Siga-nos nas redes

Braga

Sindicato acusa Hospital de Braga de “varrer” 70% dos enfermeiros

Publicado

em

Os enfermeiros do Hospital de Braga com contrato individual de trabalho foram “todos varridos a zero pontos” no âmbito da aplicação do recente decreto-lei que procedeu ao descongelamento da avaliação de desempenho, denunciou hoje fonte sindical.

Em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), Pedro Costa, disse que esta é “uma situação absolutamente inadmissível e discriminatória”, que considera resultar de uma “estranha interpretação da lei”.

“O decreto é claro ao afirmar que é aplicável a todos os enfermeiros, independentemente da natureza da ligação contratual”, sublinhou.

Segundo Pedro Costa, em causa estão cerca de 70% dos enfermeiros do Hospital de Braga.

“Pura e simplesmente, foram todos varridos a zero pontos”, referiu.

Contactado pela Lusa, o Hospital de Braga refere que “tem seguido as orientações da tutela sobre esta matéria”.

“Neste sentido, e após aprofundada análise da situação particular do Hospital de Braga face à transição do modelo de gestão de PPP para EPE, está em curso a reavaliação da mesma, esperando o Conselho de Administração que o assunto fique completamente clarificado nas próximas horas”, acrescenta.

Em comunicado, o SE “exige que o Hospital de Braga não discrimine os enfermeiros com contrato individual de trabalho (CIT) e faça a correta contabilização de pontos”.

Na quarta-feira, e segundo o sindicato, os enfermeiros com CIT foram informados, pelo Hospital de Braga, de que têm zero pontos na sua avaliação.

Para Pedro Costa, as comunicações do hospital “chegam a ser quase ofensivas”.

“São enviadas tabelas discriminatórias por ano de trabalho, em alguns casos de enfermeiros que ali trabalham desde 2004, e que vêm em branco e apenas com a contabilização total de zero pontos na última linha”, explicou.

O sindicato já deu conta da situação ao Ministério da Saúde e pediu a intervenção urgente da tutela.

À Lusa, o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira, referiu que esta é uma questão que “interfere com a dignidade do exercício profissional”.

“Considero, por isso, ser necessária a intervenção do ministro da Saúde, para repor a serenidade dos enfermeiros, que muito têm dado ao Serviço Nacional de Saúde”.

O Presidente da República promulgou, a 26 novembro, o diploma do Governo que estabelece os termos da contagem de pontos na avaliação do desempenho dos enfermeiros, e que resulta no descongelamento da progressão salarial.

O decreto-lei tinha sido aprovado em Conselho de Ministros a 10 de novembro e, na altura, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, referiu que este descongelamento da progressão salarial dos enfermeiros será feito com pagamento retroativo a janeiro deste ano, e terá um “impacto orçamental” de 72 milhões de euros.

O ministro garantiu que os pagamentos aos enfermeiros seriam feitos ainda este ano e frisou que o diploma “dá corpo à recuperação dos pontos perdidos em sede de avaliação de desempenho para efeitos de progressão salarial dos enfermeiros, descongelando a progressão, que estava suspensa desde 2004”.

São abrangidos cerca de 20.000 enfermeiros, segundo o Governo, que prometeu um aumento de cerca de 200 euros para os enfermeiros com pontos para subir uma posição remuneratória e 400 euros para aqueles que sobem duas posições.

O ministro sublinhou ainda que o diploma garante que os enfermeiros “são tratados de uma forma equitativa, independentemente do respetivo regime de vinculação ao SNS”, já que se aplica “tanto a enfermeiros com contratos de trabalho em funções públicas, como a enfermeiros com contrato individual de trabalho”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 11 minutos

Braga: Cinco detidos com idades entre os 19 e 30 anos por posse de armas proibidas

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, procedeu à detenção de cinco...

Paíshá 38 minutos

Dois portugueses morrem em acidente de montanhismo nos Picos da Europa em Espanha

Dois montanhistas portugueses morreram, esta segunda-feira, no norte de Espanha, nos Picos da Europa, confirmaram as autoridades locais. Segundo o...

Famalicãohá 1 hora

Minho: Quadrilátero Urbano rebatizado de Pentágono Urbano. Viana une-se ao projeto

A associação de municípios Quadrilátero Urbano vai ser rebatizada de Pentágono Urbano, fruto da adesão, hoje concretizada, de Viana do...

Paíshá 14 horas

Apreensão de botijas da “droga do riso” aumentou quase 650% em 2025. Internet é o mercado

As apreensões de botijas de óxido nitroso, substância psicoativa conhecida como “gás do riso”, dispararam em 2025, registando um aumento...

Regiãohá 15 horas

Vila do Conde: Jovens de 17 e 18 anos detidos por furto de ‘Smart TV’

O Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Vila do Conde, procedeu à detenção...

Paíshá 16 horas

Norte: Homem de 64 anos desaparecido desde 23 de março encontrado sem vida

Foi encontrado sem vida, Luís Nunes, o homem de 64 anos desaparecido desde o dia 23 de março, momento em...

Paíshá 16 horas

Alerta: Poeiras de África estão de regresso esta semana. Chuvas de lama podem ocorrer

Esta terça-feira será assinalada por mais uma vaga de poeiras chegadas do Norte de África, um fenómeno atmosférico que se...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: “Máximas” sobem até aos 28 graus esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de sol, apesar de céus nublados, de acordo com as previsões do Instituto...

Paíshá 18 horas

ASAE fiscalizou estabelecimentos com captações e depósitos de água próprios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) leva a cabo uma operação de âmbito nacional, no início desta semana,...

Bragahá 19 horas

Idoso encontrado morto dentro de aqueduto em Vila Verde. Polícia Judiciária investiga o caso

Um idoso, com 78 anos, foi encontrado hoje morto na freguesia de Pico (São Cristóvão), concelho de Vila Verde, distrito...

Arquivo

Mais Vistos

Close