Siga-nos nas redes

Braga

Braga: 30 concertos, cinco festivais, 12 espetáculos de teatro e muito mais a partir deste sábado

Publicado

em

O município de Braga vai promover, em julho e agosto, o programa “Ares de Verão”, hoje apresentado como “uma brisa cultural que vai transformar a cidade numa enorme sala de espetáculos ao ar livre”.

Concertos, teatro, música, novo circo, dança e folclore são algumas das propostas artísticas que convidam a sair de casa e a desfrutar das praças, dos jardins e dos espaços públicos de Braga.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



No total, o programa “Ares de Verão” irá chegar a seis espaços públicos da cidade, levando consigo cinco festivais, 12 espetáculos de teatro, mais de 30 concertos de música, mais de 35 atuações de música e dança popular e tradicional, DJ, animação de rua, jogos e mercado cultural.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, “os ‘Ares de Verão’ são um conjunto vastíssimo de projetos, alguns deles já históricos da Cidade de Braga, como o Mimarte e o Festival Internacional de Folclore, outros mais recentes, como é o caso dos Sons do Noroeste, que vêm desde a Capital da Cultura do Eixo Atlântico”.

“Outros são uma extensão de um projeto de grande sucesso que foi trazer os blues para a primeira linha da dinâmica cultural de Braga e outros ainda que este ano surgem rebatizados, como é o caso do Festival de Música ESTEOESTE, que é um espaço de afirmação para os músicos bracarenses”, acrescentou o autarca.

O programa cultural arranca já no sábado, com um concerto da Orquestra Filarmónica de Braga, na Praça Municipal.

No dia 02, tem início, no mesmo espaço, o Festival de Teatro de Braga – Mimarte, que, este ano, engloba seis espetáculos nacionais e dois internacionais, de França e Espanha.

“A acessibilidade e inclusão são uma aposta, com Língua Gestual Portuguesa em várias peças. Da comédia ao género biográfico, passando pelo cruzamento com outras disciplinas artísticas, este festival conta ainda com um espetáculo para os mais novos no Museu dos Biscainhos”, refere o município, em comunicado.

A banda luso-brasileira do Trio Pagú dá um concerto na noite do dia 09 de julho, pelas 22:00, na Praça Municipal, apresentando o seu novo trabalho.

Entre 04 de julho e 25 de agosto, decorre o “Verão no Parque”, um programa projetado para públicos de todas as idades, que oferece um conjunto de atividades culturais e recreativas para desfrutar no Parque de São João da Ponte.

O ano de 2023 assinala a 6.ª edição do festival internacional Nova Arcada Braga Blues, que vai decorrer de 13 a 15 de julho, no Largo do Pópulo.

Paralelamente, Braga voltará a receber uma edição do Festival Internacional de Folclore, que decorrerá de 28 a 30 de julho, na Praça Municipal.

De regresso estão também as Tardes de Domingo nos dias 06, 13, 20, 27 de agosto e 03 de setembro, no Parque de São João da Ponte, com atuação dos grupos folclóricos do concelho de Braga.

As noites de agosto serão musicadas com os festivais “Sons do Noroeste”, nos dias 03, 04 e 05, na Praça Municipal.

“Três dias de música de raiz, com origens ou pontes entre o Norte de Portugal e a Galiza, sob pontos de vista e abordagens novas e contemporâneas”, sustenta o município.

Nas margens do rio Este, nasce o festival ESTEOESTE, que vai decorrer nos dias 11, 12 e 13 de agosto, no Parque da Ponte, e que se assume como uma plataforma para as bandas e artistas naturais ou residentes em Braga.

“São dois meses cheios de arte e de cultura, numa verdadeira ode à estação mais vibrante e quente do ano”, sustenta o município.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 35 minutos

Famalicão: Bairro Comercial Digital já está no terreno e quer ajudar empresas a faturar no mercado digital

O Município e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) apresentaram, esta quinta-feira, na Fundação Cupertino de Miranda, o...

Famalicãohá 53 minutos

Mercado de emprego e formação com 388 ofertas de trabalho disponíveis

O Mercado de Emprego e Formação é organizado pela Câmara Municipal, com a participação de instituições como o Centro de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Atropelamento em Gavião faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na manhã desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento na Estrada Nacional 14 em Gavião. De...

Economiahá 1 hora

Combustíveis: Gasóleo e gasolina descem na próxima semana

Com o final de mais uma semana em aproximação chegam novas previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis para...

Famalicãohá 2 horas

Famalicense Xavi Ballas 5.º no Troféu do Norte após queda aparatosa

O piloto de Famalicão Xavi Ballas esteve em competição no último fim de semana em Pico dos Regalados, Vila Verde,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão apoia associações juvenis do concelho

Esta terça-feira, 30 de abril, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão renovou o seu compromisso com as associações...

Paíshá 16 horas

Concentração de pólen na atmosfera deverá aumentar a partir de segunda-feira

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado...

Famalicãohá 17 horas

Sol e “máximas” quase nos 30.º graus regressam na próxima semana

Depois de uma semana com previsões de chuva diárias, os céus mais limpos e tempo mais quente deverá regressar a...

Desportohá 17 horas

Hóquei: FAC recebe Benfica este sábado

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputa, este sábado a partida referente à 26.ª jornada do...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Nuno Melo garante nunca ter proposto recrutamento militar de “pessoas em cumprimento de pena” ou “delinquentes”

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, disse hoje ter vivido “24 horas de realidade paralela” por causa de “uma...

Arquivo

Mais Vistos