Região
Porto: Hospital de S. João abre Banco de Leite Humano para salvar bebés doentes

O Hospital de São João (HSJ), no Porto, abre esta segunda-feira o Banco de Leite Humano do Norte, um equipamento para “salvar vidas de bebés doentes” que viverá da “generosidade” das mães dadoras, disse a diretora clínica.
Em declarações à agência Lusa, e reiterando que o objetivo do projeto é de chegar a toda a região, Maria João Baptista descreveu o funcionamento de um banco de leite humano que, em Portugal, só tem paralelo no instalado na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa.
“O Banco de Leite Humano do Norte tem a sua sede física aqui [Hospital de São João] e o investimento foi daqui, mas destina-se a toda a região. O objetivo é que todos os hospitais do Norte tenham a possibilidade de recorrer ao banco de leite do HSJ se tiverem um recém-nascido ou um bebé doente que necessite de leite humano”, disse a diretora clínica do CHUSJ.
Este equipamento, que já tem dadoras inscritas, nasce da requalificação da copa de leite do HSJ, local onde é preparada a alimentação de bebés que não estão a ser amamentados.
O investimento rondou meio milhão de euros.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão sob “aviso amarelo” a partir do meio dia: Trovoadas frequentes, chuvas fortes e granizo até às 21:00
-
Paíshá 7 dias
Dificuldade em contratar nadadores salvadores assinala o início da época balnear, em Portugal
-
Paíshá 5 dias
GNR implementa dispositivo especial de segurança em Fátima para os dias 12 e13 de maio
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão novamente sob “aviso amarelo” esta sexta-feira: Mau tempo vai manter-se até às 18:00