Siga-nos nas redes

Braga

ATUALIZAÇÃO: Mais de 7 anos de prisão para autores de agressões “bárbaras” à porta de discoteca em Fafe

Publicado

em

O Tribunal de Guimarães condenou hoje a sete anos e meio e a oito anos e sete meses de prisão dois dos acusados de agredirem com “violência bárbara” um jovem junto a uma discoteca em Fafe, em 2022.

Na leitura do acórdão, a presidente do coletivo de juízes falou em criminalidade muito grave, em violência bárbara, insensível e cruel, de atrocidade brutal, com alarme e repudio sociais enormes, classificando “o modo de execução de absolutamente atroz e bárbaro”.

“Há dois grupos, há alguma coisa que se passou dentro da discoteca, há algo que espoletou o que se passou lá fora e que foi desproporcional e de uma violência bárbara. As imagens falam por si. É de uma violência, de uma atrocidade brutal. Há um desvalor pela vida”, frisou a juíza presidente, Marlene Rodrigues.

A um dos arguidos, o Tribunal de Guimarães aplicou ainda a pena acessória de expulsão do país.

Inicialmente, o processo contava com seis arguidos, cinco homens e uma mulher, com idades entre os 20 e os 36 anos, todos de nacionalidade brasileira, mas na primeira audiência, o tribunal separou três dos arguidos: um porque ainda estava foragido, a mulher e um homem porque não compareceram em tribunal e encontram-se em parte incerta.

O processo principal ficou então com dois arguidos em prisão preventiva e um em liberdade, mas proibido de sair do país, acusados pela coautoria de homicídio qualificado, na forma tentada, e por vários crimes de ofensas à integridade física qualificada.

Ao terceiro arguido – o que estava em liberdade – o tribunal decidiu pela sua absolvição, pois ficou “com dúvidas” sobre a sua intervenção nas agressões, enquanto os outros dois arguidos condenados vão continuar em prisão preventiva.

O suspeito que havia fugido para os Países Baixos foi, entretanto, detido em Lisboa, encontra-se em prisão preventiva e começa a ser julgado em 26 de outubro, no Tribunal de Guimarães.

Na madrugada de 29 de maio de 2022, o grupo constituído pela principal vítima e por mais um jovem e duas jovens dirigiu-se à discoteca Mamma Mia, em S. Gens, Fafe, no distrito de Braga, onde já se encontrava o grupo dos seis arguidos.

A presidente do coletivo de juízes deu conta de que as jovens que faziam parte do grupo da vítima começaram a ser agredidas no exterior da discoteca, quando um outro jovem foi em sua defesa e os arguidos “partem para cima deles”.

“Arrasaram as pessoas todas, especialmente o senhor Rui Mendes [vítima]”, afirmou a juíza presidente.

A principal vítima, segundo o tribunal, “tem dificuldades em falar e será submetido a outra cirurgia”.

À saída do Tribunal de Guimarães, as defesas dos arguidos condenados adiantaram que vão recorrer da decisão.

O Ministério Público (MP) sustenta na acusação que “em consequência direta e necessária da conduta” de cinco dos arguidos, o jovem “sofreu um traumatismo cranioencefálico e um traumatismo maxilofacial, ambos graves, tendo sido submetido a cirurgia de urgência, na especialidade de neurocirurgia, e colocado em situação de coma induzido”.

A vítima esteve mais de quatro meses para recuperar das lesões, mas ficou com sequelas como uma “cicatriz permanente”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 1 hora

Operação Natal e Ano Novo: sobe para 19 o número de mortos nas estradas

Segundo o mais recente balanço da operação “Natal e Ano Novo” da GNR, subiu para 19 o número de mortos...

Famalicãohá 2 horas

Ribeirão assinala conclusão da 1ª fase das obras na Junta com exposição de presépios

Está concluída a  primeira fase das obras de requalificação da Junta de Freguesia de Ribeirão. Trata-se da zona dos serviços...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Tradicional Concerto de Natal em Esmeriz realiza-se este domingo

O Salão Paroquial de Esmeriz, em Famalicão,  recebe  hoje, domingo, mais um Concerto de Natal, organizado pela Junta da União...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão aprova limite ao endividamento e atualização de quotas

O Futebol Clube (FC) Famalicão aprovou, na última sexta-feira, em Assembleia Geral, um conjunto de alterações aos seus estatutos e...

Paíshá 1 dia

Infeções respiratórias agudas graves aumentam com maior incidência em idosos

As infeções respiratórias agudas graves apresentam uma tendência crescente, com incidência mais elevada nas pessoas com 65 ou mais anos,...

Paíshá 1 dia

Combustíveis: Desce sobe e no fim nada muda

Dar com uma mão e tirar com a outra: assim começa o ano no que diz respeito aos combustíveis. A...

Paíshá 1 dia

Portugal com segundo prémio do Euromilhões

O primeiro prémio do Euromilhões foi para Espanha, mas Portugal voltou a ser afortunado na sexta-feira, com um totalista que...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Presépio Vivo em Riba de Ave este fim de semana

Hoje, sábado, e amanhã, domingo, 28 e 29 de dezembro, o Parque do Adro da Igreja, em Riba de Ave,...

Sociedadehá 1 dia

Conheça a chave do Euromilhões de sexta-feira

Foi sorteada a chave do Euromilhões de sexta-feira, dia 27 de dezembro, que vale um prémio máximo de 41 milhões...

Paíshá 2 dias

PJ de de luto após falecimento de inspetor que resolvia casos de homicídio no Minho

A Polícia Judiciária nacional encontra-se de luto após o falecimento de Joaquim da Cunha Velho Vieira, “Inspetor aposentado com última...

Arquivo

Mais Vistos