Siga-nos nas redes

Região

Metro na Trofa é “agora ou nunca” diz presidente da Câmara Sérgio Humberto

Publicado

em

 O presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto alertou, esta quinta-feira, em declarações à Lusa para o imperativo da linha do metro avançar já, sob pena de nunca mais vir a ocorrer visto ser financiada pelo PT 2023.

A Metro do Porto vai lançar um Concurso Público Internacional para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas, que será anunciado na sexta-feira, em Gondomar, pelo primeiro-ministro António Costa.

De acordo com o documento a que a Lusa teve acesso, em causa estão as linhas Gondomar II (Dragão – Souto), ISMAI – Muro – Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias – Parque Maia – Aeroporto) e São Mamede (IPO – Estádio do Mar).

“Se não for agora não é mais, porque estamos, uma vez mais, a falar de fundos europeus, através do PT 2030 e espero pelo lançamento do outro concurso, no próximo ano, de conceção e construção, para se efetivar a obra. O objetivo é que a obra esteja no terreno ainda em 2025, pois o PT 2030 decorre entre 2021 e 2027 e há mais restrições relativamente a este dinheiro. Portanto ou é agora ou o metro não vem mais”, assinalou Sérgio Humberto.

Há vinte anos à espera de uma solução de transporte depois de ter sido retirada a linha do comboio com a promessa de instalar a linha do metro, Sérgio Humberto considera, por isso, “muito importante para as ambições não só da Trofa, mas também da área norte da Área Metropolitana do Porto, inclusive do concelho de Vila Nova de Famalicão” o passo que será dado na sexta-feira, mas confessa reservas.

“Nós, é como São Tomé, é ver para crer, porque há vinte anos foi-nos prometido [o metro], depois era primeiro-ministro o José Sócrates e a secretária de Estado das Infraestruturas a Ana Paula Vitorino que, em 2009, lançaram um concurso antes das eleições, sendo que foi anulado posteriormente”, recordou o autarca social-democrata.

Ainda assim, explicou que o previsto em termos de traçado é o “metro em carril até à freguesia do Muro e depois BRT (Bus Rapid Transit, vulgo ‘metrobus’) até ao interface rodoferroviário, com uma alteração, que é significativa para a cidade da Trofa, é que não vai desfazer o Parque Senhora das Dores e a Alameda da Estação, tendo uma estação nos Paços do Concelho e depois ligação subterrânea ao interface rodoferroviário”.

O Plano Anual de Avisos do programa de fundos europeus Portugal 2030 aponta que os avisos a serem lançados nos próximos 12 meses, incluem o aviso para a “extensão da Rede do Metro e BRT (ISMAI – Paradela e Dragão – Souto) e material circulante”, que deverá ser lançado entre maio e agosto de 2024.

Segundo a ficha resumo do aviso, haverá uma dotação de 259 milhões de euros provenientes do Fundo de Coesão da União Europeia para os investimentos, um valor que pode corresponder a um máximo de 85% do total, não sendo ainda conhecido o valor da comparticipação nacional.

Em causa estão as extensões do Metro do Porto a Gondomar (Souto) através do Estádio do Dragão, servindo os bairros portuenses do Lagarteiro e Cerco e a freguesia gondomarense de Valbom.

O investimento insere-se no Sustentável 2030 – Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade, inserido no Portugal 2030.

A expansão da rede do Metro do Porto remete ao protocolo de Gondomar, assinado em fevereiro de 2020 pelos autarcas cujos municípios beneficiarão do alargamento da rede.

Atualmente a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, estando em construção uma extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d’Este (Vila Nova de Gaia), a Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto), uma linha de ‘metrobus’ entre Casa da Música e Praça do Império (aguarda-se lançamento da extensão à Anémona), e o arranque das obras da Linha Rubi (H), entre Casa da Música e Santo Ovídio, que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro, está previsto para o final deste ano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 8 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 13 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 14 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 15 horas

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 1 dia

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 1 dia

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 1 dia

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Um ferido após despiste em Lousado

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira, na freguesia de Lousado,...

Arquivo

Mais Vistos