Famalicão

Santo Tirso / Famalicão: Falta de informação sobre passagem da administração das ULS para as Misericórdias acusada pela administração atual

Publicado

em

A administração do Hospital de Santo Tirso transmitiu hoje a um grupo de deputados do PS desconhecer as condições em que irá trabalhar após a transferência da gestão para a União de Misericórdias Portuguesas.

A revelação foi feita à Lusa pela deputada Sofia Andrade, que juntamente com os deputados Carlos Brás e Patrícia Faro, o presidente da Federação Distrital do Porto socialista e o presidente da câmara local, Alberto Costa, se reuniu com o Conselho de Administração (CA) daquele hospital.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou em 12 de dezembro que a ministra da Saúde já estava a trabalhar com algumas Misericórdias, como as de São João da Madeira e de Santo Tirso, “para a transferência dos respetivos hospitais para as mãos das Misericórdias”.

“Esta decisão foi tomada de um modo absolutamente discricionário, sem que viesse acompanhada de nenhum tipo de fundamento”, afirmou a deputada socialista, acusando o Governo de “não falar com as autarquias locais, nem com a administração a Unidade Local de Saúde do Médio Ave [que integra os hospitais de Santo Tirso e de Vila Nova de Famalicão]”.

E prosseguiu: “o que retiramos da reunião é que a própria administração continua a trabalhar de acordo com o que nos foi dito pela tutela, de uma forma normal, porque eventualmente isto irá acontecer”.

O CA, continuou Sofia Andrade, “não sabe quando é que irá acontecer, não sabe ainda quais são os contornos que estão subjacentes a este acordo e, portanto, não conseguiu confirmar absolutamente nada”.

A deputada deu nota ainda que os deputados do PS na Comissão de Saúde submeteram um requerimento com caráter de urgência para que a ministra da Saúde vá ao parlamento prestar esclarecimentos, bem como pediu uma cópia do acordo celebrado entre o Governo e a União das Misericórdias.

“Continuamos à espera de informações da ministra, portanto, toda e qualquer informação que o PSD local possa apregoar efetivamente não está fundamentada, não está explicada por ninguém da parte da tutela”, disse.

Em 14 de dezembro, o PSD/Santo Tirso elencou várias mais-valias que consideram que a transferência da gestão implicará, entre elas a criação de consulta de urologia e cirurgia vascular e a manutenção de todas as especialidades existentes, uma parceria com o IPO [Instituto Português de Oncologia] para a realização em ambiente de Hospital de Dia de tratamentos oncológicos dos utentes dos concelhos abrangidos e a criação de uma unidade de paliativos de alta complexidade para dar resposta aos doentes terminais.

Ainda segundo o PSD, a nova gestão dará também resposta a listas de esperas cirúrgicas, diminuindo o tempo de espera, promoverá a realização de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica convencionados a todos os utentes do SNS, criando também condições para a realização de exames de neurofisiologia, urologia, cardiologia, imagiologia e ecografias, entre outros.

Segundo Sofia Andrade o requerimento “será discutido e votado na próxima quarta-feira”.

A porta-voz socialista assinalou ainda que a “falta de clareza e de informação por parte do Governo” está a “gerar um grande transtorno e grande preocupação entre os funcionários do hospital” e que a ULS “cumpriu o seu plano de gestão para o ano de 2024”.

Neste contexto, prosseguiu, trata-se de mais uma tentativa do Governo de “privatizar e tentar atacar aquilo que é o Serviço Nacional de Saúde”.

O presidente da câmara, Alberto Costa, revelou que até hoje de manhã “não recebeu resposta” da ministra da Saúde ao “pedido de reunião urgente feito em 13 de dezembro”.

“Não vamos abdicar que a gestão deste hospital seja pública nem de defender os direitos dos trabalhadores”, frisou o autarca.

Alberto Costa informou também que vai reunir-se com a Santa Casa da Misericórdia [de Santo Tirso), para perceber que informação tem, com os representantes dos trabalhadores do hospital, para perceber os seus anseios e que perguntas querem ver respondidas pela tutela, e com o PCP e BE de Santo Tirso para concertar posições.

“Esta ULS é uma das melhores do país. Esta reversão não faz sentido nenhum”, enfatizou o autarca.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 9 horas

Fraude: Circulam mensagens faltas do SNS 24 a solicitar pagamentos

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde emitiram um alerta sobre a circulação de mensagens SMS fraudulentas em nome da...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão novamente sob “aviso amarelo” esta madrugada. Previsão de chuva mantém-se até à tarde de sábado

Apesar das condições meteorológicas registadas nos últimos dias, com momentos breves de chuva, este sábado mantém-se em vigor mais um...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Mulher de 53 anos ferida após atropelamento em Joane

Uma mulher de 53 anos ficou ferida na tarde desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento provocado por um veículo...

Famalicãohá 11 horas

Fé moveu os Peregrinos de Vila Nova de Famalicão em mais uma etapa com chegada a Coimbra

Esta sexta-feira foi assinalada a partida do coletivo Peregrinos de Vila Nova de Famalicão do “checkpoint” de Casal de Comba,...

Paíshá 12 horas

Comboios: Tribunal define serviços mínimos de 25% para greve a partir de domingo

O Tribunal Arbitral decidiu definir serviços mínimos para a greve da CP a partir de domingo e até quarta-feira, abrangendo a...

Paíshá 12 horas

Porto: Serralves em Festa com 50 horas de animação sem interrupções

A edição de 2025 do Serralves em Festa promete 50 horas seguidas de animação multidisciplinar, com destaque para Spiritualized na...

Bragahá 12 horas

Peneda/Gerês garante estatuto jurídico de proteção e conservação

A Zona Especial de Conservação (ZEC) da Peneda/Gerês, com uma área de 89.574 hectares, nos distritos de Braga, Vila Real...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Incêndio deflagrou numa habitação devoluta em Nine

Um incêndio deflagrou, na tarde desta sexta-feira, numa habitação devoluta, nas imediações da rua da Veiga, na freguesia de Nine,...

Desportohá 13 horas

Famalicão: 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado realiza-se a 08 de junho

O dia 08 de junho (domingo) será assinalado pela realização do 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, que irá...

Paíshá 14 horas

Norte: PJ detém homem de 48 anos suspeito de tentar matar a ex-companheira em Paredes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, procedeu à detenção de um homem de 48 anos por suspeita de...

Arquivo

Mais Vistos