Siga-nos nas redes

Região

Metro na Trofa é “agora ou nunca” diz presidente da Câmara Sérgio Humberto

Publicado

em

 O presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto alertou, esta quinta-feira, em declarações à Lusa para o imperativo da linha do metro avançar já, sob pena de nunca mais vir a ocorrer visto ser financiada pelo PT 2023.

A Metro do Porto vai lançar um Concurso Público Internacional para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas, que será anunciado na sexta-feira, em Gondomar, pelo primeiro-ministro António Costa.

De acordo com o documento a que a Lusa teve acesso, em causa estão as linhas Gondomar II (Dragão – Souto), ISMAI – Muro – Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias – Parque Maia – Aeroporto) e São Mamede (IPO – Estádio do Mar).

“Se não for agora não é mais, porque estamos, uma vez mais, a falar de fundos europeus, através do PT 2030 e espero pelo lançamento do outro concurso, no próximo ano, de conceção e construção, para se efetivar a obra. O objetivo é que a obra esteja no terreno ainda em 2025, pois o PT 2030 decorre entre 2021 e 2027 e há mais restrições relativamente a este dinheiro. Portanto ou é agora ou o metro não vem mais”, assinalou Sérgio Humberto.

Há vinte anos à espera de uma solução de transporte depois de ter sido retirada a linha do comboio com a promessa de instalar a linha do metro, Sérgio Humberto considera, por isso, “muito importante para as ambições não só da Trofa, mas também da área norte da Área Metropolitana do Porto, inclusive do concelho de Vila Nova de Famalicão” o passo que será dado na sexta-feira, mas confessa reservas.

“Nós, é como São Tomé, é ver para crer, porque há vinte anos foi-nos prometido [o metro], depois era primeiro-ministro o José Sócrates e a secretária de Estado das Infraestruturas a Ana Paula Vitorino que, em 2009, lançaram um concurso antes das eleições, sendo que foi anulado posteriormente”, recordou o autarca social-democrata.

Ainda assim, explicou que o previsto em termos de traçado é o “metro em carril até à freguesia do Muro e depois BRT (Bus Rapid Transit, vulgo ‘metrobus’) até ao interface rodoferroviário, com uma alteração, que é significativa para a cidade da Trofa, é que não vai desfazer o Parque Senhora das Dores e a Alameda da Estação, tendo uma estação nos Paços do Concelho e depois ligação subterrânea ao interface rodoferroviário”.

O Plano Anual de Avisos do programa de fundos europeus Portugal 2030 aponta que os avisos a serem lançados nos próximos 12 meses, incluem o aviso para a “extensão da Rede do Metro e BRT (ISMAI – Paradela e Dragão – Souto) e material circulante”, que deverá ser lançado entre maio e agosto de 2024.

Segundo a ficha resumo do aviso, haverá uma dotação de 259 milhões de euros provenientes do Fundo de Coesão da União Europeia para os investimentos, um valor que pode corresponder a um máximo de 85% do total, não sendo ainda conhecido o valor da comparticipação nacional.

Em causa estão as extensões do Metro do Porto a Gondomar (Souto) através do Estádio do Dragão, servindo os bairros portuenses do Lagarteiro e Cerco e a freguesia gondomarense de Valbom.

O investimento insere-se no Sustentável 2030 – Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade, inserido no Portugal 2030.

A expansão da rede do Metro do Porto remete ao protocolo de Gondomar, assinado em fevereiro de 2020 pelos autarcas cujos municípios beneficiarão do alargamento da rede.

Atualmente a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, estando em construção uma extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d’Este (Vila Nova de Gaia), a Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto), uma linha de ‘metrobus’ entre Casa da Música e Praça do Império (aguarda-se lançamento da extensão à Anémona), e o arranque das obras da Linha Rubi (H), entre Casa da Música e Santo Ovídio, que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro, está previsto para o final deste ano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 13 horas

Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar” realiza-se entre 21 e 25 de abril

Os dias entre 21 e 25 de abril assinalam a Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar”, uma celebração...

Economiahá 15 horas

Consumo de eletricidade em Portugal atingiu o nível mais alto de sempre neste início de 2025

 O consumo de eletricidade nos primeiros três meses de 2025 foi o mais elevado de sempre, tendo totalizado 14,1 terawatts-hora...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Chuvas fortes chegam acompanhadas por trovoadas esta quarta-feira

A chuva regressa, esta quarta-feira, ao concelho de Famalicão, depois de uma série de dias de sol e céus limpos,...

Paíshá 16 horas

Roubo de viaturas aumentou 106,3% em 2024. Valor apenas superado pelo roubo de bancos

A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: INAC teme pelo seu futuro após venda “iminente” das suas instalações

O Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), cujas instalações se localizam na área comercial Central Park, na vila de...

Paíshá 18 horas

Violência nas Escolas: Diretores pedem “reforço” ao Governo para poder lidar com a atual situação

Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de...

Bragahá 18 horas

Braga: Assaltantes levaram todo o ouro e relógios de uma ourivesaria no centro da cidade

Uma ourivesaria, localizada no centro da cidade de Braga, foi alvo de um meticuloso assalto, levado a cabo na madrugada...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Funeral de Joaquim Moniz Ferreira realiza-se esta quarta-feira

Realiza-se, esta quarta-feira, o funeral de Joaquim Moniz Ferreira, figura emblemática do concelho, que esteve ligado à Assembleia da União...

Desportohá 20 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, esta terça-feira, a jornada 10 da Fase de Apuramento de Campeão da Liga...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: “Fado no Café da Casa” regressa a 10 de abril com Lurdes Silva e Mariana Correia

A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – ACAFADO, convida para mais uma noite de música ao vivo, com a...

Arquivo

Mais Vistos